Topo

Rafael Reis

Por que Reinier virou "última opção" e vive decepção no Borussia Dortmund?

Reinier tem sido pouco utilizado pelo Borussia Dortmund e pode até ser reemprestado a outro time - Alexandre Simoes/Borussia Dortmund via Getty Images
Reinier tem sido pouco utilizado pelo Borussia Dortmund e pode até ser reemprestado a outro time Imagem: Alexandre Simoes/Borussia Dortmund via Getty Images

27/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cento e cinco minutos em campo espalhados por sete partidas, nenhum gol ou assistência, zero escalações como titular e alguns jogos vetado até mesmo do banco de reservas. A temporada de estreia de Reinier no primeiro escalão do futebol europeu tem sido decepcionante.

O brasileiro de 18 anos, que chegou ao Borussia Dortmund cedido pelo Real Madrid acreditando que teria muito espaço em um clube acostumado a trabalhar com jovens talentos, quase não tem pisado nos gramados do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que o jogador, seu estafe e até mesmo o Real estão bastante incomodados com esse cenário de pouco aproveitamento. Segundo o jornal espanhol "As", há até a possibilidade de o meia-atacante ser reemprestado a outra equipe na próxima janela de transferências, caso essa situação não se altere nas próximas semanas.

Mas, afinal, por que o garoto criado nas categorias de base do Flamengo se tornou a última opção do técnico Lucien Favre para o setor ofensivo da equipe aurinegra?

O principal problema para o brasileiro é que ele atua justamente nas posições em que o Dortmund é mais bem servido de talento.

Jadon Sancho, Erling Haaland, Giovanni Reyna e o recém-promovido Youssoufa Moukoko são quatro dos garotos mais badalados do futebol mundial na atualidade, Marco Reus e Julian Brandt são peças consolidadas na seleção alemã e Thorgan Hazard é um homem de confiança do treinador desde que eles trabalharam juntos no Borussia Mönchenglabach.

Para piorar, Reinier não mostrou nada de outro mundo quando foi a campo (a prova disso é que ainda não participou ativamente de nenhuma jogada de gol).

Mesmo que nunca tenha atuado mais de 26 minutos consecutivos e muitas vezes tenha sido utilizado fora de posição (já quebrou galho até como centroavante), isso pesa quando o técnico já tem uma ideia pré-concebida de quem merece ser escalado.

Uma explicação mais objetiva veio do diretor esportivo Michael Zorc. Em entrevista ao jornal Ruhr Nachrichten, o dirigente disse que "Ele ainda precisa de uma preparação física um pouco maior. Fica claro que ele esteve muito tempo sem treinar e sem jogar no Real Madrid".

Além disso, o fato de ter vínculo com um outro clube não ajuda muito Reinier na disputa com seus concorrentes diretos. Afinal, Favre sabe que o Dortmund é um clube vendedor e que pelo menos Sancho, Haaland, Reyna e Moukoko precisam ser maturados para serem negociados lá na frente.

E se o espaço para o brasileiro já era mínimo, a situação tende a ficar ainda mais complicada nas próximas semanas. O camisa 20 testou positivo para Covid-19, precisou ser afastado do elenco e agora cumpre o período obrigatório de isolamento para não transmitir o vírus a seus companheiros.

Reinier foi contratado pelo Real Madrid em janeiro, depois de apenas uma temporada atuando como profissional no Flamengo. Ele custou 30 milhões de euros (R$ 191,5 milhões) e foi a terceira maior venda da história da equipe carioca, atrás apenas de Vinícius Júnior e Lucas Paquetá.

Sem espaço no elenco principal do gigante europeu, acabou incorporado ao elenco do Castilla (time B do clube da capital) para disputar a terceira divisão espanhola e ganhar experiência. Mas a pandemia paralisou a competição, e Reinier só participou de três jogos.

Na última janela de transferências, acabou emprestado ao Dortmund. Ao contrário do que costuma acontecer em acordos desse tipo, o contrato não é válido por apenas uma temporada, mas sim até junho de 2022.