PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Rafael Reis


Rafael Reis

CR7, Alaba e Matheus Cunha: quem o PSG deseja para a próxima temporada?

Cristiano Ronaldo é o maior sonho do PSG para a próxima temporada - MARCO BERTORELLO/AFP
Cristiano Ronaldo é o maior sonho do PSG para a próxima temporada Imagem: MARCO BERTORELLO/AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

07/08/2020 04h20

Quais são os reforços mais desejados pelos principais clubes da Europa para a próxima temporada? E quem são os jogadores que podem deixar essas equipes e buscar novos rumos durante a janela de transferências?

Nas últimas semanas, o "Blog do Rafael Reis" vem respondendo essas perguntas. A cada sexta-feira, é apresentado o raio-x completo sobre o comportamento de uma equipe do primeiro escalão do Velho Continente no Mercado da Bola.

Nesta semana, apresentamos a janela do Paris Saint-Germain, atual tricampeão nacional e um dos favoritos para vencer a Liga dos Campeões nesta temporada. Abaixo, você saberá quem os franceses já contrataram, venderam, pretendem levar para o Parc des Princes e podem negociar ao longo dos próximos meses.

Quem o PSG já contratou?

Mauro Icardi (A, ARG, Inter de Milão) - 50 milhões de euros

Quem o PSG já perdeu?

Edinson Cavani (A, URU) - a definir
Thomas Meunier (LD, BEL, Borussia Dortmund) - sem custo
Adil Aouchiche (M, FRA. Saint-Étienne) - sem custo
Tanguy Nianziou (Z, FRA, Bayern de Munique) - sem custo

Quem volta ao PSG após empréstimo?

Alphonse Aréola (G, FRA, Real Madrid)
Jesé (MA, ESP, Sporting)

Quem estava emprestado ao PSG e vai embora?

Sergio Rico (G, ESP, Sevilla)

Quem fica sem contrato com o PSG?

Thiago Silva (Z, BRA)
Eric Maxim Choupo-Moting (A, CAM)

Quem o PSG quer contratar?

Depois de torrar verdadeiras fortunas nas últimas temporadas, o clube prometeu que faria uma janela de transferências mais modestas neste ano. Mas os principais rumores nos quais o PSG tem se metido não têm nada de modestos.

A especulação mais midiática veio à tona nesta semana. De acordo com a revista "France Football", Cristiano Ronaldo está insatisfeito na Juventus e gostaria de se mudar a Paris para se unir a Neymar e Mbappé. Ainda segundo a publicação, se não fosse a pandemia do novo coronavírus, o negócio tinha boas chances de ser concretizado. Mas, no cenário atual, ficou mais improvável.

Outro nome de peso que interessa ao PSG é o zagueiro/lateral esquerdo austríaco David Alaba. Segundo o jornal alemão "Bild", os franceses pretendem aproveitar que o contrato do jogador com o Bayern de Munique está no fim (vence em junho de 2021) para conseguir um precinho mais camarada por ele.

Ciente da dificuldade de contratar Cristiano Ronaldo e Alaba, o clube também já tem "planos B" para o ataque e para o miolo de zaga. Na frente, um dos nomes cogitados é o brasileiro Matheus Cunha, que se destacou com a camisa do Hertha Berlim na segunda metade da temporada. Já o setor defensivo pode receber o camaronês Joel Matip, que foi para o banco do Liverpool.

O PSG ainda pretende acertar as chegadas de um novo lateral direito e de mais um meio-campista. No entanto, esses nomes devem realmente ser mais discretos. Para a lateral, o favorito é Léo Dubois, do Lyon. No meio, o cenário é mais indefinido. A tendência é que o time invista em algum jovem destaque do futebol francês para completar elenco e ganhar experiência.

Quem o PSG pode perder?

Desta vez, Neymar e Kylian Mbappé, as duas principais estrelas da constelação parisiense, parecem estar seguros. A crise econômica provocada pela Covid-19 congelou os interesses de Barcelona e Real Madrid pelos astros brasileiro e francês, respectivamente.

Mesmo assim, o PSG deve encarar a próxima temporada sem pelo menos três dos seus titulares dos últimos anos. O atacante Edinson Cavani e o lateral direito Thomas Meunier já foram embora. E o próximo a tomar o mesmo caminho será o capitão Thiago Silva. O zagueiro brasileiro estendeu seu contrato só até o fim da Liga dos Campeões e deve ter um novo clube depois das férias.

Dos outros jogadores importantes do elenco de Thomas Tuchel, o único mais ameaçado de ir embora é o meia Idrissa Gueye. De acordo com o jornal português "Record", o senegalês gostaria de retornar ao Campeonato Inglês, onde atuava até a temporada passada, e vem sendo namorado por Manchester United e Wolverhampton.

Rafael Reis