Topo

Rafael Reis

Para reduzir as contas, Arsenal demite dinossauro que é mascote do clube

Arsenal demitiu o intérprete do Gunnersaurus Rex para enxugar as contas - Reprodução
Arsenal demitiu o intérprete do Gunnersaurus Rex para enxugar as contas Imagem: Reprodução

06/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de quase três décadas, os torcedores do Arsenal não verão mais o Gunnersaurus Rex pulando no gramado e brincando com os jogadores do time durante as partidas do Campeonato Inglês e de outras competições nacionais ou europeias.

Devido aos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus (Covid-19), a diretoria do clube londrino decidiu demitir mais de 55 funcionários, e um deles foi Jerry Quy, responsável por interpretar o personagem desde 1993.

Segundo o site "The Athletic", o alto comando do Arsenal concluiu que não fazia sentido continuar pagando o salário do artista se não há neste momento nenhum torcedor no estádio para ser animado pela mascote.

Apesar da demissão do intérprete, as contas nas redes sociais do Gunnersaurus continuam sendo atualizadas normalmente, já que não existe a intenção do clube de enterrar o personagem.

Ainda de acordo com o "The Athletic", a intenção dos "Gunners" é que o dinossauro gigante volte a dar as caras no Emirates Stadium assim que a presença de público nas arenas esportivas for liberada na Inglaterra.

No entanto, ainda não há nenhum posicionamento do Arsenal se Quy será recontratado quando a mascote for reativada ou se um outro funcionário assumirá a função de interagir com torcedores e atletas.

Nas redes sociais, a demissão do funcionário de longa data teve uma grande repercussão. Torcedores ingleses e também brasileiros fizeram questão de citar que, se o desejo do clube era cortar custos, melhor teria sido se livrar de algum jogador com salário milionário e pouco rendimento em campo.

O principal alvo dessas críticas é o meia alemão Mesut Özil, que recebe quase 20 milhões de euros (R$ 132,6 milhões) por ano, não disputa uma partida oficial desde março e está completamente fora dos planos do técnico Mikel Arteta.

Mesmo com esse cenário, o campeão da Copa do Mundo-2014 não foi negociado na janela de transferências, que foi encerrada ontem na Inglaterra (para transações internacionais). O camisa 10 tem contrato até o fim da temporada e deve sair de graça em julho.

Sem conseguir a classificação para a Liga dos Campeões nos últimos quatro anos, o Arsenal vem tendo um início de 2020/21 bastante promissor. A equipe já ganhou um título (Community Shield) e é a integrante do "Big Six" mais bem posicionada no Campeonato Inglês.

Com quatro rodadas já disputadas, os "Gunners" ocupam a quarta colocação da Premier League, com nove pontos. Apenas o Everton, que tem 100% de aproveitamento e já chegou a 12, pontuou mais até o momento.

Depois da Data Fifa, o primeiro compromisso do time londrino será o clássico contra o Manchester City, que ocupa uma modesta 14ª colocação. A partida será disputada no dia 17 de outubro. E, se nada mudar nos próximos dias, o Gunnersaurus terá de acompanhá-la pela televisão.