Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem acreditar em Jesus, Guardiola quer novo astro para substituir Agüero

Gabriel Jesus pode perder espaço no Manchester City na próxima temporada - FERENC ISZA/AFP
Gabriel Jesus pode perder espaço no Manchester City na próxima temporada Imagem: FERENC ISZA/AFP

12/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Manchester City já definiu qual é a sua prioridade para a próxima janela de transferências: contratar um novo "camisa 9" que possa assumir o posto de centroavante titular do líder do Campeonato Inglês.

A decisão é reflexo de dois movimentos. O primeiro é a provável saída do ídolo Sergio Agüero, que fica sem contrato no fim da temporada. E o segundo é a desconfiança de Pep Guardiola com Gabriel Jesus.

De acordo com diferentes veículos da imprensa inglesa, o treinador espanhol não acredita que o brasileiro possa ser a principal peça do sistema ofensivo dos Citizens e, por isso, pediu a chegada de um novo protagonista para o setor.

O favorito de Pep (como o de boa parte dos dirigentes e técnicos do planeta no momento) é o fenômeno norueguês Erling Haaland, artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com 10 gols pelo Borussia Dortmund.

Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o plano B é Harry Kane, capitão e principal jogador do Tottenham já há algumas temporadas. O belga Romelu Lukaku, destaque da Inter de Milão, e o português João Félix, do Atlético de Madri, correm por fora.

A necessidade da busca de uma nova referência para o ataque está ligada ao fato de Jesus, apesar de já ter marcado 79 gols em 181 partidas oficiais pelo City, oscilar demais quando assume a titularidade do time. Desde que chegou à Inglaterra, em 2017, o brasileiro costuma alternar fases goleadoras e momentos em que sofre para balançar as redes.

No começo da semana, ele foi detonado pelo jornal "Manchester Evening News" por sua atuação no dérbi contra o Manchester United. "Perdeu a bola e depois fez falta em Martial na área, gerando pênalti para o United. No resto do jogo, foi nulo e nunca passou perto de criar perigo".

Diante dessas incertezas, das características de Jesus de sair da área para atuar pelos lados do campo e dos problemas físicos que têm limitado a utilização de Agüero, Guardiola tem muitas vezes abdicado de utilizar esquemas com a presença de um atacante centralizado.

Phil Foden, Bernardo Silva, Ferrán Torres e Ilkay Gündogan chegaram a quebrar o galho como "falsos 9" devido à falta de um verdadeiro 9 que seja, na avaliação de Guardiola, totalmente confiável.

O próprio Jesus, que de vez em quando é escalado como ponta pela direita ou na esquerda, ainda não sabe se fará parte do elenco inglês na próxima temporada. Segundo o site "Calciomercato", o namoro com o Barcelona, iniciado no ano passado, ainda não acabou, e o clube catalão pode fazer uma oferta pelo jogador nos próximos meses.

Curiosamente, o Barça também é apontado como um dos destinos mais prováveis de Agüero. O argentino de 32 anos só jogou 12 vezes nesta temporada, o que fez o interesse de Guardiola em renovar seu contrato diminuir drasticamente.

Com 22 vitórias nas últimas 23 partidas que disputou, o City já disparou na liderança do Campeonato Inglês e só deixará o título escapar se emendar uma série expressiva de tropeços. Com 68 pontos conquistados, possui uma vantagem de 14 em relação ao adversário mais próximo, o Manchester United, que tem uma partida a menos.

O 30º compromisso de Guardiola e cia. na Premier League é o confronto contra o Fulham, amanhã, fora de casa. No domingo, o vice-líder recebe o West Ham em busca de uma vitória para se manter vivo na briga pela taça.

A situação do City na Champions também é bastante confortável. Os ingleses venceram o Borussia Mönchengladbach por 2 a 0 como visitantes, no jogo de ida, das oitavas de final e agora podem administrar o resultado na segunda perna do mata-mata, que será disputada na próxima terça-feira.