Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A janela fechou, só que esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

Samir Nasri defendeu o Manchester City e está sem jogar desde 2019 - AFP
Samir Nasri defendeu o Manchester City e está sem jogar desde 2019 Imagem: AFP

03/02/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de janeiro dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, está fechada. O período de contratação para a segunda metade da temporada 2020/21 terminou na noite de segunda-feira (1º).

Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos, que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.

O "Blog do Rafael Reis" traz abaixo sete jogadores importantes que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências pode até ter chegado ao fim, só que eles continuam desempregados.

SAMIR NASRI
Meia-atacante
33 anos
Francês

O ex-jogador de Manchester City e Arsenal já foi visto como um dos meias-atacantes mais criativos do futebol mundial e chegou a disputar duas edições da Eurocopa (2008 e 2012). Mas o excesso de lesões e os problemas disciplinares minaram a carreira de Nasri em grandes clubes da Europa. O francês não disputa uma partida oficial de futebol desde outubro de 2019 e rompeu com seu último time, o Anderlecht, da Bélgica, depois de "desaparecer" no começo da pandemia da covid-19. Ainda no ano passado, o nome de Nasri chegou a surgir nas redes sociais como candidato a reforço do Vasco, mas essa especulação jamais ganhou corpo para se concretizar.

MARTIN SKRTEL
Zagueiro
36 anos
Eslovaco

Fenerbahce Skrtel - Murad Sezer/Reuters - Murad Sezer/Reuters
Imagem: Murad Sezer/Reuters

Zagueiro do Liverpool durante oito temporadas, Skrtel foi um dos protagonistas de sua geração no futebol do Leste Europeu. Depois que deixou a Inglaterra, em 2016, ele ainda defendeu Fenerbahçe e Atalanta. Na primeira metade desta temporada, o eslovaco disputou a Liga dos Campeões da Europa pelo estreante Basaksehir, da Turquia, e foi titular em cinco das seis partidas da fase de grupos. Skrtel teve seu contrato encerrado depois de sofrer uma ruptura no tendão de Aquiles. Com previsão de ter condições para voltar aos gramados apenas em maio, ainda não está certo se o zagueiro vai buscar um novo time ou anunciar a aposentadoria.

DANIJEL SUBASIC
Goleiro
36 anos
Croata

Subasic - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Há apenas dois anos e meio, viveu o momento mais importante de sua carreira ao disputar (e perder) uma final de Copa do Mundo. Depois, aposentou-se da seleção croata, perdeu a posição de titular do Monaco e, no fim da temporada passada, optou por rescindir seu contrato com o clube francês. A maioria dos torcedores imaginava que Subasic retornaria à sua terra natal para defender um time local e por lá encerrar a carreira, mas o goleiro nada fez. Parado há quase um ano, o camisa 1 continua com futuro indefinido e aberto a novas possibilidades profissionais.

JEFFERSON FARFÁN
Atacante
36 anos
Peruano

Jefferson Farfán - Eric Espada/Getty Images - Eric Espada/Getty Images
Imagem: Eric Espada/Getty Images

Um dos jogadores peruanos mais importantes da última década, Farfán passou praticamente toda a carreira atuando na Europa e sendo especulado como possível reforço de algum time brasileiro. Aos 36 anos, o ex-atacante do Schalke 04 está livre no Mercado da Bola desde o fim da temporada passada, quando terminou seu contrato com o Lokomotiv Moscou, da Rússia. Mesmo desempregado e sem atividades regulares como jogador profissional, o atacante chegou a defender a seleção nos dois primeiros jogos das eliminatórias da Copa do Mundo-2022, em outubro. A tendência é que o peruano retorne à América do Sul neste ano. Mas, aos 36 anos e em declínio técnico, é pouco provável que ainda desperte o interesse de algum time importante do Brasil.

DANIEL STURRIDGE
Atacante
31 anos
Inglês

Daniel Sturridge - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Integrante da seleção inglesa que disputou a Copa do Mundo-2014, marcou quase 70 gols com a camisa do Liverpool e, durante um determinado período, foi um dos atacantes mais temidos da Premier League. Apesar de só ter 31 anos, idade não muito alta para um homem de frente, Sturridge já vem convivendo há algum tempo com uma acelerada queda de desempenho. Na temporada passada, por exemplo, meteu só sete bolas nas redes pelo Trabzonspor, da Turquia, e foi embora assim que a pandemia começou a dar sinais que iria estourar. De acordo com a imprensa inglesa, seu futuro mais provável está na MLS (Major League Soccer) norte-americana.

EZEQUIEL GARAY
Zagueiro
34 anos
Argentino

Ezequile Garay - David Aliaga/MB Media/Getty Images - David Aliaga/MB Media/Getty Images
Imagem: David Aliaga/MB Media/Getty Images

Zagueiro com experiência de já ter disputado uma final de Copa do Mundo, em 2014, o argentino passou boa parte do último dos quatro anos em que vestiu a camisa do Valencia recuperando-se de uma cirurgia no joelho, o que prejudicou bastante as negociações para o futuro de sua carreira e fez com que ele acabasse ficando sem contrato. Sete meses se passaram desde então, mas Garay continua sem clube. O argentino vem postando em suas redes sociais vídeos que mostram que ele tem treinado e tem condições de jogo, mas ainda espera uma oferta que lhe agrade. Apesar da idade elevada e dos recentes problemas físicos, ainda pode descolar uma vaguinha em times de meio de tabela da Europa.

AHMED MUSA
Meia-atacante
28 anos
Nigeriano

Ahmed Musa, da Nigéria  - Kevin C. Cox/Getty Images - Kevin C. Cox/Getty Images
Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Destaque da seleção nigeriana nas duas últimas Copas do Mundo, o meia-atacante teve uma longa e bem-sucedida passagem pelo CSKA Moscou. Além disso, também já atuou no Leicester, uma das forças ascendentes da Inglaterra. Apesar de ter construído uma trajetória bem interessante no futebol europeu, Musa passou os últimos dois anos na Arábia Saudita, onde não jogou bem. Em outubro, rescindiu seu contrato para buscar uma nova oportunidade profissional. O nigeriano vem sendo apontado como possível reforço do West Bromwich para o restante da Premier League inglesa, mas o contrato ainda não foi assinado.