PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Eurocopa vai decidir prêmios de melhor do mundo; conheça os candidatos

Kanté é uma das estrelas da Euro e pode ser eleito melhor do mundo - Getty Images
Kanté é uma das estrelas da Euro e pode ser eleito melhor do mundo Imagem: Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

10/06/2021 04h00

A maior Eurocopa de todos os tempos começa amanhã, com 24 seleções medindo forças e correndo atrás do desejado título de melhor equipe nacional de futebol do Velho Continente na atualidade.

Mas uma outra disputa acontecerá paralelamente nos gramados das dez nações que sediarão a competição.

Como nenhum jogador saiu da Liga dos Campeões aclamado como melhor do mundo, é a Euro que acabará decidindo os vencedores das eleições da Fifa (The Best) e da France Football (Bola de Ouro) de craque da temporada.

O "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo os nomes que despontam como principais candidatos ao posto e mostra o que cada um deles precisa fazer no torneio continental para conseguir levar os troféus para casa.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
22 anos
Paris Saint-Germain (FRA)
França
Jogos: 56
Gols: 45
Assistências: 14

Mbappé pode não ir para Olimpíadas de Tóquio, diz treinador do PSG - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Em um ano em que ainda não surgiu o favorito, o garoto francês é quem mais desponta como o nome a ser batido nas eleições de melhor do mundo. Mbappé preenche dois dos três principais requisitos que costumam definir os vencedores dos prêmios do gênero: é um cara que decide jogos (brilhou nos mata-matas decisivos da Liga dos Campeões) e que também faz parte de uma espécie de imaginário coletivo dos atletas diferenciados, aqueles que sempre são cotados para vencer a Bola de Ouro e o The Best. A única coisa que falta ao atacante do Paris Saint-Germain nesta temporada é o título importante que pode colocá-lo como candidato número 1 ao posto de craque máximo do planeta. Só que a França já é a atual campeã mundial e larga como favorita na Euro.

N'GOLO KANTÉ
Meia
30 anos
Chelsea (ING)
França
Jogos: 53
Gol: 1
Assistências: 3

Principal nome do Chelsea na reta final da vitoriosa campanha na Champions, o companheiro de Mbappé na seleção francesa é um patinho feio que está se transformando em cisne nas bolsas de aposta. Kanté não é um artilheiro e nem sequer aquele maestro dos passes geniais que coloca seus parceiros na cara do gol algumas vezes por partida. O meio-campista é um carregador de piano, aquele tipo de atleta que se mata dentro de campo, cumpre vários papeis táticos e, com isso, permite que jogadores mais técnicos e habilidosos resolvam jogos. Se a França conquistar o título europeu, e Mbappé não se destacar muito na conquista, é sim possível que o prêmio acabe parando nas mãos do tímido e carismático meia.

KEVIN DE BRUYNE
Meia
29 anos
Manchester City (ING)
Bélgica
Jogos: 45
Gols: 12
Assistências: 20

Kevin De Bruyne, da Bélgica (Foto: ) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O meio-campista provavelmente seria eleito o melhor do mundo se o Manchester City tivesse conquistado a Liga dos Campeões pela primeira vez na história. Como o time dirigido por Pep Guardiola foi derrotado pelo Chelsea na decisão, De Bruyne voltou a ser "apenas" um candidato ao Olimpo da bola. Para sua sorte, a seleção belga também entra bastante credenciada na Euro, o que pode dar um novo gás para ele nessa acirrada disputa. O meia já tem em seu favor ótimo argumento para ganhar eleitores: pela segunda temporada consecutiva, foi escolhido pelos próprios jogadores o craque do Campeonato Inglês, a liga nacional mais badalada do planeta.

CRISTIANO RONALDO
Atacante
36 anos
Juventus (ITA)
Portugal
Jogos: 54
Gols: 39
Assistências: 5

Cristiano Ronaldo em amistoso entre Portugal e Espanha - Soccrates Images/Getty Images - Soccrates Images/Getty Images
Imagem: Soccrates Images/Getty Images

CR7 não faz uma grande temporada. Foi eliminado ainda nas oitavas de final da Champions e viu o fim da hegemonia italiana da sua Juventus. Em um ano normal, seria carta fora do baralho. Só que essa é uma temporada atípica. E a Euro pode recolocar Cristiano Ronaldo no jogo. Afinal, Portugal tem uma das seleções mais fortes do planeta na atualidade e pode ser bicampeã continental. Caso isso aconteça, o dono da camisa 7 já vira potencial candidato aos prêmios de melhor do mundo. E, se os portugueses conquistarem o título tendo CR7 como protagonista, aí o favoritismo pode virar todo dele.

ROBERT LEWANDOWSKI
Atacante
32 anos
Bayern de Munique (ALE)
Polônia
Jogos: 47
Gols: 53
Assistências: 11

Robert Lewandowski durante jogo Japão x Polônia -  Francois Nel/Getty Images -  Francois Nel/Getty Images
Imagem: Francois Nel/Getty Images

O atual campeão do prêmio de melhor do mundo é o cara que mais balançou as redes na última temporada (53 vezes, contando jogos do Bayern de Munique e da seleção polonesa). De quebra, gravou seu nome na história do Campeonato Alemão ao se tornar o maior artilheiro de uma única edição do campeonato, quebrando um recorde que já durava quase 50 anos. O ano de Lewandowski só não foi melhor porque o bi da Champions não veio. O centroavante não entra na Euro pensando em título, já que a Polônia não está entre as maiores forças. Mas um bom desempenho no torneio continental (talvez até a artilharia) pode colocá-lo novamente na disputa pelo prêmio individual mais desejado de todos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL