Topo

Rafael Reis

Técnicos portugueses brilham no planeta e só vencem menos que os alemães

Abel Ferreira irá substituir Vanderlei Luxemburgo no comando do Palmeiras - Soccrates / Getty Images
Abel Ferreira irá substituir Vanderlei Luxemburgo no comando do Palmeiras Imagem: Soccrates / Getty Images

01/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ainda é cedo para dizer que se o Palmeiras mandou bem na escolha do seu novo treinador. Mas uma coisa é certa: a nacionalidade do substituto de Vanderlei Luxemburgo foi um tiro certo da diretoria alviverde.

Os treinadores portugueses, caso de Abel Ferreira (ex-Braga e PAOK), anunciado anteontem pelo clube paulista, estão em alta no cenário internacional da bola.

Os compatriotas de Cristiano Ronaldo dirigem atualmente equipes importantes do futebol europeu, como Tottenham (José Mourinho), Roma (Paulo Fonseca) e Olympique de Marselha (André Villas-Boas), e não têm economizado na conquista de títulos por onde passam.

Na temporada passada, os técnicos lusos levantaram seis troféus de competições do primeiro escalão do futebol mundial (torneios continentais, com exceção da Oceania, e campeonatos e copas nacionais dos 25 países mais bem posicionados no ranking da Fifa).

Jorge Jesus ganhou o Brasileiro e a Libertadores pelo Flamengo. Sérgio Conceição faturou o Português e a Taça de Portugal à frente do Porto. Rúben Amorim foi campeão da Taça da Liga Portuguesa no comando do Braga. E Luís Castro liderou o Shakhtar Donetsk em mais um título ucraniano.

Apenas os treinadores nascidos na Alemanha, como o multicampeão com o Bayern de Munique Hansi Flick, Jürgen Klopp e Thomas Tüchel, levaram mais taças de torneios de elite para casa que os portugueses na última temporada. E foi só uma a mais.

Nem mesmo escolas muito tradicionais nos bancos de reservas tiveram resultados recentes tão bons quanto os "misters" de Portugal.

Os treinadores argentinos, que normalmente mandam no futebol na América do Sul, conquistaram quatro títulos em 2019/20. Os italianos, só dois. E os franceses, que tradicionalmente têm presença de peso na África, ficaram com apenas uma taça.

E vale lembrar que, de todos esses países, Portugal é disparado aquele que possui a menor população (e, consequentemente, menos pessoas aptas a ingressarem na carreira de treinador). A nação ibérica tem cerca de 10 milhões de habitantes, algo em torno de 12% da quantidade de cidadãos que moram na Alemanha (mais de 80 milhões), por exemplo.

Os técnicos brasileiros, que não vivem lá sua melhor fase, faturaram apenas um troféu relevante em 2019/20, a Copa do Brasil, levantada por Tiago Nunes, então comandante do Athletico.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, dois times aderiram à moda global de contratar portugueses. Além do Palmeiras, agora nas mãos de Abel Ferreira, o Vasco também tem um luso no seu banco de reservas: o ex-atacante Ricardo Sá Pinto.

Já Jorge Jesus, que tanto sucesso fez por aqui, deixou o Flamengo no meio deste ano para retornar à terrinha e liderar o Benfica nesta temporada. Ele foi substituído por um espanhol, o catalão Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola.

TÍTULOS CONQUISTADOS POR TÉCNICOS PORTUGUESES EM 2019/20

Libertadores - Jorge Jesus (Flamengo)
Campeonato Brasileiro - Jorge Jesus (Flamengo)
Campeonato Ucraniano - Luís Castro (Shakhtar Donetsk)
Campeonato Português - Sérgio Conceição (Porto)
Taça de Portugal - Sérgio Conceição (Porto)
Taça da Liga Portuguesa - Braga (Rúben Amorim)