PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

7 garotos para acompanhar de perto no futebol mundial em 2021

Haaland é o garoto da moda no futebol mundial e deve brilhar em 2021 - Getty Images
Haaland é o garoto da moda no futebol mundial e deve brilhar em 2021 Imagem: Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

04/01/2021 04h00

No futebol, a renovação é constante. Obviamente, não é todo dia que surgem novos Messis ou Cristianos Ronaldos. Mas, a cada temporada, vários novos talentos ganham espaço em clubes grandes e despontam para o estrelato.

Com 2021, não será diferente. Ao longo dos próximos 12 meses, veremos inúmeros meninos ganhando a primeira chance como profissionais, protagonizando transferências milionárias e saindo do papel de fã para o de ídolo.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete garotos que merecem ser acompanhados de perto neste novo ano. Alguns já estão bem consolidados no cenário internacional, mas devem crescer ainda mais de produção durante a temporada. Outros são mesmo "carnes novas" que ainda estão sendo descobertas pelos grandes clubes e pelos fãs de futebol.

ERLING HAALAND
Atacante
20 anos
Norueguês
Borussia Dortmund (ALE)

O centroavante norueguês é o garoto da moda no futebol mundial. Em sua segunda temporada pelo Borussia Dortmund, o camisa 9 soma mais gols (17) que jogos (15). Só na atual edição da Liga dos Campeões da Europa, Haaland já meteu seis bolas nas redes e é um dos artilheiros da competição. Caso mantenha essa condição até maio, ele poderá se tornar o jogador mais jovem de toda história a ser goleador do principal torneio interclubes do planeta (o recorde atual pertence a Messi, artilheiro em 2009, quando estava prestes a completar 22 anos). O ano também promete ser movimentado para Haaland fora dos gramados, já que ele é um dos principais alvos do Real Madrid para a janela de transferências de julho/agosto.

DOMINIK SZOBOZLAI
Meia-atacante
20 anos
Húngaro
RB Leipzig (ALE)

Dominik Szoboszlai - Laszlo Szirtesi - UEFA/UEFA via Getty Images - Laszlo Szirtesi - UEFA/UEFA via Getty Images
Imagem: Laszlo Szirtesi - UEFA/UEFA via Getty Images

Se você deseja encontrar jovens bons de bola, basta dar uma olhada nos elencos dos times gerenciados pela Red Bull. E, neste momento, não há ninguém mais talentoso que Szobozlai sob contrato da empresa de energéticos. Comparado a Cristiano Ronaldo desde o início da carreira, o meia-atacante foi o herói da classificação da Hungria para a Eurocopa de 2021 e participou diretamente de 20 gols do Salzburg na primeira metade da temporada. O desempenho na Áustria chamou a atenção de Real Madrid, Bayern de Munique e Arsenal, mas a Red Bull preferiu transferi-lo para o Leipzig, time matriz da companhia, para amadurecê-lo mais um pouco e, assim, conseguir um preço mais alto pelo jogador no futuro.

DANILO
Atacante
21 anos
Brasileiro
Twente (HOL)

Danilo - Reprodução/FC Twente - Reprodução/FC Twente
Imagem: Reprodução/FC Twente

O artilheiro do Campeonato Holandês nesta temporada é brasileiro, mas quase ninguém o conhece por aqui. Autor de 11 gols nas primeiras 14 rodadas da Eredivisie, Danilo passou pelas categorias de base de vários clubes nacionais (Portuguesa, Corinthians, Ponte Preta, Vasco e Santos) e foi negociado com o Ajax antes mesmo de se profissionalizar. O atacante ainda tem contrato com o time de Amsterdã, mas tem se destacado pelo Twente, clube ao qual está emprestado até junho. O sucesso na Holanda fez Danilo aparecer na mais recente convocação da seleção olímpica do Brasil e o transformou em opção real para a lista final de André Jardine para os Jogos de Tóquio.

YOUSSOUFA MOUKOKO
Atacante
16 anos
Alemão
Borussia Dortmund (ALE)

Moukoko - ANNEGRET HILSE/AFP - ANNEGRET HILSE/AFP
Imagem: ANNEGRET HILSE/AFP

Tratado como fenômeno na base do Borussia Dortmund, onde marcou 141 gols em 88 partidas, o atacante nascido em Camarões, mas de nacionalidade germânica, vem batendo um recorde de precocidade atrás do outro desde que se tornou jogador profissional, há menos de dois meses. Moukoko já é o mais jovem a ir a campo no Campeonato Alemão (16 anos e 1 dia) e também na Liga dos Campeões (16 anos e 18 dias). Além disso, é o jogador mais novo a balançar as redes em uma partida da Bundesliga (16 anos e 28 dias). Apesar de ainda ser reserva do Dortmund, o garoto deve passar a receber mais oportunidades caso Haaland, o inquestionável titular da sua posição, seja negociado com algum outro clube na janela do meio do ano.

EDUARDO CAMAVINGA
Meia
18 anos
Francês
Rennes (FRA)

Eduardo Camavinga - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em sua primeira temporada completa como profissional, o meio-campista classificou o Rennes de forma inédita para a Liga dos Campeões e foi eleito o melhor jogador do primeiro turno do Campeonato Francês. Depois das férias forçadas por causa da pandemia da Covid-19, Camavinga estreou pela seleção principal dos "Bleus", disputou a fase de grupos da Champions e assumiu a camisa 10 da equipe rubro-negra, onde não deve permanecer por muito tempo. O meia tem tudo para ser uma das estrelas da janela de transferências da virada da atual para a próxima temporada. Vários clubes de ponta já manifestaram interesse em tirá-lo da Ligue 1, mas o Real Madrid é o favorito para levar Camavinga para uma nova casa.

NUNO MENDES
Lateral esquerdo
18 anos
Português
Sporting (POR)

Nuno Mendes - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Apesar de ser considerado um dos grandes do futebol português, o Sporting foi campeão nacional pela última vez em 2002 e vive um jejum que já completou a maioridade. Nesta temporada, no entanto, o clube de Lisboa tem dado a volta por cima e ocupa a liderança da primeira divisão lusa. E boa parte da responsabilidade por esse renascimento da equipe de Lisboa pode ser depositada nas costas de uma ótima safra de jovens jogadores, dos quais o maior destaque é Nuno Mendes. O jovem lateral nasceu pouco depois do último título de campeonato conquistado pelo Sporting e estreou como profissional há menos de sete meses. Mesmo com uma carreira tão curta, o lateral esquerdo já virou o favorito do Real Madrid para substituir o brasileiro Marcelo, que deve deixar o clube em breve.

JÉRÉMY DOKU
Meia-atacante
18 anos
Belga
Rennes (FRA)

Jérémy Doku (Rennes) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Camavinga não é o único garoto do Rennes que tem despertado a atenção dos principais clubes do planeta (e também dos amantes da bola). Contratado nesta temporada do Anderlecht, Doku já é titular absoluto da equipe francesa e tem feito parte das convocações mais recentes da seleção principal da Bélgica. O meia-atacante, que é extremamente veloz e muito bom nas jogadas individuais, é, aliás, o principal nome da safra que deve suceder a "ótima geração belga". Com tanta badalação, será surpresa se Doku permanecer durante muito tempo no Campeonato Francês - Liverpool e Arsenal já tentaram contratá-lo e devem voltar a atacá-lo em breve.