Topo

Rafael Reis

Pior Barça da era Messi sobrevive, mas risco de vexame ante o Bayern é alto

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Messi sobre o Napoli - David Ramos/Getty Images
Jogadores do Barcelona comemoram gol de Messi sobre o Napoli Imagem: David Ramos/Getty Images

08/08/2020 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na temporada 2012/13, o Barcelona encontrou o Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O resultado desse encontro foi desastroso: derrota por 7 a 0 no placar agregado das duas partidas do mata-mata.

Sete ano depois, o "pior Barça da era Messi" conseguiu evitar o vexame de cair nas oitavas de final do torneio interclubes mais importante do planeta ante o sétimo colocado do Campeonato Italiano.

Com o craque argentino em primeiro tempo de melhor do mundo, meteu 3 a 1 no Napoli e assegurou um lugar no "Final 8" do Champions, que será disputado a partir da próxima quarta-feira em Portugal.

Só que as boas notícias acabam por aí. Na sexta, o time catalão terá um novo encontro com o Bayern, desta vez pelas quartas da competição continental. E o risco de passar vergonha é ainda maior do que era em 2013.

Isso porque os bávaros são cada vez mais favoritos para levantarem a "Orelhuda". Desde a retomada do futebol no pós-quarentena, já são 12 vitórias consecutivas... nada menos que 100% de aproveitamento.

O 12º triunfo foi bem tranquilo. A equipe, que já havia feito 3 a 0 no Chelsea no jogo lá de março, ganhou por 4 a 1 dos ingleses neste sábado. Resultado final do mata-mata: uma sonora goleada por 7 a 1, quase o mesmo placar aplicado sobre o Barça há sete anos.

Robert Lewandowski, sério candidato ao posto de craque máximo do planeta em 2019/20, não passou em branco. Óbvio. Com os dois gols marcados hoje (um deles de pênalti), o artilheiro da Champions já soma 13 bolas nas redes na competição.

É claro que o Barcelona pode reverter todo o favoritismo do Bayern e conseguir a vaga para a semifinal, ainda mais em jogo único e se Messi estiver inspirado. Mas essa seria uma zebra danada.

Pelo que os dois times vêm apresentando ao longo da temporada, é bem provável que a classificação fique mesmo com os alemães. E não será nenhum absurdo se ela for conquistada acompanhada de um vexame catalão.

A decisão da Champions está marcada para o dia 23 de agosto e será jogada no estádio da Luz, em Lisboa. A casa do Benfica também será o palco do Barcelona x Bayern, que reunirá os dois únicos quadrifinalistas que já venceram o torneio.

Como serão as quartas de final da Champions

12/08 - Atalanta (ITA) x Paris Saint-Germain (FRA)
13/08 - RB Leipzig (ALE) x Atlético de Madri (ESP)
14/08 - Barcelona (ESP) x Bayern (ALE)
15/08 - Manchester City (ING) x Lyon (FRA)