Topo

Rafael Reis

7 brasileiros que já podem assinar com outro time para próxima temporada

Após fazer sucesso no Manchester City, Fernandinho deve ter uma nova casa no 2º semestre - Getty Images
Após fazer sucesso no Manchester City, Fernandinho deve ter uma nova casa no 2º semestre Imagem: Getty Images

03/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Janeiro é mês de janela de transferências nos principais campeonatos nacionais da Europa. Mas também é o momento em que vários jogadores ficam a menos de seis meses do encerramento dos seus contratos e, por isso, tornam-se livres para decidir o futuro.

Aqueles atletas cujos vínculos terminam no fim da temporada, em junho, já podem assinar pré-contratos com novas equipes, para as quais irão se transferir no segundo semestre. E isso sem ter de pagar nenhum tipo de indenização aos seus clubes atuais.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores brasileiros que atuam no exterior e estão exatamente nessa situação. Quem sabe alguns deles não decidem retornar ao país a partir de julho?

FERNANDINHO
Volante
35 anos
Manchester City (ING)

Integrante do elenco da seleção nas duas últimas Copas do Mundo e um dos brasileiros mais bem sucedidos da história do futebol inglês, o volante dificilmente continuará no Manchester City na próxima temporada. De acordo com o tabloide "The Sun", a diretoria dos Citizens já decidiu que não estenderá o vínculo do jogador, que está no clube desde 2013 e atualmente usa a braçadeira de capitão. Apesar de ser muito querido pelo técnico Pep Guardiola, Fernandinho já tem visto seus minutos em campo caírem consideravelmente nesta temporada. Nas primeiras 15 rodadas desta edição da Premier League, o volante só começou jogando em três partidas. Com o provável adeus do veterano ao City, é possível que ele retorne ao Brasil para um último contrato antes da aposentadoria (já declarou que gostaria de jogar novamente no Athletico-PR) ou que tente a sorte em uma liga alternativa, como a chinesa e a MLS norte-americana.

TAISON
Atacante
31 anos
Shakhtar Donestk (UCR)

Taison - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O atacante está em contagem regressiva para voltar ao Brasil e, provavelmente, para o Internacional, time onde iniciou a carreira e do qual é torcedor declarado. Ainda no meio do ano passado, Taison avisou ao Shakhtar que não tinha nenhuma intenção de assinar um novo contrato com o clube e que deixaria a Ucrânia assim que seu vínculo atual chegasse ao fim, em junho de 2021. O atacante está no Leste Europeu desde 2010 e é um dos jogadores mais importantes da história do Shakhtar. Só pela equipe da camisa laranja, ele levantou 15 troféus, seis deles do Campeonato Ucraniano. Foi graças ao bom futebol mostrado por lá que ele apareceu (ainda que como surpresa) na convocação para a última Copa do Mundo e defendeu a seleção na Rússia-2018.

DAVID LUIZ
Zagueiro
33 anos
Arsenal (ING)

David Luiz - Matthew Childs/Pool/AFP - Matthew Childs/Pool/AFP
Imagem: Matthew Childs/Pool/AFP

"Demonizado" no Brasil por sua atuação na derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo-2014, o zagueiro passou a última década inteira defendendo times do primeiro escalão europeu e teve ótimos momentos com as camisas de Chelsea e Paris Saint-Germain. Mas essa sequência pode terminar em junho. David Luiz ainda não chegou a um acordo com a diretoria do Arsenal sobre o que será da sua carreira a partir da próxima temporada. Apesar de ser titular dos Gunners quase sempre que está à disposição, o zagueiro tem acumulado falhas e problemas físicos. Por isso, é pouco provável que os londrinos lhe ofereçam um novo contrato com o mesmo salário. David Luiz só deve permanecer no Arsenal se aceitar ganhar menos e um vínculo bem curto, talvez de uma só temporada.

PABLO
Zagueiro
29 anos
Bordeaux (FRA)

Pablo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No período em que defendeu o Corinthians, em 2017, Pablo jogou tanta bola que acabou entrando na lista de jogadores observados pela comissão técnica de Tite, o que lhe rendeu duas convocações para a seleção. Só que depois que retornou à França, o zagueiro foi "desaparecendo" aos poucos novamente. A falta de sucesso do Bordeaux nas últimas temporadas e a contusão de joelho que o deixou afastado dos gramados por seis meses certamente contribuíram para esse processo. Titular absoluto do clube, Pablo tem nas mãos ofertas de renovação de contrato feitas pela diretoria francesa, mas tem optado por adiar essa decisão para ver se o futuro lhe apresenta possibilidades melhores para a sequência da carreira.

JUAN JESUS
Zagueiro
29 anos
Roma (ITA)

Juan Jesus - Clive Brunskill/Getty Images - Clive Brunskill/Getty Images
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Com apenas três partidas de Campeonato Italiano disputadas nesta temporada, o zagueiro revelado nas categorias de base do Internacional e que está na Europa desde 2012 sabe que sua passagem pela Roma está chegando ao fim. O contrato de Juan Jesus termina em junho, mas é bem possível que ele já encontre uma nova casa antes disso. De acordo com o jornal "Corriere dello Sport", o nome do brasileiro consta em uma lista de seis jogadores que a equipe romana pretende despachar antes mesmo do término da temporada, já na janela de janeiro. Outros veículos da imprensa italiana já apontam até possíveis destinos para o defensor, como o Hellas Verona.

OTÁVIO
Meia-atacante
25 anos
Porto (POR)

Otávio (Porto) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra cria do Inter com futuro indefinido na Europa, Otávio vem recusando constantemente todas as ofertas de renovação de contrato feitas pelo Porto, clube que defende desde 2014. A possibilidade de perder o brasileiro sem receber nenhum dinheiro pela transferência já abriu uma crise em Portugal e tem feito a imprensa local criticar bastante o comportamento da diretoria dos "Dragões". Com vínculo no fim, Otávio deve rumar para uma liga mais competitiva na próxima temporada. De acordo com o jornal "A Bola", o favorito para contratar o meia-atacante é a Roma, cujo técnico, Paulo Fonseca, conhece o jogador do tempo em que eles eram adversários no futebol português.

MARCELO
Zagueiro
33 anos
Lyon (FRA)

Marcelo - Miguel A. Lopes / POOL / AFP - Miguel A. Lopes / POOL / AFP
Imagem: Miguel A. Lopes / POOL / AFP

Semifinalista da última Liga dos Campeões pelo Lyon, o zagueiro é titular absoluto da equipe francesa. Mesmo assim, ainda não teve seu contrato renovado. E talvez nem chegue a ter. Marcelo pode aproveitar a possibilidade de ficar livre no Mercado da Bola para se transferir para um campeonato mais forte que o da França. Segundo o tabloide "The Sun", o West Ham, da primeira divisão inglesa, tem acompanhado sua situação no Lyon e deve entrar em contato com os empresários do jogador para tentar costurar uma transferência gratuita para a próxima temporada. Por causa da idade elevada, o brasileiro provavelmente assinará um contrato de curta duração, mas o Lyon também não deve lhe oferecer muito mais que isso.