Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o Barcelona virou atração no Mercado da Bola sem "gastar nada"

Sergio Agüero é a principal novidade do Barcelona para 2021/22 - Divulgação
Sergio Agüero é a principal novidade do Barcelona para 2021/22 Imagem: Divulgação

02/06/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Barcelona ainda não gastou sequer um centavo com a compra de direitos econômicos de jogadores para a próxima temporada. Mesmo assim, o clube catalão já se transformou em uma das atrações desta janela de transferências.

A equipe culé acertou a contratação do zagueiro espanhol Eric García e do atacante argentino Sergio Agüero, que estavam no Manchester City. Além disso, está em negociações avançadas com os holandeses Georginio Wijnaldum (Liverpool) e Memphis Depay (Lyon).

Um detalhe importante é que os quatro possíveis reforços blaugranas já ficariam sem contrato com seus antigos times no fim de junho. Por isso, não será necessário pagar nenhuma indenização aos clubes por suas transferências.

E essa não é uma mera coincidência. Com uma dívida acumulada superior a 1 bilhão de euros (R$ 6,3 bilhões) e com pesada perda de arrecadação devido à pandemia da covid-19, o Barça encontrou no mercado dos "jogadores livres" o caminho possível para melhorar seu elenco.

García, Wijnaldum e Depay já haviam sido namorados pela diretoria no começo da temporada 2020/21. Mas, naquela época, contratá-los exigiria negociação com os clubes vendedores e um investimento para arcar com a quebra de contrato. Por isso, a opção por esperar um ano antes da nova investida.

No entanto, o Barça sabe que essa filosofia de mercado possui algumas limitações e que terá de abrir a carteira para conseguir alguns outros reforços desejados, como o lateral esquerdo José Gayà (Valencia) e o zagueiro holandês Matthijs de Ligt (Juventus).

O primeiro investimento que o clube irá fazer para a próxima temporada é o pagamento de 9 milhões de euros (R$ 56,8 milhões) para poder anexar ao seu elenco o lateral direito Emerson Royal.

O brasileiro tem seus direitos divididos entre os catalães e o Betis, equipe que defendeu ao longo dos últimos dois anos. Agora, chegou a hora de dar sequência ao acordo com um período no Camp Nou. A conclusão do negócio já foi confirmada pelo antigo time do jogador da seleção.

Para financiar o retorno de Emerson e também a chegada de mais reforços, o Barcelona pretende fazer dinheiro no Mercado da Bola com a venda de alguns nomes conhecidos. O meia brasileiro Philippe Coutinho e o meia-atacante francês Ousmane Dembélé são os favoritos para serem negociados.

Além da busca por reforços, a equipe catalã ainda espera uma definição da "novela Messi" para saber se continuará tendo depois das férias de verão o seu principal jogador. O argentino, que também está na mira do Paris Saint-Germain, já recebeu uma proposta de renovação do presidente Joan Laporta e, de acordo com o jornalista espanhol Miguel Rico, deve assinar por mais dois anos.

O Barcelona conquistou apenas o título da Copa do Rei na última temporada. No Campeonato Espanhol, o time dirigido por Ronald Koeman ficou na terceira posição, a sete pontos do campeão Atlético de Madri. Já na Champions, foi eliminado nas oitavas de final.

A janela de transferências na Espanha começa oficialmente no dia 1º de julho, mesma data da abertura em Itália, França e Alemanha. Assim como nas outras principais ligas nacionais da Europa, o período para a contratação de novos jogadores vai até 31 de agosto.