Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nas oitavas da Champions, Brasil é maior que soma de todos os seus vizinhos

Marquinhos é um dos 33 brasileiros inscritos na fase final da Champions - Divulgação
Marquinhos é um dos 33 brasileiros inscritos na fase final da Champions Imagem: Divulgação

16/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A fase final da Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta, começa hoje com a participação de mais jogadores brasileiros do que de todos os outros países da América do Sul juntos.

No total, 33 representantes do futebol pentacampeão mundial estão inscritos nas oitavas de final. Já as outras nações do continente unidas somam 30 atletas nos 16 melhores times da temporada.

Além do Brasil, só outras cinco nações sul-americanas continuam vivas no torneio europeu: Argentina (15 jogadores), Uruguai (8), Colômbia (5), Equador e Paraguai (1, cada). Venezuela, Chile, Bolívia e Peru já estão fora da disputa.

Apenas quatro países têm mais representantes sobreviventes na Champions que a terra de Pelé, Ronaldo e Romário: Espanha, Alemanha, França e Itália. Detalhe: todas elas contam com clubes ainda na disputa pelo título, o que naturalmente aumenta o número dos seus jogadores inscritos (principalmente, aqueles que ainda estão nas categorias de base).

Quinto colocado nesse ranking, o Brasil tem o mesmo número de atletas que a Inglaterra, que também conta com equipes (Liverpool, Manchester City e Chelsea) na corrida pela "Orelhuda".

Apesar de ter um dos clubes octofinalistas da Champions, o Porto, Portugal tem ainda menos jogadores envolvidos nas oitavas que a terra de Pelé, Ronaldo e Romário: somente 24.

O futebol brasileiro iniciou a disputa do torneio continental nesta temporada com 71 jogadores, seis a mais do que em 2019/20. A lista inclui apenas atletas ainda aptos a defender a seleção de Tite, ou seja, ignora quem até nasceu por aqui, mas já assumiu uma outra "cidadania futebolística" como predominante.

Dos quatro clubes da fase de grupos que não tinham nenhum talento tupiniquim, dois avançaram para as oitavas (os alemães Borussia Mönchengladbach e RB Leipzig). Todos os outros 14 times que brigam pelo título têm pelo menos um brasileiro.

A equipe mais verde e amarela que continua na competição é o Real Madrid. Os maiores campeões europeus de todos os tempos têm cinco nomes do país inscritos na fase final: o zagueiro Éder Militão, o lateral esquerdo Marcelo, o volante Casemiro e os atacantes Rodrygo e Vinícius Júnior.

As oitavas de final da Champions começam hoje com os confrontos Leipzig x Liverpool e Barcelona x Paris Saint-Germain. Amanhã, acontecem Sevilla x Borussia Dortmund e Porto x Juventus.

Os outros quatro jogos de ida da primeira rodada dos mata-matas (Atlético de Madri x Chelsea, Lazio x Bayern de Munique, Atalanta x Real e Mönchengladbach x Manchester City) estão marcados para a próxima semana.

A decisão da temporada 2020/21 da Liga dos Campeões está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.

Países com mais jogadores na fase final da Champions

1 - Espanha - 94 inscritos
2 - Alemanha - 64 inscritos
3 - França - 42 inscritos
4 - Itália - 39 inscritos
5 - Brasil - 33 inscritos
Inglaterra - 33 inscritos
7 - Portugal - 24 inscritos
8 - Argentina - 15 inscritos
9 - Holanda - 14 inscritos
10 - Suíça - 9 inscritos