Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Borja virou o maior artilheiro da Libertadores dos últimos 10 anos

Miguel Borja é o maior artilheiro da Libertadores desde 2012 - Divulgação
Miguel Borja é o maior artilheiro da Libertadores desde 2012 Imagem: Divulgação

18/05/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O torcedor do Palmeiras pode sentir várias emoções diferentes ao ver o nome de Miguel Borja no primeiro lugar da classificação de artilheiros da Libertadores 2021. Só não pode dizer que está surpreso com isso.

Afinal, o centroavante colombiano, que está emprestado pelo atual campeão continental ao Junior de Barranquilla, é simplesmente o goleador máximo da competição na soma dos últimos dez anos.

Desde 2012, Borja já meteu 23 bolas nas redes do torneio interclubes mais importante do futebol sul-americano (seis só neste ano, mesma marca de Gabriel Barbosa, do Flamengo). Ele conquistou o título uma vez, em 2016, pelo Atlético Nacional, e foi artilheiro em 2018, já pela equipe brasileira.

Curiosamente, o segundo maior goleador da Libertadores no período é justamente um dos seus adversários no confronto de hoje, válido pela penúltima rodada da fase de grupos. O brasileiro Fred, do Fluminense, só tem um gol a menos que o colombiano na década.

Borja balançou as redes em seis dos sete jogos da competição continental que disputou neste ano. Ele marcou três vezes (contra Caracas e Bolívar) nas fases preliminares e mais três na fase de grupos. A única partida em que passou em branco foi no empate por 1 a 1 com o Independiente Santa Fé.

Apesar de ter contrato com o Palmeiras até o final de 2022 (com possibilidade de extensão automática até 2023), o antigo dono da camisa 9 está longe do Allianz Parque desde o começo do ano passado. Durante o empréstimo ao Junior, ele foi artilheiro do Campeonato Colombiano 2020 e tem mantido uma média superior a 0,6 gol por partida.

A boa fase do atacante já chamou a atenção do técnico Abel Ferreira, que estuda a possibilidade de reintegrar o colombiano ao elenco no segundo semestre.

A volta de Borja também tem sido pedida por muitos torcedores nas redes sociais, já que o clube alviverde tem falhado no Mercado da Bola nas suas últimas tentativas de reforçar o setor e precisa de uma nova opção de homem de área para fazer frente aos titulares Rony e Luiz Adriano.

Dos 32 participantes da fase de grupos, apenas o Palmeiras continua com 100% de aproveitamento depois da disputa de quatro rodadas. Internacional, Fluminense, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG também lideram suas chaves.

O único representante do Brasil que não ocupa a ponta é o Santos. Mesmo assim, a equipe alvinegra está dentro da zona de classificação para as oitavas de final, já que é vice-líder do Grupo C, com seis pontos (está à frente do Boca Juniors por ter um gol a mais de saldo).

A decisão desta edição do torneio continental está agendada para o dia 20 de novembro e, assim como nos dois últimos anos, será disputada novamente em jogo único. A sede foi anunciada na semana passada. De acordo com a Conmebol, o estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), receberá a partida.

Maiores artilheiros da Libertadores (desde 2012)

1 - Miguel Borja (COL) - 23 gols (44 partidas)
2 - Fred (BRA) - 22 gols (37 partidas)
3 - Lucas Pratto (ARG) - 21 gols (71 partidas)
4 - Gabriel Barbosa (BRA) - 18 gols (28 partidas)
5 - Fidel Martínez (EQU) - 18 gols (36 partidas)

A semana dos brasileiros na Libertadores

HOJE
Palmeiras x Defensa y Justicia (ARG), às 19h30
The Strongest (BOL) x Santos, às 19h30
São Paulo x Racing (ARG), às 21h30
Fluminense x Junior de Barranquilla (COL), às 21h30

AMANHÃ
Cerro Porteño (PAR) x Atlético-MG, às 21h
Flamengo x LDU (EQU), às 21h

QUINTA-FEIRA
Olimpia (PAR) x Internacional, às 21h