PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

"Champions dos virgens" já tem 6 não-campeões nas quartas de final

Gabriel Jesus comemora gol do Manchester City contra o Real Madrid - Nick Potts/POOL/AFP
Gabriel Jesus comemora gol do Manchester City contra o Real Madrid Imagem: Nick Potts/POOL/AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

07/08/2020 17h59

A temporada 2019/20 da Liga dos Campeões tem grandes chances de ter um campeão inédito. E essa não é a minha opinião, mas sim uma simples constatação matemática.

Ao eliminarem Real Madrid (13 títulos) e Juventus (dois títulos), Manchester City e Lyon se juntaram ao grupo que já tinha desde março Paris Saint-Germain, Atalanta, RB Leipzig e Atlético de Madri, todos ainda em busca do primeiro troféu da principal competição interclubes do planeta.

É isso mesmo: nenhum dos seis times confirmados nas quartas de final da Champions já se sagrou campeão europeu. E o Atleti, vice em 1974, 2014 e 2016, é o único que frequentou decisões.

Como o desenho dos mata-matas finais do torneio continental já está devidamente montado, sabemos de antemão que pelo menos três semifinalistas virão desse grupo de "virgens ambiciosos".

E ao menos um deles estará no estádio da Luz, em Lisboa (Portugal), no dia 23 de agosto, para jogar a vida em busca da inédita "Orelhuda".

Mas pelo menos nos confrontos previstos para este sábado, que fecham as oitavas e completam os quadrifinalistas, os times mais vencedores da Champions são favoritos.

Só no EI Plus você assiste ao vivo a 100% dos jogos da Champions League! Assine agora pelo UOL Esporte Clube!

O Bayern de Munique (cinco títulos) já meteu 3 a 0 no Chelsea (um título) na partida de ida, ainda vai atuar em casa e só não se classificará em caso de uma hecatombe.

Já o Barcelona (cinco títulos), mesmo em crise, só precisa de um 0 a 0 contra o Napoli (sem título) para avançar. Em condições normais de pressão e temperatura, também tem tudo para avançar.

A última vez que a Liga dos Campeões consagrou um vencedor inédito foi em 2012, quando o Chelsea derrotou justamente o Bayern, seu adversário nas oitavas deste ano.

Depois, só multicampeões tiveram vez no prestigiado torneio. O Real, maior ganhador da história, faturou quatro taças. Bayern, Barcelona e Liverpool (seis títulos) levantaram o troféu uma vez cada.

Como serão as quartas de final da Champions

12/08 - Atalanta (ITA) x Paris Saint-Germain (FRA)
13/08 - RB Leipzig (ALE) x Atlético de Madri (ESP)
14/08 - Napoli (ITA) ou Barcelona (ESP) x Chelsea (ING) ou Bayern (ALE)
15/08 - Manchester City (ING) x Lyon (FRA)