Topo

Rafael Reis

Como um iugoslavo de 30 anos atrás abriu caminho para Abel na Libertadores

Mirko Jozic foi o primeiro técnico europeu a vencer a Copa Libertadores em 1991 - Divulgação/Colo Colo
Mirko Jozic foi o primeiro técnico europeu a vencer a Copa Libertadores em 1991 Imagem: Divulgação/Colo Colo

28/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nascido em Penafiel, cidade localizada nos arredores do Porto, no norte de Portugal, Abel Ferreira mudou-se para o Brasil há menos de três meses para comandar o Palmeiras e pode conquistar neste sábado o primeiro título de sua carreira como treinador.

Caso derrote o Santos, no Maracanã, e conquiste a Libertadores 2020, o jovem técnico de 42 anos irá igualar o feito de um compatriota seu, Jorge Jesus, campeão sul-americano com o Flamengo na temporada passada.

Quem se depara com a possibilidade de uma dobradinha de portugueses levantando o troféu até pode imaginar que a competição número um do continente é tradicionalmente dominada por técnicos forasteiros.

Mas não é bem assim. Em 60 anos de disputa, a Libertadores só foi vencida por dois treinadores oriundos de outros continentes: Jesus e o croata (na época, ainda iugoslavo, para ser mais preciso) Mirko Jozic.

O campeão mundial sub-20 com a Iugoslávia em 1987 era quem comandava o Colo-Colo, do Chile, em sua única conquista no torneio continental, em 1991. E foi justamente esse trabalho que o trouxe à América do Sul.

Por uma daquelas coincidências do destino, o presidente do clube de Santiago na época era descendente de croatas. Peter Dragicevic ficou impressionado com o trabalho do "compatriota" no torneio da Fifa e resolveu convidá-lo para trabalhar deste lado do Atlântico.

Quando Jozic chegou no Colo-Colo, ele ainda não falava uma palavra em espanhol e precisava de intérpretes para conversar com jogadores... na verdade, com os garotos que deveria comandar.

É que originalmente ele não foi contratado para dirigir o time principal dos chilenos, mas sim para reformular as categorias de base. Só em 1990 que o croata recebeu a promoção para dirigir os adultos.

Jozic permaneceu à frente do Colo-Colo até 1993 e conquistou ainda três títulos nacionais, uma copa e a Recopa Sul-Americana. Ele ainda dirigiu a seleção chilena por um ano e trabalhou durante alguns meses no América (MEX) antes de retornar para a Europa.

O primeiro técnico europeu a ganhar uma Libertadores dirigiu a seleção croata na Copa do Mundo 2002 e trabalhou novamente no Colo-Colo, entre 2005 e 2006, como diretor. Ele está aposentado desde 2007, mas ainda hoje, aos 80 anos, se diz torcedor da equipe chilena e costuma acompanhar seus jogos à distância, já que mora na Croácia.

A final deste sábado será a terceira entre dois times brasileiros. Em 2005, na primeira vez que isso aconteceu, o São Paulo derrotou o Athletico-PR. No ano seguinte, os paulistas alcançaram novamente a decisão, mas foram batidos pelo Inter.

O vencedor da Libertadores 2020 não terá tempo para descanso e precisará viajar quase que imediatamente para o Qatar. Afinal, o Mundial de Clubes da Fifa começa em 4 de fevereiro, e Palmeiras ou Santos estreiam no dia 8, contra o vencedor do confronto entre o mexicano Tigres e o sul-coreano Ulsan Hyundai.