Topo

Rafael Reis

Problema para o PSG: Neymar é 25% pior quando não tem companhia de Mbappé

Neymar e Mbappé comemoram gol; dupla deve ser desfeita contra a Atalanta - Philippe DESMAZES / AFP
Neymar e Mbappé comemoram gol; dupla deve ser desfeita contra a Atalanta Imagem: Philippe DESMAZES / AFP

09/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Thomas Tuchel e os torcedores do Paris Saint-Germain estão de cabelo em pé com a alta possibilidade de não contarem com Kylian Mbappé no jogo mais importante da temporada até o momento, contra a Atalanta, nesta quarta-feira, que vale vaga na semifinal da Liga dos Campeões da Europa.

E os motivos vão muito além daquilo que o jovem astro de 21 anos costuma produzir dentro de campo.

Os números mostram que Neymar, o outro protagonista da equipe que manda no futebol da França e busca seu primeiro título continental, costuma ter um desempenho 25,5% pior quando não tem ao seu lado o camisa 7.

Desde que desembarcou em Paris, a estrela brasileira disputou 19 partidas sem a companhia de Mbappé. Nesses jogos, participou ativamente de 20 gols (13 marcados por ele mesmo e sete assistências).

A média de 1,05 gol por partida está longe de ser ruim. Pelo contrário, é ótima. Mesmo assim, passa longe da produtividade que o ex-jogador de Santos e Barcelona apresenta quando pode concretizar a parceria que faz o torcedor do PSG sorrir.

Com Mbappé ao seu lado, a média de gols criados por Neymar sobe para 1,41 por jogo. Foram 57 finalizações dentro da rede e 32 passes para companheiros marcarem (89 gols no total) ao longo de 63 partidas disputadas.

O impacto da ausência do francês no futebol do brasileiro pode ser notado na última apresentação oficial do PSG antes da retomada da Liga dos Campeões.

"Sozinho", Neymar teve uma atuação bem abaixo da sua média no empate por 0 a 0 contra o Lyon, no dia 31 de julho, na decisão da Copa da Liga Francesa. Após 120 minutos sem gols e com poucas chances criadas, a equipe da capital só conseguiu o título na disputa de pênaltis.

Mbappé sofreu uma entorse no tornozelo em outra final, a Copa da França, há duas semanas. Apesar de estar se tratando diariamente para reforçar o time na Champions, é pouco provável que ele tenha condições de enfrentar a Atalanta.

"Decidimos fazer uma análise da situação no sábado com o médico, para descobrir se é possível que ele esteja no banco de reservas. Mas não espero muito", disse Tuchel, em entrevista à rede de TV beIN Sports.

Além do artilheiro do time na temporada (18 gols), o treinador alemão também não deve contar com o meia italiano Marco Verratti, com uma lesão na panturrilha. O argentino Ángel di María, outro destaque da equipe, já é desfalque certo porque terá de cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos.

A partida entre PSG e Atalanta será a primeira das quartas de final da Champions neste ano. O confronto também inaugurará o sistema de "mata-mata em jogo único disputado em Portugal", instituído pela Uefa para amenizar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e conseguir encerrar a temporada.

Além dos campeões franceses e da surpresa italiana, Manchester City, Lyon, RB Leipzig, Atlético de Madri, Barcelona e Bayern de Munique também continuam vivos na briga pelo troféu interclubes mais cobiçado do futebol mundial.

O campeão europeu de 2019/20 será conhecido no dia 23 de agosto. A decisão será jogada no estádio da Luz, em Lisboa, mesmo palco do próximo compromisso de Neymar e cia.

NEYMAR COM MBAPPÉ
Jogos: 63
Gols: 57 (0,90 por partida)
Assistências: 32 (0,51 por partida)
Participações: 89 gols (1,41 por partida)

NEYMAR SEM MBAPPÉ
Jogos: 19
Gols: 13 (0,68 por partida)
Assistências: 7 (0,37 por partida)
Participações: 20 gols (1,05 por partida)