Topo

Rafael Reis

Ficou perdido? Saiba como e onde assistir a cada campeonato internacional

A Libertadores, vencida pelo Flamengo no ano passado, agora também está no SBT - Rodrigo Coca/Conmebol
A Libertadores, vencida pelo Flamengo no ano passado, agora também está no SBT Imagem: Rodrigo Coca/Conmebol

12/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Libertadores está de casa nova na TV aberta brasileira. E, depois de uma breve férias de fim de temporada, os campeonatos nacionais da Europa estão novamente começando, cada um sendo exibido em um lugar diferente.

Com tantas competições e plataformas transmitindo futebol (canais abertos, TV por assinatura e streamings), é natural que o fã de futebol acabe ficando um tanto quanto perdido.

Mas, não é preciso ficar preocupado: você não vai perder os jogos do seu time preferido por causa desse caos de informação.

O "Blog do Rafael Reis" elaborou um guia completo mostrando como e onde assistir a cada um dos principais campeonatos internacionais de futebol no Brasil nesta temporada.

LIBERTADORES: O principal e mais desejado campeonato da América do Sul deixou a Globo e ganhou um destino surpreendente, o SBT, que não vinha investindo em esportes nos últimos anos. Mas a rede de Sílvio Santos não poderá exibir todas as partidas. Parte dos jogos da Libertadores será exibida na Fox Sports e também no Facebook.

SUL-AMERICANA: Por enquanto, não há transmissão definida para o Brasil. A DAZN, que era dona dos direitos, desistiu do contrato que mantinha com a Conmebol. A Rede TV! é quem tem negociações mais avançadas para assumir o torneio, ou pelo menos parte dele, já que a entidade também quer levá-lo para a TV fechada.

LIGA DOS CAMPEÕES: Nada muda em relação à temporada passada. Os direitos no Brasil pertencem à Turner, que exibe os jogos da Champions em diferentes canais (TNT, Space e plataforma EI Plus). Algumas partidas também são transmitidas pelo Facebook do Esporte Interativo.

LIGA EUROPA: Nada muda em relação à temporada passada. Os direitos no Brasil pertencem à Disney, que deve manter o esquema usado na reta final da última edição da competição, com partidas espalhadas entre os canais ESPN e Fox Sports.

CAMPEONATO INGLÊS: Os direitos de transmissão no Brasil pertencem à Disney. As partidas serão divididas entre as diferentes plataformas da empresa (canais ESPN, Fox Sports e streamings), além da DAZN.

CAMPEONATO ESPANHOL: A situação da transmissão da competição que tem Lionel Messi como protagonista só foi resolvida aos 45 minutos do segundo tempo. Ontem, mesmo dia em que a temporada 2020/21 teve início, a Disney (ESPN e Fox Sports) fechou um acordo para continuar exibindo as partidas da liga espanhola pelos próximos cinco anos.

CAMPEONATO ITALIANO: A Serie A ganhou uma casa nova nesta temporada. Depois do rompimento do vínculo com a DAZN, a primeira divisão italiana será exibida pela Band em 2020/21. A ideia é exibir uma partida por rodada em TV aberta e outros jogos no Bandsports, que é por assinatura.

CAMPEONATO ALEMÃO: A liga nacional que tem o Bayern de Munique, atual campeão europeu, não renovou com a Disney e também deve pintar na TV aberta neste ano. A Band está próxima de anunciar um acordo com a Bundesliga. A princípio, as transmissões devem obedecer à mesma regra do Italiano: um jogo por rodada em seu canal principal e vários na TV fechada.

CAMPEONATO FRANCÊS: Por enquanto, nenhum canal brasileiro parece disposto a exibir semanalmente as apresentações de Neymar com a camisa do Paris Saint-Germain. A DAZN, que transmitia o Campeonato Francês na última temporada, abdicou desse direito e não foi substituída por nenhuma outra empresa. A única opção de transmissão é o TV5 Monde, canal à la carte (e em francês) oferecido pelas operadoras Net/Claro e Sky.

OUTROS: Além dos campeonatos mais tradicionais, o torcedor brasileiro tem outras várias opções para assistir competições internacionais de futebol pela televisão ou em plataformas de streaming.

O Grupo Band, por exemplo, transmite o Campeonato Russo tanto em seu canal aberto quanto no Bandsports. A RedeTV! exibe partidas do Turco e também do Mexicano.

A primeira divisão da China faz parte do portfólio de eventos da ESPN, assim como a MLS (Major League Soccer) norte-americana, o Português e a versão feminina da Liga dos Campeões. A Fox Sports, também da Disney, exibe a liga portuguesa em parceria com sua co-irmã e é a casa do Holandês.

A Turner (Esporte Interativo) transmite da Liga das Nações da Europa, torneio de seleções da Uefa, enquanto a DAZN, mesmo com seu encolhimento no Brasil, ainda transmite a segundona da Itália, além de MLS, Turco e Mexicano.

Há ainda várias copas nacionais espalhadas pelos mais diferentes canais e plataformas.