Topo

Rafael Reis

CR7 encontra "geração de ouro" de Portugal e melhor chance de ganhar a Copa

Cristiano Ronaldo terá a melhor chance de ganhar uma Copa do Mundo no Qatar-2022 - JANERIK HENRIKSSON / AFP
Cristiano Ronaldo terá a melhor chance de ganhar uma Copa do Mundo no Qatar-2022 Imagem: JANERIK HENRIKSSON / AFP

12/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo já fez quase tudo que podia pelo futebol de Portugal. Ganhou prêmios de melhor do mundo, bateu recordes, ajudou a escancarar a porta de outros países para seus compatriotas, conquistou títulos com a seleção e a levou aos melhores momentos de sua história.

Mas o camisa 7 mais famoso da atualidade ainda tem pelo menos mais um objetivo a ser atingido antes de pendurar as chuteiras: levantar o troféu mais importante de todos, o da Copa do Mundo.

E a boa notícia para o astro da Juventus é que ele nunca teve tanta possibilidade de alcançar a meta sonhada por dez entre dez jogadores profissionais de futebol quanto na próxima edição da competição.

No Qatar-2022, CR7 já terá 37 anos e provavelmente fará sua despedida dos Mundiais. Mas estará acompanhado da melhor geração portuguesa que já esteve ao seu lado em quase duas décadas vestindo a camisa lusa.

A seleção comandada por Fernando Santos hoje vai muito além do seu maior astro, conta com jogadores de alto nível em praticamente todas as posições e tem pelo menos um time titular capaz de bater de frente com qualquer outro país do mundo.

As opções são fartas. Além de CR7, o ataque conta com João Félix, vice-artilheiro do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madri, Diogo Jota, sensação do Liverpool neste começo de temporada, Trincão, reforço do Barcelona na última janela de transferências, além dos já mais experimentados Gonçalo Guedes (Valencia) e André Silva (Eintracht Frankfurt).

O meio-campo tem dois maestros que jogam em Manchester: Bruno Fernandes, o "cara" do Manchester United na atualidade, e Bernardo Silva, que já viveu dias melhores no City. Para a proteção da zaga, Danilo Pereira (PSG) e Rúben Neves (Wolverhampton) são os nomes mais expressivos.

A defesa é o setor mais desigual. Há vários laterais direitos de destaque, como João Cancelo (City), Ricardo Pereira (Leicester) e Nélson Semedo (Wolverhampton), dois nomes interessantes para a esquerda: Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Napoli) e uma carência para o miolo de zaga, onde Rúben Dias, novidade do City para 2019/20, é a única certeza.

Mas, no geral, é um elenco totalmente capaz de dar a CR7 o título mundial antes da aposentadoria. Vale lembrar que Portugal está invicto há mais de um ano e só foi derrotado duas vezes (por Holanda e Ucrânia) desde o Mundial da Rússia.

Cristiano Ronaldo já disputou quatro edições da Copa do Mundo. Seu melhor resultado foi justamente na primeira, em 2006, quando Portugal alcançou as semifinais pela segunda vez na história. Em 2010 e 2018, o astro parou nas oitavas de final. Já em 2014, não passou da primeira fase.

Mas, mesmo sem o título mundial, o camisa 7 já levou seu país a mares nunca dantes navegados. A Eurocopa-2016 foi o primeiro troféu levantado pela seleção principal da ex-metrópole brasileira. A edição de estreia da Liga das Nações, jogada em 2018/19, o segundo.

Na atual temporada da Liga das Nações, os portugueses ainda estão invictos e somam três vitórias e um empate em quatro rodadas. No sábado, recebe a França, atual campeã mundial, no confronto direto que deve definir o classificado para a fase final da competição. Afinal, as duas seleções dividem a liderança do Grupo 3, que tem ainda Croácia e Suécia.

CR7 e cia ainda não sabem quem serão seus adversários nas eliminatórias da Copa do Qatar-2022. Ao contrário da América do Sul, a Europa ainda não iniciou seu qualificatório para o Mundial. A primeira rodada está prevista para março do próximo ano.

POSSÍVEL PORTUGAL PARA A COPA-2022:
Rui Patrício (Wolverhampton); João Cancelo (Manchester City), Rúben Semedo (Olympiacos), Rúben Dias (Manchester City) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund); Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), Bruno Fernandes (Manchester United) e Bernardo Silva (Manchester City); Diogo Jota (Liverpool), Cristiano Ronaldo (Juventus) e João Félix (Atlético de Madri).