Topo

Rafael Reis

Quem é o ex-Flu que quase jogou no Fla e virou o melhor zagueiro da Itália?

Brasileiro Roger Ibañez, da Roma, é o melhor zagueiro do Campeonato Italiano - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Brasileiro Roger Ibañez, da Roma, é o melhor zagueiro do Campeonato Italiano Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

05/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O melhor zagueiro desta temporada no Campeonato Italiano é brasileiro, mas jamais recebeu uma convocação de Tite para seleção principal. Também atuou em um grande clube do seu país-natal, só que muita gente não lembra disso.

De acordo com o "WhoScored?", site que utiliza um sistema de algoritmos para transformar as estatísticas das partidas de futebol em notas que avaliam o desempenho de cada jogador, nenhum beque do Calcio tem jogado melhor que Roger Ibañez.

Aos 22 anos, o camisa 3 da Roma tem média de 7,21 nas nove primeiras rodadas da Série A. Ele forma uma dupla de zaga brasileira na seleção da temporada, com Danilo, da Juventus, que trocou a lateral direita pelo miolo da defesa e recebeu nota 7,20 até o momento.

De acordo com o "WhoScored", os dois zagueiros tupiniquins vêm tendo desempenho superior que todos os outros nomes consagrados da posição que atuam na Itália, a mais tradicional escola de zagueiros do futebol mundial.

Leonardo Bonucci, veterano astro da Juventus, tem média 6,74. O malinês Kalidou Koulibaly, velho sonho de Pep Guardiola, mas que continua no Napoli, registra 6,88. O eslovaco Milan Skriniar, destaque da Inter de Milão, ostenta um 6,72. E Alessio Romagnoli, capitão do Milan, está com 6,82.

Filho de pai brasileiro e mãe uruguaia (por isso, o sobrenome hispânico), Ibañez é gaúcho de Canela e começou a carreira em times pequenos do Sul do país. Em 2017, ingressou por empréstimo nas categorias de base do Fluminense.

A experiência deu tão certo que o zagueiro acabou tendo os direitos econômicos comprados pela equipe do Rio. No ano seguinte, foi promovido aos profissionais por Abel Braga e logo assumiu a titularidade.

Só que os torcedores do Flu nem tiveram tempo de se acostumar com o defensor (e os rivais de realmente fixar o seu nome). Em janeiro de 2019, a Atalanta pagou quase 4 milhões de euros (R$ 25 milhões) para levá-lo à Itália.

Só que a adaptação ao Calcio não foi tão simples. Apesar de ter ido para uma equipe famosa por saber aproveitar jovens talentos Ibañez disputou só duas partidas (uma da Liga dos Campeões e outra do Italiano) e esteve em campo durante míseros 20 minutos nos 12 meses seguintes.

Procurado por times brasileiros, como RB Bragantino e até mesmo pelo Flamengo, o defensor encontrou na Roma a solução para o seu futuro.

Em janeiro, o clube da capital apresentou uma proposta para ficar com o brasileiro por empréstimo durante um ano e meio, com obrigação de compra ao fim do período. O negócio vai movimentar pelo menos 8 milhões de euros (R$ 50 milhões).

Mas, de acordo com o "Transfermarkt", site especializado no Mercado da Bola, Ibañez já vale atualmente o dobro disso. A rápida valorização tem a ver com o protagonismo que ele assumiu em seu novo clube.

Homem de confiança do técnico Paulo Fonseca, ele rapidamente virou intocável no miolo de zaga da Roma. Não à toa, foi titular em todas as rodadas do Italiano nesta temporada e tem se mantido ileso no rodízio administrado pelo português.

Quem agradece a essa consistência toda é a seleção brasileira, ainda não a principal, mas sim a olímpica. Ibañez tem feito parte das convocações de André Jardine e é nome certo para os Jogos de Tóquio-2021 caso seja liberado por seu clube.

A Roma iniciou a décima rodada do Italiano na sexta colocação, com 17 pontos, seis a menos que o Milan, surpreendente líder da competição. Amanhã, a equipe da capital recebe o Sassuolo, que ocupa a terceira posição e é outra grande zebra da temporada.

Os romanos também já asseguraram antecipadamente a classificação para a próxima fase da Liga Europa. Invictos no torneio continental (quatro vitórias e um empate), encerram a participação no Grupo A contra o CSKA Sofia, quinta-feira, na Bulgária.

Seleção do Campeonato Italiano

G - Marco Silvestri (ITA, Hellas Verona) - 7,15
LD - Juan Cuadrado (COL, Juventus) - 7,30
Z - Roger Ibañez (BRA, Roma) - 7,21
Z - Danilo (BRA, Juventus) - 7,20
LE - Theo Hernández (FRA, Milan) - 7,53
MC - Henrikh Mkhitaryan (ARM, Roma) - 7,53
MC - Rodrigo de Paul (ARG, Udinese) - 7,52
MAD - Domenico Berard (ITA, Sassuolo) - 7,72
MAE - Filip Djuricic (SER, Sassuolo) - 7,42
A - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 8,17
A - Zlatan Ibrahimovic (SUE, Milan) - 8,42

Fonte: WhoScored?