Topo

Rafael Reis

Quem joga mais pelo Real Madrid: Vinícius Júnior ou Rodrygo?

Vinicius Junior e Rodrygo são duas jovens estrelas do Real Madrid - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Vinicius Junior e Rodrygo são duas jovens estrelas do Real Madrid Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

17/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinícius Júnior tem sido um dos destaques do início de temporada do Real Madrid e vem sendo celebrado semanalmente pela imprensa espanhola. Mas quem defendeu a seleção brasileira na primeira Data Fifa pós-quarentena foi outro jovem atacante da equipe merengue, Rodrygo.

Como ambos têm praticamente a mesma idade (o ex-Flamengo é apenas seis meses mais velho), defendem o mesmo clube e atuam em faixas semelhantes de campo, é natural que exista um constante clima de comparação entre eles.

Ontem, durante sua entrevista coletiva semanal, o técnico Zinédine Zidane precisou entrar mais uma vez no tema. Questionado sobre por que tem usado mais Vinícius Jr. que Rodrygo, respondeu que conta com os dois "da mesma forma".

O discurso um tanto quanto "em cima do muro" do comandante do Real não chega a ser surpreendente. Mas o que será que os números têm a dizer a respeito da comparação entre os dois atacantes brasileiros recém-saídos da adolescência?

O "Blog do Rafael Reis" mergulhou nas estatísticas disponibilizadas pelo "WhoScored?", site que mede o desempenho em cada fundamento dos jogadores dos principais campeonatos da Europa, para tentar responder: afinal, quem jogou mais pelo Real até hoje: Vinícius Jr. ou Rodrygo?

Por ter desembarcado na Europa uma temporada antes, o carioca tem uma quantidade de partidas para serem analisadas bem maior do que o seu companheiro de time. Enquanto a cria da base do Santos só disputou 28 jogos pelo gigante espanhol, ele já foi a campo 72 vezes.

E Vinícius Jr. leva a melhor em quase todas as estatísticas que medem a participação do jogador em campo. Ele distribuiu mais assistências, chuta mais a gol, vence mais confrontos individuais contra marcados e até perde menos bolas.

Só que Rodrygo é mais eficiente justamente naquilo que mais costuma render críticas ao outro atacante brasileiro do Real: a capacidade de colocar bolas dentro da rede.

A frequência de gols anotados pelo ex-santista é quase o dobro da dos anotados pela cria do Fla. Em média, o camisa 25 precisa de quatro partidas completas para marcar uma vez. Já Vinícius Jr. necessita de sete jogos e mais alguns minutos em campo para conseguir modificar o marcador.

Na atual temporada, a situação tem sido um pouco diferente. O dono do número 20 já fez dois gols, enquanto o parceiro só passou em branco até o momento.

Tanto Vinícius Jr., quanto Rodrygo estão entre os 20 finalistas do prêmio "Golden Boy", distribuído anualmente pelo jornal italiano "Tuttosport", ao melhor jogador jovem do planeta. O favorito para conquistar o troféu neste ano é o centroavante norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund.

Atual campeão espanhol, o Real também ocupa a liderança da nova edição da liga do país campeão mundial de 2010, com dez pontos conquistados em quatro partidas. Hoje, a equipe de Zidane defende a ponta contra o Cádiz.

Esse será o último compromisso dos madrilenos antes da estreia na Liga dos Campeões da Europa. Na quarta, o adversário será o Shakhtar Donetsk, em casa. Borussia Mönchengladbach e Inter de Milão são os outros times do Grupo B, um dos mais poderosos da competição neste ano.

VINÍCIUS JÚNIOR x RODRYGO NO REAL

Jogos: 72 x 28
Gols: 10 (0,14) x 7 (0,25)
Assistências: 16 (0,22) x 4 (0,14)
Finalizações por partida: 1,68 x 0,89
Dribles por partida: 1,81 x 1,50
Passes para finalização por partida: 0,83 x 0,92
Bolas perdidas por partida: 2,11 x 2,35

Fonte: WhoScored?