Topo

Rafael Reis

Herói do Bayern nasceu no PSG e teve de ir embora por espaço para estrelas

Coman comemora seu gol, que deu o título europeu ao Bayern de Munique - Pool/Getty Images
Coman comemora seu gol, que deu o título europeu ao Bayern de Munique Imagem: Pool/Getty Images

23/08/2020 18h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A "lei do ex" decidiu a Liga dos Campeões. Kingsley Coman, o homem que deu ao Bayern de Munique seu sexto título europeu, nasceu para o futebol no Paris Saint-Germain e só foi embora de lá porque não havia espaços para garotos no projeto de crescimento internacional do clube.

O atacante, que cabeceou para marcar o único gol da decisão em Lisboa, nasceu na capital francesa, há 24 anos, e passou oito temporadas atuando nas categorias de base da equipe de sua cidade.

Promovido ao time principal em 2013, quando tinha apenas 16 anos, disputou só quatro partidas e ficou em campo por 55 minutos antes de os planos dos qatarianos que mandam no PSG mudarem radicalmente os rumos de sua carreira.

Com o desejo de se encher de estrelas (como Zlatan Ibrahimovic e Edinson Cavani) para um dia conquistar a Europa, o clube não tinha espaço para que suas jovens promessas amadurecessem por lá.

Por causa disso, acabou permitindo que Coman se mandasse para a Juventus. E sem custo nenhum.

O atacante passou só um ano na Itália. Em 2015, foi emprestado para o Bayern de Munique. Depois de duas temporadas, teve os direitos econômicos comprados pelos bávaros.

Aos 24 anos, acumula uma galeria de medalhas que poucos jogadores podem ser orgulhar de possuir. Já ganhou dois títulos franceses, dois italianos, cinco alemães e, agora, uma Liga dos Campeões. Coman foi campeão nacional em simplesmente todos os anos de sua trajetória como profissional.

Curiosamente, sua escalação na decisão contra o PSG foi a surpresa armada por Hans-Dieter Flick para bagunçar a defesa adversária. O francês vinha sendo preterido por Ivan Perisic na reta final da Champions por ainda não ter recuperado sua melhor forma física devido a um problema muscular.

Mas, na hora do vamos ver, o técnico do Bayern apelou para o jogador que foi embora de Paris porque não era uma estrela. E que agora se tornou o astro que desbancou o PSG e fez dos alemães os vencedores da Champions mais uma vez.