Topo

Rafael Reis

Lewa deve virar ano na liderança da Chuteira de Ouro; Mbappé alcança top 10

Kylian Mbappé é um dos jogadores que estão à caça de Lewandowski na Chuteira de Ouro - Divulgação
Kylian Mbappé é um dos jogadores que estão à caça de Lewandowski na Chuteira de Ouro Imagem: Divulgação

29/12/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eleito o melhor jogador do mundo na temporada passada, o polonês Robert Lewandowski deve encerrar 2020 na liderança da Chuteira de Ouro.

Apesar de estar em recesso de fim de ano desde o dia 20 e de não ter nenhum compromisso oficial pelo Bayern de Munique até o Reveillón, o centroavante polonês dificilmente será ultrapassado por alguém nos próximos dias.

Lewandowski é o artilheiro do Campeonato Alemão, com 17 gols. Na contagem do prêmio entregue anualmente ao goleador máximo das ligas nacionais da Europa, essa marca significa 34 pontos.

Sua vantagem para o segundo colocado da Chuteira de Ouro é de 5,5 pontos. Mas o bielorrusso Maksim Skavysh, do BATE Borisov, já encerrou sua temporada e não pode mais pontuar na corrida pelo troféu de 2020/21.

Dos adversários reais pelo prêmio, o mais próximo de Lewandowski é o egípcio Mohamed Salah, que tem 26 pontos e ocupa a quinta colocação. Mas para tirar o polonês da liderança da Chuteira de Ouro ainda neste ano, o atacante terá de marcar cinco gols no confronto entre o seu Liverpool e o Newcastle, amanhã.

A novidade da semana no top 10 do prêmio é a presença de Kylian Mbappé. Com o gol marcado ante o Strasbourg, na quarta passada, o atacante do Paris Saint-Germain assumiu a oitava posição, ao lado de Cristiano Ronaldo (Juventus), com 24 pontos.

Maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, com seis títulos, Lionel Messi desta vez está bem longe da disputa. O camisa 10 do Barcelona ocupa a 88ª posição, com 14 pontos, resultado dos sete gols que marcou nesta temporada do Campeonato Espanhol.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/2002, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/1999. Além dele, apenas Ronaldo (1996/1997) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante Dodô, ex-Joinville e Penapolense, que joga pelo Liepaja, da Letônia. Com 18 gols e 18 pontos, ele divide a 28ª colocação com outros 13 jogadores, como os astros Harry Kane (Tottenham) e Ciro Immobile (Lazio).

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Robert Lewandowki (POL, Bayern de Munique) - 34 pontos (17 gols)
2 - Maksim Skavysh (BLR, BATE Borisov) - 28,5 pontos (19 gols)
3 - Christoffer Nyman (SUE, Norrköping) - 27 pontos (18 gols)
Kasper Junker (DIN, Bodo/Glimt) - 27 pontos (27 gols)
5 - Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 26 pontos (13 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora Tallinn) - 26 pontos (26 gols)
7 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 25 pontos (25 gols)
8 - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 24 pontos (12 gols)
Jasur Yakhshiboev (UZB, Shakhtjor Soligorsk) - 24 pontos (16 gols)
Jesper Karlsson (SUE, AZ Alkmaar) - 24 pontos (16 gols)
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) - 24 pontos (12 gols)