Topo

Rafael Reis

5 astros do futebol que estão "empacados" na janela de transferências

Gareth Bale está na lista de vendas desejadas pelo Real; problema é encontrar alguém disposto a comprá-lo - ANP Sport/ANP Sport via Getty Images
Gareth Bale está na lista de vendas desejadas pelo Real; problema é encontrar alguém disposto a comprá-lo Imagem: ANP Sport/ANP Sport via Getty Images

17/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências da temporada 2020/21 do futebol europeu já está rolando há alguns meses e proporcionou várias transações de impacto: as idas de Thiago Silva, Kai Havertz e Timo Werner para o Chelsea, a troca entre Miralem Pjanic e Arthur, costurada por Juventus e Barcelona, a compra dos direitos de Mauro Icardi pelo Paris Saint-Germain.

Mas, mesmo assim, vários jogadores importantes que estão abertos a negociação (por vontade própria ou desejo de clubes que desejam se livrar o quanto antes deles) ainda não conseguiram concretizar suas transações.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco nomes bastante conhecidos do futebol mundial que simplesmente "empacaram" no Mercado da Bola. Será que eles terão um final feliz até o encerramento da janela?

GARETH BALE
Meia-atacante
31 anos
Galês
Real Madrid (ESP)

Segunda contratação mais cara da história do Real Madrid, o galês custou 101 milhões de euros (R$ 630 milhões, na cotação atual) e foi o autor dos gols que deram ao clube espanhol seu título mais recente de Liga dos Campeões, em 2018. Mas, depois disso, Bale entrou em uma espécie de estado de férias permanentes no clube. Desafeto do técnico Zinédine Zidane, ele começou a ver seu tempo em campo cair consideravelmente e respondeu jogando golfe e se isolando da rotina do time. O problema é que o camisa 11 tem um salário astronômico, na casa dos 15 milhões de euros (R$ 93,8 milhões), o maior do elenco merengue. Apesar de querer se livrar de Bale, o Real não consegue encontrar algum time interessado em arcar com uma despesa desse tamanho. E o astro já deixou claro que prefere cumprir seu contrato até o fim (termina em 2022), mesmo sem jogar, a ganhar menos. Uma solução que pode resolver esse impasse é um empréstimo para outra equipe com os espanhóis arcando com parte do salário. De acordo com o jornal "Daily Mail", o Tottenham já tem um acordo nesses moldes e pode anunciar a transação em breve.

LUIS SUÁREZ
Atacante
33 anos
Uruguaio
Barcelona (ESP)

Luis Suárez - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Uma das primeiras atitudes de Ronald Koeman como técnico do Barcelona foi anunciar que não contava com Luis Suárez na construção do seu time na temporada. O que o clube catalão não imaginava é que se livrar de um atacante que marcou quase 200 gols nos últimos seis anos seria tão trabalhoso. O uruguaio até recebeu uma proposta interessante da Juventus, mas ela dependia que ele passasse em um teste de italiano para receber o passaporte do país e não contar como jogador extracomunitário. A exigência transformou a transferência em uma novela de difícil resolução. Há até a possibilidade de o Barça liberar Suárez de cumprir o último ano do seu contrato. Mas, de acordo com diferentes veículos da imprensa espanhola, o jogador só aceitaria essa ideia se recebesse integralmente o valor dos seus salários até junho de 2021.

EDIN DZEKO
Atacante
34 anos
Bósnio
Roma (ITA)

Edin Dzeko - REUTERS/Friedemann Vogel - REUTERS/Friedemann Vogel
Imagem: REUTERS/Friedemann Vogel

Autor de 19 gols na temporada passada, o veterano centroavante ainda não sabe se permanecerá na Roma em 2020/21. E, de certa forma, a culpa por essa incerteza é da indefinição que ronda o futuro de Suárez. Isso porque Dzeko é o "plano B" da Juventus para assumir sua camisa 9. Na prática, isso significa que enquanto a "Velha Senhora" não contratar ou desistir de vez de ter o uruguaio do Barcelona em seu elenco, o bósnio ficará nesse marasmo atual: à espera de uma proposta do time mais poderoso da Itália, mas sem saber se ela realmente chegará.

SAMUEL UMTITI
Zagueiro
26 anos
Francês
Barcelona (ESP)

Umtiti - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Campeão mundial com a seleção francesa em 2018, era considerado até pouco tempo atrás como um dos melhores zagueiros do planeta. Mas uma sequência interminável de problemas físicos rapidamente tirou Umtiti desse status. Com menos de 35 partidas jogadas na soma das últimas duas temporadas, o defensor entrou na lista de dispensáveis elaboradas por Koeman. A ideia do Barcelona, inclusive, era fazer um dinheirinho razoável com Umtiti para investir essa grana na reconstrução do clube. Só que as poucas propostas que chegaram ao Camp Nou não interessaram à diretoria. A melhor opção agora é tentar encaixar o zagueiro como parte do pagamento ao Lyon pela contratação do atacante Memphis Depay, um dos objetivos dos catalães. Mas para que isso aconteça, Umtiti teria de aceitar uma redução salarial.

MARIO BALOTELLI
Atacante
30 anos
Italiano
Brescia (ITA)

Balotelli - Divulgação/Brescia - Divulgação/Brescia
Imagem: Divulgação/Brescia

A passagem de Balotelli pelo Brescia foi trágica. O polêmico atacante só disputou 19 partidas, entrou em confronto com a diretoria e viu o time ser rebaixado para a segunda divisão da Itália. Em junho, chegou a circular na imprensa que o atacante havia tido seu contrato rescindido devido a questões comportamentais. Mas, pelo menos oficialmente, Mario continua ligado ao Brescia, que não tem intenção nenhuma de aproveitá-lo na Serie B. As propostas pelo jogador também andam escassas: houve uma sondagem do Cluj, da Romênia, um rumor do Genoa e nada muito além disso.