Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Depay, Bernardo Silva e zagueiro: os alvos do Barcelona no Mercado da Bola

Depay, astro da Holanda, pode jogar no Barcelona depois da Euro - Soccrates Images/Getty Images
Depay, astro da Holanda, pode jogar no Barcelona depois da Euro Imagem: Soccrates Images/Getty Images

18/06/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Barcelona tem dois grandes objetivos nesta janela de transferências. O primeiro não é segredo para ninguém: convencer Lionel Messi, o maior jogador de sua história, e permanecer como único clube profissional da carreira do craque argentino eleito seis vezes o melhor do mundo.

A segunda meta é montar uma equipe capaz de recolocar os catalães entre as forças mais poderosas do futebol europeu sem comprometer a já delicada saúde financeira culé, que sofreu sucessivos baques com os efeitos econômicos da pandemia da covid-19, como a ausência de torcedores no Camp Nou.

Por isso, apesar do desejo de reformular completamente o elenco para a próxima temporada (até como estratégia para fazer Messi ficar), o Barça tem adotado um comportamento bem prudente no Mercado da Bola.

Os reforços preferenciais são aqueles jogadores que já estavam em fim de contrato nos seus clubes de origem (e que por isso não precisam de pagamento de indenização por quebra de vínculo) ou os que aceitam ser envolvidos em alguma espécie de troca.

Quem chega?

Até o momento, o Barça anunciou três contratações para 2021/2022. O zagueiro Eric García, formado na base do clube, e o atacante argentino Sergio Agüero deixaram o Manchester City em fim de contrato. Já para ter o lateral direito brasileiro Emerson Royal, os catalães tiveram de pagar 9 milhões de euros (R$ 54,3 milhões) ao Betis.

Mas essas caras novas ainda não satisfazem a ambição blaugrana. São esperadas as chegadas de pelo menos mais três reforços importantes no Camp Nou depois da Eurocopa.

O mais engatilhado deles é o atacante holandês Memphis Depay, mais um "free agent" (atleta sem contrato). Destaque do Lyon nas últimas temporadas, o jogador vem sendo namorado pelo Barcelona há mais de um ano e deve ser anunciado assim que sua participação no torneio continental terminar.

O técnico holandês Ronald Koeman também deseja receber mais um zagueiro. A prioridade é o conterrâneo Matthijs de LIgt, da Juventus. O plano B é Aymeric Laporte, cada vez mais reserva no City. E há ainda a opção econômica: o alemão Matthias Ginter, do Borussia Mönchengladbach.

Mas a grande cartada que o Barça sonha dar neste Mercado da Bola é Bernardo Silva, também do City. Segundo o jornal "Mundo Deportivo", o meia-atacante curte bastante a ideia de uma transferência para a Espanha e tem tentado convencer Pep Guardiola a negociá-lo.

Para viabilizar o negócio, os catalães deram aos ingleses uma longa lista de jogadores que podem ser incluídos na transferência para diminuir o preço final do português.

Quem sai?

Enquanto faz de tudo para impedir que Messi aproveite o fim do seu contrato para se transferir para o Paris Saint-Germain, o Barcelona não tem nenhuma restrição quanto à possível saída de boa parte dos jogadores do seu elenco.

Negociar Philippe Coutinho, aliás, é um dos maiores desejos do presidente Joan Laporta para os próximos meses. Afinal, o meio-campista brasileiro é reserva, possui um alto salário e tem mercado, principalmente na Inglaterra, para arrecadar alguns milhões que podem ser reinvestidos na contratação de algum outro jogador.

Os outros dois brasileiros do elenco, o goleiro Neto e o volante Matheus Fernandes, também estão na lista elaborada pelo Barça de atletas que estão disponíveis para uma negociação ou que podem ser usados como moeda de troca.

De acordo com o jornal "Mundo Deportivo", a relação de jogadores negociáveis do clube catalão conta ainda com o zagueiro Samuel Umtiti, os laterais Sergi Roberto e Junior Firpo, os meias Miralem Pjanic e Riqui Puig e o atacante Martin Braithwaite.

Quem volta?

Ao contrário de temporadas anteriores, em que o Barcelona tinha sob contrato vários jovens talentosos sendo maturados em equipes menores da Espanha e prontos para serem resgatados para o seu elenco, desta vez a safra de jogadores que retornam de empréstimo é bem pobre.

É pouco provável, aliás, que algum desses meninos acabe sendo anexado ao grupo de atletas comandados por Koeman e fique como opção para a temporada 2021/2022.

Isso porque os dois nomes mais importantes que estiveram cedidos a outras equipes no ciclo anterior devem ser negociados para o clube fazer caixa.

O meia Carles Aleñá, que estava no Getafe, interessa ao Wolverhampton, enquanto o zagueiro Jean-Clair Todibo deve ter seus direitos econômicos comprados pelo Nice, clube que defendeu no último Campeonato Francês. Com as duas transações, o Barça espera faturar pelo menos 15 milhões de euros (R$ 90 milhões).