Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o "ex-padeiro" brasileiro que virou "santo" no líder do Português?

Matheus Nunes tem se destacado no Sporting, líder do Campeonato Português - Divulgação
Matheus Nunes tem se destacado no Sporting, líder do Campeonato Português Imagem: Divulgação

15/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Empolgados com a liderança do Campeonato Português, os torcedores do Sporting já escolheram um santo para ser alvo de suas orações e promessas para que o clube encerre um jejum de quase 20 anos sem conquistar o título nacional.

O padroeiro da possível conquista é "São Matheus". Só que não estamos falando do autor de um dos quatro evangelhos presentes na Bíblia, mas sim de um meio-campista brasileiro de 22 anos, que largou a carreira de padeiro para se tornar um dos destaques do time de Lisboa na temporada.

Matheus Nunes ganhou o apelido sagrado há apenas duas semanas, quando decidiu o clássico de maior rivalidade do país. Com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, o camisa 8 fez o Sporting derrotar o Benfica por 1 a 0 e consolidar ainda mais sua liderança.

No dia seguinte, o "Record", um dos principais jornais esportivos de Portugal, estampou a manchete "São Matheus". Rapidamente, outros veículos da imprensa local também começaram a chamá-lo assim, e o apelido pegou entre os jornalistas e nas redes sociais.

Mas, quem é esse "santo" brasileiro, que, apesar de ter se tornado titular do melhor time da terra de Cristiano Ronaldo nesta temporada, é praticamente um desconhecido no país onde nasceu?

Natural do Rio de Janeiro, Matheus Nunes nunca jogou profissionalmente por aqui. Ainda adolescente, aos 13 anos, mudou-se com a mãe e o padrasto para Portugal, onde passou a trabalhar na padaria da família.

Durante um bom tempo, o meia dividiu seu tempo entre a produção de pãezinhos e os treinos do modesto Ericeirense. Em 2018, sua vida mudou depois que foi contratado pelo Estoril Praia e estreou como profissional.

Depois de apenas oito jogos no futebol dos adultos, o brasileiro já convenceu o Sporting a levá-lo para Lisboa. Nas duas primeiras temporadas, ainda atuou bastante pelo time sub-23. Desde junho, faz parte do elenco principal e, em 2020/2021, tem sido frequentemente titular (começou jogando as quatro últimas partidas, por exemplo).

O bom futebol mostrado em Portugal já chamou a atenção do Campeonato Inglês, o campeonato nacional mais poderoso do mundo na atualidade.

Na última janela de transferências, o Newcastle ofereceu 11,5 milhões de euros (R$ 75 milhões) para levá-lo embora, mas a diretoria achou pouco e vetou o negócio. O meia tem uma cláusula rescisória de 60 milhões de euros (R$ 391 milhões) e deve receber propostas mais altas no verão europeu (julho/agosto).

Outra situação que deve ter uma definição nos próximos meses é a disputa sobre qual seleção Matheus Nunes irá defender. Como possui também cidadania portuguesa, o meia pode optar entre o Brasil e a equipe lusa.

De acordo com o jornal "O Jogo", a tendência é que ele escolha o país que o acolheu em detrimento da terra onde nasceu. Há uma chance bem considerável de ele aparecer em alguma das próximas convocações do técnico Fernando Santos e virar companheiro de CR7.

Ainda invicto no Português, o Sporting somou 48 pontos nas primeiras 18 rodadas da competição e tem um dos aproveitamentos mais altos das ligas nacionais da Europa nesta temporada (88,9%).

A diferença para o Porto, segundo colocado na classificação, já é de sete pontos. Com um detalhe: a equipe da capital tem um jogo a menos e ainda pode ampliar essa vantagem para dois dígitos.

Para isso, basta que o Sporting derrote o Paços Ferreira, hoje (15), em casa. Uma nova vitória vai deixar o time dirigido por Rúben Amorim ainda mais próximo de conquistar um troféu que levantou pela última vez lá na temporada 2001/2002.

Na ocasião, a equipe lisboeta teve um compatriota de Matheus Nunes como protagonista, Jardel, que marcou 42 vezes na campanha, foi artilheiro do campeonato e Chuteira de Ouro da Europa. Outros jogadores brasileiros conhecidos que faziam parte do elenco eram o lateral direito César Prates e o zagueiro André Cruz.