Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 brasileiros que podem ser (ou que já estão) rebaixados na Europa

Ronaldo é dono do Valladolid, que está ameaçado na Espanha - Quality Sport Images/Getty Images
Ronaldo é dono do Valladolid, que está ameaçado na Espanha Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

19/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo jogador de futebol que se transfere para a Europa sonha construir uma carreira em times grandes por lá, com disputa de títulos, participação na Liga dos Campeões e sem nenhuma preocupação com o fantasma do rebaixamento.

Só que essa trajetória tão desejada nem sempre se torna realidade. E, de repente, mesmo aqueles nomes consagrados, que disputaram Champions ou fizeram parte de convocações da seleção, acabam se envolvendo na luta para não cair à segunda divisão de algum campeonato nacional.

Na reta final da temporada 2020/21, o "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo sete brasileiros (seis jogadores e um dirigente) que acabaram enfrentando o rebaixamento nos últimos meses. Alguns já sacramentaram a queda, enquanto outros ainda estão na briga para evitar esse marco negativo.

RONALDO
Valladolid, 19º no Espanhol

Um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro, o Fenômeno está prestes a sentir o gosto amargo do rebaixamento pela primeira vez na carreira. Aposentado desde 2011, o ex-atacante é o acionista majoritário e presidente do Valladolid, clube que ocupa a penúltima colocação do Campeonato Espanhol e que não vence uma partida há mais de dois meses. Para permanecer na elite na próxima temporada, o time de Ronaldo terá necessariamente de encerrar esse jejum de vitórias justamente contra o Atlético de Madri, líder e favorito ao título. Mas mesmo que vença a partida de sábado, o Valladolid ainda ficará na dependência de tropeços de Elche e Huesca para não manchar o currículo vitorioso do seu proprietário.

MATHEUS PEREIRA
West Bromwich, 19º no Inglês

Matheus Pereira é um dos destaques do WBA e pode em breve jogar pela seleção portuguesa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Artilheiro brasileiro nesta temporada da Premier League, o meia-atacante não conseguiu ajudar o West Bromwich a continuar na elite inglesa. Apesar dos dez gols marcados por Matheus Pereira, o WBA já sabe há mais de dez dias que terá de disputar novamente a segunda divisão em 2021/22. Só que o camisa 12, que trocou Minas Gerais por Portugal ainda no começo da adolescência e foi formado nas categorias de base do Sporting, talvez escape desse descenso. Afinal, é bem provável que acabe sendo negociado com alguma equipe que vai continuar disputando o campeonato nacional mais rico e badalado do planeta.

WILLIAM
Schalke 04, 18º no Alemão

William (Schalke 04) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o ex-lateral direito do Internacional fez parte da campanha que vai levar o tradicional Schalke 04 para a segundona alemã. William foi emprestado pelo Wolsfsburg à equipe de Gelsenkirchen em janeiro, mas só atuou em oito partidas (cinco derrotas e três empates) antes de ir para o banco de reservas e, na sequência, sofrer uma grave contusão no joelho. Com o rebaixamento do Schalke sacramentado, o brasileiro deve ser devolvido ao time da Volkswagen, que se classificou para a próxima edição da Champions.

ANDREI GIROTTO
Nantes, 18º no Francês

Andrei Girotto em ação pelo Nantes durante jogo contra o Nimes - Tim Clayton/Corbis via Getty Images - Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Imagem: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

O ex-jogador do Palmeiras, que era volante aqui no Brasil, virou zagueiro na França, foi titular durante a temporada toda e até chegou a vestir a braçadeira de capitão do Nantes em algumas rodadas desta edição do Campeonato Francês. Seu time já está no lucro só de ainda permanecer viva na briga para continuar na primeira divisão. Isso porque, no fim do mês passado, ele já era tratado como um virtual rebaixado. Só que o Nantes emendou quatro vitórias consecutivas nas últimas quatro rodadas e agora só depende dele para escapar do descenso. Além de Andrei Girotto, o clube conta com mais um brasileiro, o lateral esquerdo Fábio, ex-Manchester United, que até já defendeu a seleção.

HERNANI
Parma, 20º no Italiano

Hernani (Parma) - Giuseppe Bellini/Getty Images - Giuseppe Bellini/Getty Images
Imagem: Giuseppe Bellini/Getty Images

O ex-volante do Athletico-PR está na Europa desde 2017 e atuou na Rússia (Zenit São Petersburgo) e na França (Saint-Étienne) antes de se transferir para o Parma, dois anos atrás. Na atual temporada, naufragou junto com a equipe, lanterna do Campeonato Italiano e já rebaixada para a Serie B. Mas, como marcou sete gols no Calcio e foi um dos principais destaques do time, Hernani provavelmente não terá que disputar a segunda divisão a partir do meio do ano. Seu nome já vem sendo ventilado como possível reforço do Galatasaray, da Turquia, e também da Atalanta.

JEAN LUCAS
Brest, 16º no Francês

Jean Lucas, meia do Brest, da França - Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images - Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images
Imagem: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Cria da base do Flamengo, o volante teve uma rápida passagem pelo Santos em 2019 antes de se transferir para a França. Como não vinha tendo muitas oportunidades no Lyon, dono dos seus direitos econômicos, Jean Lucas acabou emprestado ao Brest na janela de janeiro. A transferência lhe deu mais oportunidades de ficar em campo (tem sido titular na maioria das partidas), mas também o colocou sob risco de rebaixamento. Afinal, o Brest, que só venceu uma das últimas nove partidas, entra na última rodada do Francês apenas um ponto acima da zona de descenso.

OTÁVIO
Bordeaux, 14º no Francês

Otávio é um reloginho no meio-campo do Bordeaux - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de o Bordeaux estar na 14ª colocação do Francês, o ex-jogador do Athletico-PR também corre risco de rebaixamento na última semana dos campeonatos nacionais da Europa. Isso porque a equipe de Otávio só tem dois pontos a mais que o Nantes, que abre o grupo da queda. Para piorar, o brasileiro nem poderá ajudar seus companheiros no jogo decisivo contra o Reims, já que se recupera desde janeiro de uma ruptura no tendão de Aquiles. A queda do Bordeaux na classificação, aliás, coincide com seu afastamento dos gramados.