Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Enquanto SP paralisa futebol, Rússia vacina torcedores que vão ao estádio

Cartaz da campanha de vacinação no estádio feita pelo Zenit São Petersburgo - Divulgação
Cartaz da campanha de vacinação no estádio feita pelo Zenit São Petersburgo Imagem: Divulgação

13/03/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os campeonatos Paulista e Cearense serão paralisados por causa do crescimento no número de casos da covid-19. O Paranaense também já adiou uma rodada da recém-iniciada temporada devido à pandemia. E é bem provável que a bola deixe de rolar em outros cantos do Brasil durante as próximas semanas na tentativa de contenção do vírus.

Enquanto isso, a mais de 11 mil quilômetros daqui, a Rússia tem permitido a ida de torcedores aos estádios. E, a partir deste fim de semana, alguns deles serão vacinados caso decidam acompanhar as partidas in loco.

A ação é patrocinada pelo Zenit São Petersburgo, que lidera a Premier League russa. No jogo de hoje (13), contra o Akhmat, e em todas as partidas do clube como mandante até o fim da temporada, serão oferecidas doses da Sputnik V para o público presente na Gazprom Arena.

A vacinação será exclusiva para maiores de 18 anos. Os torcedores que quiserem ser imunizados devem se apresentar a uma estação móvel dentro do estádio com passaporte e cartão de vacinação em mãos.

Eles serão submetidos a exames médicos para saberem se estão em condições de receber a vacina. Caso aprovados, levarão a picadinha da imunização antes mesmo de irem às arquibancadas para acompanhar o time de coração.

Ao contrário da maioria dos países da Europa e também do Brasil, a Rússia não adotou o modelo de futebol sem torcida como forma de conter a proliferação da covid.

Quando os campeonatos foram retomados no país, em junho do ano passado, as arenas esportivas já foram liberadas para receber 10% de sua capacidade. Esse percentual foi crescendo com o passar do tempo.

No último jogo do Zenit em casa, contra o Rostov, no fim do mês passado, mais de 24 mil pessoas estavam presentes nas arquibancadas, o equivalente a 35% do público possível quando não há nenhuma política de restrição em vigor.

De acordo com dados da Universidade de Oxford, a Rússia já registrou pouco mais de 90 mil mortes em decorrência da pandemia, menos apenas que Estados Unidos, Brasil, México, Índia, Reino Unido e Itália.

Atualmente, o país tem registrado aproximadamente 400 novos óbitos por dia, bem menos que o patamar superior a 2 mil mortes atingido pelo Brasil nesta semana.

Pouco mais de 5 milhões de russos (3% da população do país) já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid. Por aqui, o índice de pessoas que estão pelo menos parcialmente imunizadas está na casa de 4,5%.

O Zenit, que conta com os brasileiros Douglas Santos, Wendel e Malcom, é o principal clube russo da atualidade e venceu as duas últimas edições do campeonato nacional. Nesta temporada, iniciou a rodada do fim de semana com dois pontos de vantagem para o vice-líder, CSKA Moscou (42 a 40).

Apesar do sucesso local, o time foi mal na Liga dos Campeões. Com apenas um ponto conquistado nos seis jogos que disputou, foi o último colocado de um grupo que tinha Borussia Dortmund, Lazio e Brugge. Assim, não ficou com vaga nem para a Liga Europa e se despediu da temporada continental já antes da virada do ano.