Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 veteranos brasileiros para seu time repatriar nos próximos meses

Em fim de contrato no Arsenal, David Luiz é um dos veteranos que podem ser repatriados - Getty Images
Em fim de contrato no Arsenal, David Luiz é um dos veteranos que podem ser repatriados Imagem: Getty Images

29/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No futebol atual, idade muitas vezes é um número que não significa muita coisa. Principalmente, quando estamos falando de jogadores de alto nível técnico e que construíram carreiras das mais interessantes no primeiro escalão do futebol mundial.

É por isso que os clubes brasileiros precisam ficar de olhos bem abertos nos jogadores já trintões nascidos por aqui e que estão há anos e mais anos no exterior. Talvez esse seja o momento ideal para repatriá-los.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete veteranos brasileiros que atuam na Europa ou na Ásia que seriam reforços bastante plausíveis para os times do futebol pentacampeão mundial no segundo semestre deste ano e até no começo de 2022.

DAVID LUIZ
Zagueiro
34 anos
Arsenal (ING)

Um dos zagueiros brasileiros mais valorizados no futebol europeu ao longo da última década, David Luiz deixou o país quando tinha apenas 20 anos e por aqui defendeu apenas um time como profissional, o Vitória. O defensor, que passou por Benfica, Chelsea e Paris Saint-Germain, está a dois meses do fim do seu contrato com o Arsenal e ainda não sabe se terá o vínculo renovado para a próxima temporada. Apesar de ainda ter mercado na Europa, com possibilidades em times menores da Inglaterra ou mesmo uma volta para Portugal, David Luiz poderia se sentir atraído por uma oferta de algum time de ponta do Brasil. Afinal, desde a Copa-2014 ele anda com o filme meio queimado em sua terra natal. E brilhar no futebol nacional pode ser sua melhor e última chance de resgatar essa imagem.

RENATO AUGUSTO
Meia
33 anos
Beijing Guoan (CHN)

Renato Augusto em ação pelo Beijing Guoan - VCG/VCG via Getty Images - VCG/VCG via Getty Images
Imagem: VCG/VCG via Getty Images

Integrante do elenco da seleção brasileira que disputou a última Copa do Mundo, o meio-campista está na China desde 2016, mas não deve permanecer por lá por mais muito tempo. Isso porque o contrato de Renato Augusto com o Beijing Guoan termina em dezembro e certamente não será renovado devido à nova realidade econômica do futebol do país asiático, que impôs rígidas regras financeiras e tetos salariais aos clubes. Com a possibilidade de Renato Augusto voltar ao Brasil (talvez até antes do encerramento do vínculo), a torcida que mais se anima é a do Corinthians. Afinal, foi lá que o meia viveu os melhores anos de sua carreira e conquistou o título nacional de 2015.

FERNANDINHO
Volante
35 anos
Manchester City (ING)

Após fazer sucesso no Manchester City, Fernandinho deve ter uma nova casa no 2º semestre - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ainda vivo na briga pelo título da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada, o capitão do Manchester City é um dos nomes mais importantes da história do clube inglesa. Mesmo assim, Fernandinho tem total consciência que sua parceria dentro de campo com o técnico Pep Guardiola está nos últimos capítulos. O volante é mais um brasileiro cujo contrato vence no meio do ano. E, pelas poucas oportunidades que tem recebido no time titular, é muito difícil que ele assine um novo vínculo. Atlético-MG e Athletico-PR têm acompanhado de perto a novela sobre o futuro de Fernandinho, que também pensa na possibilidade de prolongar a carreira nos Estados Unidos. Uma outra hipótese menos provável é de ele já se aposentar agora para fazer parte da comissão técnica do City no segundo semestre.

LUIZ GUSTAVO
Volante
33 anos
Fenerbahce (TUR)

Luiz Gustavo (Fenerbahce) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O volante disputou 40 partidas pela seleção e esteve na Copa-2014. Mesmo assim, anda um tanto quanto esquecido pelo torcedor brasileiro. Aos 33 anos, o ex-jogador do Bayern de Munique está na segunda temporada no Fenerbahce e tem desempenhado um papel razoável na Turquia (briga com o Besiktas pelo título nacional). Mesmo assim, trazê-lo de volta ao Brasil não é uma missão impossível. Como nunca atuou em um clube grande daqui, Luiz Gustavo provavelmente seria seduzido por uma boa proposta financeira que lhe proporcionasse essa oportunidade.

MARCELO GROHE
Goleiro
34 anos
Al-Ittihad (ARA)

Marcelo Grohe, goleiro do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, pode voltar ao Grêmio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos maiores ídolos do Grêmio neste século, o goleiro deu uma sumida no radar brasileiro desde que foi liberado para jogar na Arábia Saudita, no começo de 2019. Apesar de ser um clube poderoso e tradicional no cenário do Oriente Médio, o Al-Ittihad não traz tanta visibilidade assim para um jogador que não faz tanto tempo costumava aparecer nas convocações da seleção. Se Marcelo Grohe quiser recuperar os dias de mais badalação, o caminho é mesmo voltar ao Brasil. Seu contrato no "mundo árabe" vai até junho de 2022, mas, a partir do meio deste ano, talvez seja possível negociar uma saída antecipada.

DANTE
Zagueiro
37 anos
Nice (FRA)

Veterano da Copa-2014, zagueiro Dante é o capitão do Nice, da França - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assim como David Luiz, Fernandinho e Luiz Gustavo, o ex-zagueiro do Bayern de Munique também teve em 2014 a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo em casa. Só que Dante é um daqueles casos de jogadores brasileiros muito mais reconhecidos no exterior do que por aqui. Voltar ao Brasil, de onde foi embora em 2004, pode ajudar a mudar esse cenário. O defensor é capitão do Nice, clube que defende desde 2016, mas atualmente está fora de ação devido a uma cirurgia de ligamento cruzado de joelho. A previsão é que Dante retorne aos gramados no começo da próxima temporada europeia... ou lá para julho, caso algum time daqui resolva repatriá-lo.

MOISÉS
Meia
33 anos
Shandong Luneng (CHN)

Moisés (Shandong Luneng) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos últimos nomes importantes do futebol brasileiro a se transferir para a China, o ex-camisa 10 do Palmeiras ainda não conseguiu se firmar completamente na Ásia e só conseguiu marcar seis gols em 35 partidas por seu clube. Por causa disso e também devido à nada confortável saúde financeira do Shandong Luneng, tirá-lo do Oriente não é uma tarefa tão impossível assim. Apesar de já ter 33 anos, Moisés ainda tem qualidade técnica e porte físico para atuar em bom nível por times de primeiro escalão do Brasil. Retornar para cá também é uma oportunidade para Moisés voltar à rotina de briga por títulos, algo que não está acontecendo com ele do outro lado do mundo.