Topo

Rafael Reis

Próxima Champions já começa neste sábado e terá estreante na fase de grupos

Istambul Basaksehir, de Robinho, é a novidade na fase de grupos da próxima Champions - Anadolu Agency via Getty Images
Istambul Basaksehir, de Robinho, é a novidade na fase de grupos da próxima Champions Imagem: Anadolu Agency via Getty Images

03/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Liga dos Campeões da Europa retorna neste fim de semana. Mas não apenas a edição deste ano da principal competição interclubes do planeta...

No sábado, enquanto Bayern de Munique x Chelsea e Barcelona x Napoli estiverem decidindo as duas últimas vagas nas quartas de final do torneio, quatro equipes estarão em campo na Suíça dando o pontapé inicial para a próxima temporada da Champions.

Tre Fiori (San Marino), Linfield (Irlanda do Norte), Drita (Kosovo) Inter Club d'Escaldes (Andorra) abrirão o caminho para as fases preliminares do campeonato europeu, que reunirão até 55 times.

Serão seis rodadas de mata-matas até o fim de setembro para definir os últimos seis participantes da fase de grupos. Várias equipes tradicionais, como Ajax, Benfica, Dínamo de Kiev e Celtic, estarão envolvidas nesses duelos.

A etapa principal está marcada para começar no dia 20 de outubro e já conhece 24 das suas 32 equipes participantes —faltam as seis vagas das etapas preliminares e as destinadas aos vencedores da Champions e da Liga Europa.

O único estreante já garantido na fase de grupos é o Istambul Basaksehir, time dos brasileiros Júnior Caiçara e Robinho, que acabou com a hegemonia de Besiktas-Fenerbahce-Galatasaray e conquistou pela primeira vez na história o título turco.

Atalanta e RB Leipzig, duas das sensações da Liga dos Campeões neste ano e que ainda continuam vivas na briga pelo troféu mais desejado da Europa, também estão asseguradas na próxima temporada.

Essa situação, de duas edições da Champions serem disputadas simultaneamente não é algo corriqueiro. Normalmente, as fases preliminares de uma competição começam poucos dias depois da decisão da anterior.

Mas todo esse planejamento habitual caiu por terra devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que bagunçou as competições de futebol no planeta inteiro. A Liga dos Campeões, por exemplo, foi paralisada no começo de março, no meio das quartas de final, e ficou cinco meses paralisada até a retomada.

A final da Champions 2020/21 está prevista para o dia 29 de maio do próximo ano e será jogada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. O local seria a sede da decisão da atual temporada antes das mudanças de calendário e regulamento provocadas pela pandemia.

Devido à proliferação da Covid-19, a fase final desta edição (a partir das quartas) da Liga dos Campeões será disputada toda em jogos únicos e em um só país, Portugal. O campeão europeu será conhecido no dia 23 de agosto, no estádio da Luz, em Lisboa.

Conheça os times já garantidos na fase de grupos:

Atalanta (ITA)
Atlético de Madri (ESP)
Barcelona (ESP)
Bayern de Munique (ALE)
Borussia Dortmund (ALE)
Borussia Mönchengladbach (ALE)
Brugge (BEL)
Chelsea (ING)
Inter de Milão (ITA)
Istambul Basaksehir (TUR)
Juventus (ITA)
Lazio (ITA)
Lokomotiv Moscou (RUS)
Liverpool (ING)
Manchester City (ING)
Manchester United (ING)
Olympique de Marselha (FRA)
Paris Saint-Germain (FRA)
Porto (POR)
RB Leipzig (ALE)
Real Madrid (ESP)
Sevilla (ESP)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Zenit São Petersburgo (RUS)