Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção sub-20 dos mais caros do mundo tem até Albânia, mas não Brasil

Erling Haaland é o jogador sub-20 mais badalado do planeta - Reprodução
Erling Haaland é o jogador sub-20 mais badalado do planeta Imagem: Reprodução

05/02/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção dos jogadores de até 20 anos mais caros do futebol mundial na atualidade tem espaço para representantes dos Estados Unidos, Canadá, da Noruega e até mesmo da Albânia, mas não para atletas nascidos no Brasil.

De acordo com levantamento feito pelo "Transfermarkt", site especializado na cobertura do Mercado da Bola, nenhum garoto do "país do futebol" é suficientemente valioso para ingressar no time ideal sub-20 do planeta.

E essa ausência não é um fato isolado. Na seleção sub-23, divulgada pelo "Blog do Rafael Reis" na semana passada, também não havia sequer um brasileiro.

O time sub-20 dos atletas nascidos a partir de fevereiro de 2001 é dominado pela França. A atual campeã mundial dos adultos conta com três dos garotos mais valiosos da temporada 2020/21, o goleiro Illan Meslier (Leeds United), o zagueiro Wesley Fofana (Leicester) e o meia Eduardo Camavinga (Rennes).

Inglaterra e Espanha aparecem na sequência, com dois representantes cada. Os inventores do futebol têm o meia Phil Foden (Manchester City) e o meia-atacante Jadon Sancho (Borussia Dortmund). Já os espanhóis contra-atacam com dois meninos do Barcelona, Pedri e Ansu Fati.

A lista conta ainda com um lateral direito norte-americano (Sergiño Dest), um zagueiro albanês (Marash Kumbulla), um lateral esquerdo canadense (Alphonso Davies) e um centroavante norueguês (Erling Haaland).

Haaland, vice-artilheiro da Liga dos Campeões da Europa na temporada passada e um dos goleadores da atual edição, divide com Sancho, seu companheiro no Dortmund, o posto de jogador sub-20 mais caro do mundo. De acordo com o "Transfermarkt", cada um deles tem preço estimado em 100 milhões de euros (R$ 645,6 milhões).

No total, o time com os garotos que ainda têm idade para atuar nas categorias de base vale 621 milhões de euros (R$ 4 bilhões), uma queda de 2,6% em relação à seleção elaborada no ano passado, certamente resultado da crise econômica gerada pela pandemia da covid-19.

Ao contrário desta temporada, a seleção de 2020 tinha um brasileiro, Vinícius Júnior, do Real Madrid. O ex-jogador do Flamengo continua sendo sub-20, mas agora aparece apenas no time reserva dos mais valiosos da sua idade.

Outros garotos do Brasil badalados, como Rodrygo (Real Madrid), Gabriel Martinelli (Arsenal), Antony (Ajax), Reinier (Borussia Dortmund) e Gabriel Verón (Palmeiras), não têm vez nem mesmo na equipe alternativa.

Essa espécie de "escalação B" conta com Anatoliy Trubin (Shakhtar Donetsk); Tariq Lamptey (Brighton), Ozak Kabak (Liverpool), Benoit Badiashile (Monaco) e Ryan Sessegnon (Hoffenheim); Sandro Tonali (Milan) e Jude Bellingham (Borussia Dortmund); Ferrán Torres (Manchester City), Giovanni Reyna (Borussia Dortmund) e Vinícius Júnior; Moise Kean (Paris Saint-Germain).

Seleção sub-20 dos mais caros do mundo (por posição)

G - Illan Meslier (FRA, Leeds United) - 12 milhões de euros
LD - Sergiño Dest (EUA, Barcelona) - 25 milhões de euros
Z - Marash Kumbulla (ALB, Roma) - 27 milhões de euros
Z - Wesley Fofana (FRA, Leicester) - 27 milhões de euros
LE - Alphonso Davies (CAN, Bayern de Munique) - 80 milhões de euros
MC - Eduardo Camavinga (FRA, Rennes) - 60 milhões de euros
MC - Phil Foden (ING, Manchester City) - 60 milhões de euros
MAD - Jadon Sancho (ING, Borussia Dortmund) - 100 milhões de euros
MAC - Pedri (ESP, Barcelona) - 50 milhões de euros
MAE - Ansu Fati (ESP, Barcelona) - 80 milhões de euros
A - Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund) - 100 milhões de euros

Fonte: Transfermarkt