PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

Thiago, Diego Carlos, Mukiele: quem o Liverpool deseja contratar na janela?

Thiago Alcântara pode ser o principal reforço do Liverpool para 2020/21 - Getty Images
Thiago Alcântara pode ser o principal reforço do Liverpool para 2020/21 Imagem: Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

14/08/2020 04h20

Quais são os reforços mais desejados pelos principais clubes da Europa para a próxima temporada? E quem são os jogadores que podem deixar essas equipes e buscar novos rumos durante a janela de transferências?

Nas últimas semanas, o "Blog do Rafael Reis" vem respondendo essas perguntas. A cada sexta-feira, é apresentado o raio-x completo sobre o comportamento de uma equipe do primeiro escalão do Velho Continente no Mercado da Bola.

Nesta semana, apresentamos a janela do Liverpool, atual campeão inglês e vencedor da última edição da Liga dos Campeões. Abaixo, você saberá quem os ingleses já contrataram, venderam, pretendem levar para Anfield e podem negociar ao longo dos próximos meses.

Quem o Liverpool já contratou?

Kostas Tsimikas (LE, GRE, Olympiacos) - 13 milhões de euros

Quem o Liverpool já perdeu?

Dejan Lovren (Z, CRO, Zenit São Petersburgo) - 12 milhões de euros
Adam Lallana (MA, ING, Brigton) - sem custo
Nathaniel Clyne (LD, ING) - a definir
Andy Lonergan (G, ING) - a definir

Quem volta ao Liverpool após empréstimo?

Loris Karius (G, ALE, Besiktas)
Harry Wilson (MA, ING, Bournemouth)
Sheyi Ojo (MA, ING, Rangers)
Marko Grujic (M, SER, Hertha Berlim)
Taiwo Awoniyi (A, NIG, Mainz)
Ben Woodburn (MA, GAL, Oxford)
Ovie Ejaria (M, ING, Reading)

Quem o Liverpool quer contratar?

O Liverpool tem uma política de contratações muito bem definida. Há anos, prefere se reforçar com jogadores de potencial, mas que ainda não estouraram no cenário europeu, a investir pesado em nomes consagrados. E, nesta janela de transferências, ainda mais com os problemas econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não será diferente.

Após a chegada do lateral esquerdo Kostas Tsimikas, os objetivos de Klopp são conseguir um reserva também para a direita, onde Trent Alexander-Arnold é soberano, e adicionar mais um ou dois zagueiros ao elenco.

Para a lateral, a prioridade é o francês Nordi Mukiele, do RB Leipzig. De acordo com o jornal "Daily Express", o jogador de 22 anos conquistou o treinador alemão porque é bastante polivalente e também pode ocupar uma vaga no meio-campo ou ser deslocado para o miolo de zaga.

Já na faixa central da defesa, o leque de opções é maior. O brasileiro Diego Carlos, do Sevilla, vem sendo apontado pela imprensa inglesa como uma delas. O argelino Aïssa Mandi (Betis) e o turco Ozan Kabak (Schalke 04) são outros nomes que têm sido comentados por lá.

A única exceção à regra informal de fugir dos medalhões deve ser o meia Thiago Alcântara, que defende a seleção espanhola. O camisa 6 do Bayern de Munique decidiu não renovar com a equipe alemã, já anunciou sua intenção de buscar uma nova equipe e tem só mais um ano de contrato a cumprir.

Por isso, seu preço foi lá para baixo. A situação chamou a atenção do Liverpool, time favorito para contratá-lo. Segundo o jornal alemão "Bild", os Reds pretendem contratar o jogador por cerca de 25 milhões de euros (R$ 160,7 milhões), mas os bávaros querem um pouco mais de dinheiro para liberar o meio-campista.

Quem o Liverpool pode perder?

Alisson, Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Jordan Henderson, Mohamed Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané. A espinha dorsal do Liverpool que tantas alegrias deu aos seus torcedores nos últimos dois anos deve continuar vestindo vermelho na próxima temporada. Afinal, não há muitos clubes no mundo com poderio financeiro para pagar o que esses jogadores custariam.

Dos atletas que costumam ser mais utilizados pelo Jürgen Klopp, o que mais tem chance de ser negociado é o zagueiro camaronês Joel Matip, que vem sendo apontado pela imprensa inglesa como um dos favoritos do Paris Saint-Germain para substituir o capitão Thiago Silva.

No mais, os jogadores que o Liverpool deve liberar para negócio são aqueles que já vinham sendo emprestados para equipes menores nos últimos anos. O meia sérvio Marko Grujic interessa aos alemães Hertha Berlim e Borussia Mönchengladbach. O meia-atacante Ben Woodburn pode ir para o Fortuna Düsseldorf. E o goleiro Loris Karius, vilão da final de 2018 da Champions, interessa a Montpellier e Hannover.