Topo

Rafael Reis

7 estrangeiros para seu time contratar mesmo com a janela fechada no Brasil

Mario Mandzukic foi vice-campeão da Copa-2018 e agora está livre no mercado -  Dan Mullan/Getty Images
Mario Mandzukic foi vice-campeão da Copa-2018 e agora está livre no mercado Imagem: Dan Mullan/Getty Images

30/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para que clubes brasileiros contratem jogadores que estão no exterior vai ficar fechada até outubro. Mesmo assim, há uma possibilidade legal para que os times daqui se reforcem com atletas que vivem em outros países.

Os negócios estão liberados e podem ser realizados normalmente, mesmo fora do período da janela, desde que o jogador contratado não tenha vínculo com nenhuma equipe.

Foi assim que o Flamengo conseguiu repor a saída do lateral direito Rafinha com a chegada do chileno Mauricio Isla, ex-Juventus, Olympique de Marselha e que havia deixado o Fenerbahçe no fim da temporada europeia.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete outros jogadores estrangeiros que, assim como Isla, estão livres no Mercado da Bola e poderiam ser contratados por times brasileiros imediatamente, mesmo com a janela de transferências fechada.

MARIO MANDZUKIC
Atacante
34 anos
Croata

Mandzukic - NurPhoto via Getty Images - NurPhoto via Getty Images
Mandzukic em ação pelo Al Duhail, seu último clube
Imagem: NurPhoto via Getty Images

A princípio, o nome do centroavante que foi vice-campeão mundial com a seleção croata na Copa-2018 e que já defendeu clubes do porte de Bayern de Munique, Atlético de Madri e Juventus parece fora da realidade do futebol brasileiro. Mas a verdade é Mandzukic não tem tantas opções assim para a sequência da sua carreira. O atacante foi dispensado pelo Al-Duhail, do Qatar, porque o clube precisava abrir uma vaga de estrangeiro para a chegada do brasileiro Dudu (ex-Palmeiras) e, desde então, não conseguiu se acertar com nenhuma equipe. Para piorar, o Mercado da Bola tem outras opções de atacantes veteranos que também estão disponíveis e são melhores que ele, como Edinson Cavani e Luis Suárez, o que diminui bastante suas chances de arranjar uma vaguinha interessante na Europa.

EZEQUIEL GARAY
Zagueiro
33 anos
Argentino

Garay - David Aliaga/MB Media/Getty Images - David Aliaga/MB Media/Getty Images
Ezequile Garay, jogador do Valencia
Imagem: David Aliaga/MB Media/Getty Images

Zagueiro com experiência de já ter uma disputado uma final de Copa do Mundo, em 2014, o argentino passou boa parte do último dos quatro anos em que vestiu a camisa do Valencia recuperando-se de uma cirurgia no joelho, o que prejudicou bastante as negociações para o futuro de sua carreira. Devido à idade elevada e também por causa das dúvidas a respeito da sua condição física, Garay já não tem mais um mercado tão farto assim na Europa e provavelmente terá de descer uns degraus em relação ao que tinha no Valencia. Por isso, voltar à América do Sul pode ser uma opção interessante.

ANTONIO VALENCIA
Lateral direito
35 anos
Equatoriano

Antonio Valencia - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Antonio Valencia em ação pelo Manchester United
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Um dos jogadores equatorianos mais bem sucedidos da história, Valencia passou uma década no Manchester United e até foi capitão da tradicional equipe inglesa. No ano passado, decidiu retornar ao seu país-natal para defender a LDU, mas a experiência durou apenas 12 meses. Desde julho, o lateral direito está sem contrato e em busca de um novo clube para defender. O veterano já foi oferecido para Flamengo, Corinthians e equipes dos Estados Unidos. Valencia não tem mais tanta força física e velocidade, mas, no quesito técnica, ainda está bem acima da média dos laterais sul-americanos.

MARTÍN CAMPAÑA
Goleiro
31 anos
Uruguaio

Campaña - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Martín Campana, goleiro uruguaio ex-Independiente
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Reserva da seleção uruguaia na última Copa do Mundo, passou os últimos cinco anos na Argentina defendendo o Independiente, clube pelo qual conquistou a Copa Sul-Americana de 2017. Com salários atrasados, Campaña conseguiu na Justiça a rescisão do seu contrato e está livre para negociar seu futuro com a equipe que bem entender. De acordo com vários veículos da imprensa argentina, um dos clubes que chegaram a demonstrar interesse em contratar o arqueiro uruguaio é o Atlético-MG.

CARLOS SÁNCHEZ
Volante
34 anos
Colombiano

Homônimo do meia santista, que é uruguaio, o volante colombiano é um autêntico cão de guarda acostumado a jogar logo à frente da defesa e, de vez em quando, até quebra o galho no miolo de zaga. Dono de uma carreira de bastante sucesso na Europa, com passagens por times de médio escalão de Itália e Espanha, ele teve poucas oportunidades no West Ham na última temporada, o que atrapalha bastante sua reinserção no mercado europeu. Mas, para o cenário sul-americano, ainda é um nome dos mais interessantes.

GASTÓN SILVA
Lateral esquerdo
26 anos
Uruguaio

Gastón Silva - Adam Nurkiewicz/Getty Images - Adam Nurkiewicz/Getty Images
Gáston Silva, zagueiro e lateral esquerdo uruguaio
Imagem: Adam Nurkiewicz/Getty Images

Nome mais jovem desta lista, o uruguaio faz parte de convocações da seleção desde 2014, esteve na última Copa do Mundo e também tem experiência europeia (defendeu Granada e Torino). Assim como Campaña, Gastón Silva rescindiu com o Independiente, clube que defendia desde 2017, devido a atrasos salariais. Polivalente, atua como lateral esquerdo e zagueiro com a mesma desenvoltura. Gastón Silva até chegou a ser sondado pelo Benfica, mas o negócio não avançou. Com isso, seu destino pode acabar sendo algum dos clubes mais poderosos da América do Sul.

JEFFERSON MONTERO
Meia-atacante
30 anos
Equatoriano

Experiência não falta ao meia-atacante equatoriano. Montero defende a seleção desde que tinha 18 anos, jogou a Copa do Mundo de 2014 e passou a maior parte da carreira em times de Espanha e Inglaterra. Nas duas últimas temporadas, atuou na segundona inglesa por Swansea City, West Bromwich e Birmingham, mas não conseguiu se firmar em nenhum desses três clubes. A fase ruim na Europa pode fazer com que o meia-atacante retorne ao futebol sul-americano nesta temporada. Nos últimos meses, Montero chegou a ser apontado como possível reforço do Cruzeiro.