Topo

Rafael Reis

Livres: 7 astros que já podem assinar com outro time para próxima temporada

Lionel Messi é o maior nome livre para negociar com outro clube neste começo de ano - Juan Medina/Reuters
Lionel Messi é o maior nome livre para negociar com outro clube neste começo de ano Imagem: Juan Medina/Reuters

02/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Italiano e Espanhol, está novamente aberta. Mas os negócios que realmente podem mudar a distribuição de forças do futebol mundial dificilmente serão vistos nas próximas semanas.

Isso porque o que não falta na safra de 2021 são jogadores de peso cujos contratos terminam em junho. Desde a virada do ano, esses atletas já estão aptos a assinar acordos preliminares com outras equipes para concretizarem suas transferências ao término da atual temporada.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete medalhões que estão na reta final dos seus contatos e totalmente livres para decidir que times irão defender a partir do segundo semestre.

LIONEL MESSI
Meia-atacante
33 anos
Argentino
Barcelona (ESP)

Maior vencedor da história dos prêmios de melhor jogador do mundo distribuídos pela Fifa, o hexacampeão está com seu futuro nas mãos depois de decidir não renovar com o Barcelona devido a desavenças com a antiga diretoria do clube. Messi já afirmou que esta é sua última temporada na Catalunha. E esse anúncio balançou o mercado da bola global. Dois clubes milionários da Europa, Manchester City e Paris Saint-Germain, já entraram em contato com o pai do craque, que é seu empresário, para sondar a possibilidade de contratá-lo. Nos últimos dias, surgiram também os rumores de que o destino de Messi pode ser a MLS (Major League Soccer) norte-americana. Mas também não dá para cravar que o argentino realmente vai cumprir a promessa de deixar o Barça, único time que defendeu como profissional. Afinal, a chance de uma reviravolta com renovação de contrato ainda existe.

SERGIO RAMOS
Zagueiro
34 anos
Espanhol
Real Madrid (ESP)

Sergio Ramos - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Assim como o Barcelona, seu arquirrival Real Madrid também corre sério risco de entrar na próxima temporada sem um dos seus maiores símbolos. Jogador do clube merengue desde 2005, quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões com o uniforme branco e capitão do elenco dirigido por Zinédine Zidane, Sergio Ramos é outro peso pesado do futebol mundial que está no último semestre do seu contrato. O Real ainda está negociando com o espanhol para tentar manter o líder de sua defesa, mas também já anda monitorando outras opções para substitui-lo. De acordo com o jornal "Daily Mail", o favorito para contratar Ramos caso ele vá embora de Madri é o Tottenham, que tem usado José Mourinho, ex-treinador do Real, como trunfo para convencer o zagueiro a se mudar para a Inglaterra.

DAVID ALABA
Zagueiro e lateral esquerdo
28 anos
Austríaco
Bayern de Munique (ALE)

Alaba - Alexander Hassenstein/Getty Images - Alexander Hassenstein/Getty Images
Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Caso Sergio Ramos deixe o Real Madrid, é bem possível que os espanhóis tentem buscar na Alemanha a peça de reposição para o zagueiro. Só que eles enfrentarão uma concorrência pesada por Alaba. Manchester City, Manchester United, Barcelona e PSG também já foram apontados como possíveis destinos para o polivalente defensor, que pode jogar na lateral esquerda e também no miolo da zaga. De acordo com o jornal "Marca", a saída do austríaco do Bayern de Munique, clube onde chegou ainda nas categorias de base, em 2008, já é algo irreversível. Segundo a publicação, o prazo dado por Alaba para negociar a renovação do seu contrato terminou no dia 1º de janeiro. Como não houve acordo, desde então ele vem buscando um novo clube para defender na próxima temporada.

SERGIO AGÜERO
Atacante
32 anos
Argentino
Manchester City (ING)

Agüero - Reuters/Andrew Boyers - Reuters/Andrew Boyers
Imagem: Reuters/Andrew Boyers

Maior artilheiro e possivelmente ídolo máximo da história do Manchester City, o argentino é mais um astro do primeiro escalão do futebol mundial que já pode assinar um pré-contrato com outra equipe. Com apenas dois gols marcados nesta temporada e enfrentando uma série interminável de problemas físicos, o atacante parece cada dia mais distante de uma renovação com o clube inglês. Como sua fase em campo não tem sido das melhores, os clubes interessados em contratá-lo também andam tímidos, por enquanto. No momento, o rumor mais forte sobre seu futuro vem da Itália. Segundo diferentes jornais do país, o desenvolvimento da "novela Agüero" vem sendo acompanhada de perto pela Juventus, que pensa no argentino como opção para seu ataque caso Cristiano Ronaldo ou Paulo Dybala deixem a agremiação.

ÁNGEL DI MARÍA
Meia
32 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)

Ángel Di María - Divulgação/Twitter/PSG - Divulgação/Twitter/PSG
Imagem: Divulgação/Twitter/PSG

Depois de Edinson Cavani e Thiago Silva deixar deixarem o PSG gratuitamente na última temporada, chegou a vez de um terceiro ícone dos anos de ouro do clube francês ficar com o futuro em aberto. Apesar da promessa feita pela diretoria de que receberá uma boa proposta de renovação de contrato, Di María ainda aguarda o convite formal para permanecer em Paris. O problema para o argentino é seu alto salário, o terceiro maior do elenco, um empecilho para os franceses realizarem o sonho de contratar Messi ou Cristiano Ronaldo. Ciente dessa situação, o meia já tem traçado planos B e C para o caso de não assinar um novo vínculo. De acordo com o site italiano "CalcioMercato", seus representantes já entraram em contato com Juventus e Inter de Milão para sondar a possibilidade de uma transferência, e os dois clubes gostaram da ideia.

LUKA MODRIC
Meia
35 anos
Croata
Real Madrid (ESP)

Luka Modric (Real Madrid) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é de hoje que o ciclo do camisa 10 no Real Madrid parece estar chegando ao fim. Desde que foi eleito o melhor jogador do mundo, em 2018, Modric vem tendo sua saída especulada a cada nova janela de transferências. Desta vez, há um pesado agravante para os rumores de adeus: seu contrato termina em junho, junto com a atual temporada. O Tottenham, clube que o croata defendia antes de ir para a Espanha, já teria inclusive feito uma proposta para tê-lo em seu elenco no segundo semestre. Mas, de acordo com o jornal "Marca", Modric vai permanecer no Real e já até chegou a um acordo verbal com a diretoria para estender seu vínculo atual por mais um ano, até o meio de 2022.

GIANLUIGI DONNARUMMA
Goleiro
21 anos
Italiano
Milan (ITA)

Gianluigi Donnarumma - Nicola Campo/LightRocket/Getty Images - Nicola Campo/LightRocket/Getty Images
Imagem: Nicola Campo/LightRocket/Getty Images

Normalmente, os jogadores que chegam à situação de entrar no último semestre de contrato sem uma renovação definida já estão na reta final da carreira e não tem mais tanto potencial de revenda. Mas o caso do goleiro titular da seleção italiana é totalmente diferente. Donnarumma tem só 21 anos, é um dos maiores prodígios de sua posição no planeta e faz parte da lista de desejos de vários times. Só que o arqueiro tem uma relação cheia de atritos com o Milan, e seu empresário, Mino Raiola, costuma jogar duro na hora de negociar novos acordos. Por isso, o clube agora corre risco de não ganhar sequer um centavo com a maior revelação de suas categorias de base nas últimas décadas e nem conseguir vetar que Donnarumma se transfira, possivelmente, para um dos seus maiores rivais, Juventus ou Inter de Milão.