Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guardiola vai decidir a Champions contra time que mais o venceu na história

Jogadores do Chelsea comemoram gol na vitória sobre o Real Madrid - Getty Images
Jogadores do Chelsea comemoram gol na vitória sobre o Real Madrid Imagem: Getty Images

05/05/2021 17h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De volta a uma final de Liga dos Campeões depois de dez temporadas, Pep Guardiola, o comandante do Manchester City, terá como adversário na decisão europeia justamente o maior algoz de sua carreira como técnico.

O Chelsea, que se classificou para o jogo que irá decidir o melhor time da temporada 2020/21 com uma vitória por 2 a 0 sobre o Real Madrid, hoje, na Inglaterra, já derrotou o treinador catalão em seis oportunidades desde 2009.

Uma dessas vitórias foi na semifinal da Champions de 2012, a única conquistada quando Pep ainda dirigia o Barcelona. O triunfo valeu ao clube londrino o passaporte para a decisão do torneio continental que lhe rendeu o maior título de sua história.

Já os outros cinco triunfos do Chelsea sobre Guardiola aconteceram depois da chegada do treinador à Inglaterra. Os Blues derrotaram o City em 2016, 2017, 2018, 2020 e 2021.

O retrospecto recente da partida que decidirá o vencedor do torneio interclubes mais badalado do planeta também é favorável aos londrinos. Dos últimos três encontros, eles venceram dois.

Em junho do ano passado, o Chelsea fez 2 a 1 no City em jogo válido pela Premier League. Quatro meses atrás, obteve outro resultado positivo: um magro 1 a 0 que o classificou para a decisão da Copa da Inglaterra.

Além dos londrinos, apenas o Manchester United conseguiu derrotar o técnico finalista da Champions em seis oportunidades. A diferença é que os Red Devils precisaram de um jogo a mais para alcançar essa marca (18, contra 17).

Mesmo sendo o adversário que mais derrotou Guardiola em toda a história, o Chelsea ainda leva desvantagem na soma de todos os confrontos contra o espanhol. No total, Pep venceu oito, empatou três e perdeu seis partidas contra o seu aguardado rival da decisão.

O catalão já venceu duas edições da Champions (2009 e 2011), sempre no comando do Barcelona, enquanto o City, seu time atual, disputará pela primeira vez a final. Por outro lado, Chelsea levantou o desejado troféu uma única vez, lá em 2012, e foi vice em 2008.

O sucessor do Bayern de Munique no posto de campeão europeu será conhecido no próximo dia 29 (sábado).

Manchester City e Chelsea farão o confronto direto mais importante da história do clássico inglês no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco do jogo do título do ano passado, que precisou ser alterado por causa da pandemia de covid-19.

Os times que mais machucaram Guardiola

1 - Chelsea (ING) - 6 derrotas (em 17 jogos)
2 - Manchester United (ING) - 6 derrotas (em 18 jogos)
3 - Liverpool (ING) - 5 derrotas (em 13 jogos)
4 - Borussia Dortmund (ALE) - 4 derrotas (em 13 jogos)
Tottenham (ING) - 4 derrotas (em 13 jogos)
6 - Real Madrid (ESP) - 4 derrotas (em 19 jogos)
7 - Arsenal (ING) - 4 derrotas (em 22 jogos)