Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Casemiro deixou de ser "só" volante para virar vice-artilheiro do Real

Casemiro é o vice-artilheiro do Real Madrid na temporada - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Casemiro é o vice-artilheiro do Real Madrid na temporada Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

06/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Parar Mohamed Salah, Sadio Mané, Roberto Firmino, Diogo Jota e os outros jogadores do sistema ofensivo do Liverpool não será a única missão de Casemiro na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, hoje (6), na Espanha.

Afinal, na temporada 2020/21, o Real Madrid não está podendo se dar ao luxo de ter o volante brasileiro apenas como uma peça do seu setor de defesa.

Com boa parte dos seus homens de frente sofrendo para balançar as redes e "apanhando" de torcedores e jornalistas, o técnico Zinédine Zidane viu o camisa 14 se transformar no vice-artilheiro do time.

O jogador formado nas categorias de base do São Paulo já marcou seis gols nesta temporada: quatro de cabeça e dois em chutes com a perna direita. Foram cinco tentos no Campeonato Espanhol e um na Champions.

Apenas o centroavante francês Karim Benzema, principal referência ofensiva do Real desde a saída de Cristiano Ronaldo e autor de 24 gols desde outubro, tem resolvido mais jogos que o brasileiro.

Sozinho, Casemiro anotou em 2021/22 o mesmo número de gols que Eden Hazard, Rodrygo, Lucas Vázquez, Isco e Mariano Díaz juntos. Detalhe: os cinco jogadores citados são atacantes ou meio-campistas com características prioritariamente ofensivas.

Além das seis bolas que colocou dentro das redes adversárias, o brasileiro também já deu quatro assistências nesta temporada, mais que Hazard, Marco Asensio e Isco. Um desses passes para gol, aliás, foi dado no último fim de semana, na vitória por 2 a 0 sobre o Eibar.

Apesar do bom momento ofensivo vivido por Casemiro, essa ainda não é a temporada mais artilheira da carreira do jogador da Europa. Em 2017/18, ele marcou sete vezes. Mas, na época, o Real era menos dependente das suas aventuras ao ataque.

Em Madri desde 2013 (e com um empréstimo de um ano ao Porto no meio do caminho), o volante já disputou 274 partidas oficiais, marcou 29 gols e conquistou quatro títulos europeus pela equipe espanhola.

Além do confronto entre Real e Liverpool, Manchester City e Borussia Dortmund também vão a campo hoje, na abertura das quartas da Champions. Bayern de Munique x Paris Saint-Germain e Porto x Chelsea, amanhã (7), completam a rodada de ida.

A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.

Artilheiros do Real Madrid - 2020/21

1 - Karim Benzema (FRA) - 24 gols
2 - Casemiro (BRA) - 6 gols
3 - Marco Asensio (ESP) - 5 gols
4 - Luka Modric (CRO) - 4 gols
Sergio Ramos (ESP) - 4 gols
Vinícius Júnior (BRA) - 4 gols
7 - Eden Hazard (BEL) - 3 gols
Federico Valverde (URU) - 3 gols
9 - Ferland Mendy (FRA) - 2 gols
Lucas Vázquez (ESP) - 2 gols
Raphaël Varane (FRA) - 2 gols
Toni Kroos (ALE) - 2 gols