Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeões nacionais, Inter, Lille e Sporting enfrentam risco de desmanche

Hakimi e Lautaro Martínez são dois dos jogadores da Inter assediados no mercado da bola - Tiziana Fabi/AFP
Hakimi e Lautaro Martínez são dois dos jogadores da Inter assediados no mercado da bola Imagem: Tiziana Fabi/AFP

04/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Inter de Milão, Lille e Sporting fizeram história na última temporada. Os clubes encerraram longos períodos de jejum e conquistaram os títulos dos campeonatos Italiano, Francês e Português, respectivamente.

Só que seus torcedores nem tiveram muito tempo para comemorar. A euforia dos dias seguintes ao levantamento de troféus já foi rapidamente substituída pela preocupação sobre o futuro dos seus times de coração.

Afinal, essas três equipes viram seus jogadores se valorizarem consideravelmente no Mercado da Bola ao longo dos últimos meses e agora estão seriamente ameaçadas de profundos processos de desmanche nesta janela de transferências.

A situação mais conhecida é a da Inter, que encerrou uma sequência de nove anos consecutivos da Juventus no alto do pódio do futebol italiano.

A equipe de Milão vive uma pesada crise financeira porque seus donos, os chineses do Suning Group, perderam muito dinheiro com a pandemia da covid-19 e decidiram cortar consideravelmente o investimento que fazem no futebol.

A situação econômica delicada já levou à saída do técnico Antonio Conte, que não curtiu nem um pouco a ideia de não ter em mãos na próxima temporada um elenco suficientemente forte para brigar pelos títulos mais importantes. Seu substituto será Simone Inzaghi, ex-Lazio.

Para fechar as contas, a Inter terá de negociar um ou dois dos seus principais jogadores. No momento, o favorito para sair é o lateral direito Achraf Hakimi, que interessa a Paris Saint-Germain e Chelsea. O zagueiro Alessandro Bastoni e o argentino Lautaro Martínez também podem ser negociados para fazer caixa.

A boa notícia é que o centroavante belga Romelu Lukaku, eleito o melhor jogador do Italiano, já avisou publicamente que não vai deixar a Inter. Ele também estava na mira do Chelsea, atual campeão europeu.

O Lille, que voltou a ser campeão francês dez temporadas depois do seu título anterior, também já começou a sofrer um processo de desmanche. O técnico Christophe Galtier deixou o clube mesmo sem ter acertado com nenhuma outra equipe. Já o goleiro Mike Maignan, um dos destaques do time, foi vendido para o Milan.

Fortemente endividado e recém-vendido para um fundo de investimentos, o clube colocou plaquinhas de "vende-se" em boa parte do elenco para recuperar o prejuízo.

O lateral direito turco Zeki Celik, que interessa a Manchester United e Tottenham, o volante Boubakary Soumaré, na mira do Leicester, e o meia-atacante Jonathan Ikoné, que tem o Borussia Dortmund no encalço, são os próximos que podem ser negociados.

Já no caso do Sporting, que não era campeão em Portugal desde 2002, o problema está no fato de atuar em uma liga que não tem condições financeiras de competir com os clubes dos campeonatos mais poderosos da Europa.

O título nacional colocou vários atletas da equipe de Lisboa no radar de clubes de Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. E é natural que pelo menos alguns desses destaques acabem realmente se transferindo.

Os três jogadores com mais mercado internacional são o meia-atacante Pedro Gonçalves, o Pote, que já teve seu nome vinculado a Manchester United, Liverpool e Borussia Dortmund, o lateral esquerdo Nuno Mendes, que interessa ao Real Madrid, e o volante João Palhinha, que pode ir para o Wolverhampton.