Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ex-Palmeiras vira "fantasma" no Barça e pode ser campeão espanhol sem jogar

Matheus Fernandes não disputou nenhuma partida pelo Barcelona no Espanhol - Divulgação
Matheus Fernandes não disputou nenhuma partida pelo Barcelona no Espanhol Imagem: Divulgação

01/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Matheus Fernandes pode conquistar neste mês o título mais importante da sua carreira. Mas sua ajuda ao Barcelona na corrida pelo troféu do Campeonato Espanhol não tem ido muito além dos gritos e palavras de incentivo aos companheiros.

Isso porque o volante brasileiro, que começou a carreira no Botafogo e passou pelo Palmeiras antes de se mudar para a Europa, não foi a campo nenhuma vez nas 33 rodadas já disputadas da competição.

E, com o Barça já fora da disputa da Liga dos Campeões e com 100% das atenções voltadas para briga pela taça da La Liga, nada indica que as oportunidades que não vieram durante a temporada toda simplesmente vão surgir nas próximas semanas.

Fora da rotação do técnico Ronald Koeman, o jovem de 22 anos só teve uma chance de ir a campo desde que desembarcou no Camp Nou: ele disputou os 17 minutos finais da goleada por 4 a 0 sobre o Dínamo de Kiev, 24 de novembro, pela fase de grupos da Champions.

Na ocasião, por causa de problemas físicos de boa parte do elenco, o Barça só tinha seis jogadores de linha no banco de reservas. E, com a partida decidida, cinco deles acabaram sendo aproveitados —só o atacante francês Ousmane Dembélé não foi utilizado.

Nem na Copa do Rei, competição em que, pelo menos nas fases iniciais, o Barça tradicionalmente escala os reservas para ganhar ritmo de jogo, Matheus Fernandes foi lembrado pelo treinador holandês.

Já no Espanhol, o dono da camisa 19 ficou no banco em 22 jogos. Vários deles terminaram com goleadas expressivas (6 a 1 sobre a Real Sociedad, 5 a 1 contra o Alavés, 4 a 0 ante o Granada) e deram a Koeman a oportunidade de experimentar caras novas durante o segundo tempo. Mas o brasileiro nunca foi o escolhido para participar desses testes.

O holandês preferiu dar mais rodagem a nomes da base, como Ilaix Moriba (14 jogos na temporada) e Riqui Puig (21 partidas), a oferecer as primeiras oportunidades para a cria botafoguense.

Matheus Fernandes foi contratado pelo Barcelona no começo de 2020, depois de uma temporada no Palmeiras. Ele custou 7 milhões de euros (R$ 45,5 milhões, na cotação atual) e foi imediatamente emprestado ao Valladolid.

Mesmo praticamente não tendo atuado no clube de Ronaldo Fenômeno (teve problemas de documentação e acabou participando de apenas de três partidas), acabou integrado no elenco do Barça para a temporada 2020/21.

Apesar de ter contrato até 2025, é pouco provável que Matheus Fernandes permaneça na Catalunha no segundo semestre. Como não vem sendo aproveitado por Koeman, a tendência é que ele seja cedido a algum time onde possa voltar a ter uma carreira normal.

Como quase não jogou na Europa e não tem muito mercado por lá, o retorno ao futebol brasileiro também é uma possibilidade para o volante. No começo do ano, o Grêmio chegou a ser apontado por vários veículos da imprensa gaúcha como um possível destino do jogador.

A disputa pelo título espanhol desta temporada é uma das mais equilibradas da história. Faltando cinco rodadas para o encerramento da competição, quatro equipes ainda continuam na briga pela taça... e elas estão separadas por apenas três pontos.

O Atlético de Madri, que já teve dez pontos de vantagem para os vice-líderes, continua na frente e iniciou a rodada com 73 pontos. Mas Real Madrid e Barcelona, que têm 71, já estão colados no seu retrovisor. O Sevilla, com 70, também é candidato ao título.

O Barça, que venceu quatro das últimas seis edições da liga, perdeu na última quinta-feira a chance de chegar à ponta ao ser derrotado pelo Granada. A equipe catalã joga novamente amanhã, contra o Valencia, fora de casa. Será que desta vez Matheus Fernandes será utilizado?