Topo

Rafael Reis

Lautaro, Neymar, Ndombélé: quem o Barcelona quer contratar para 2020/2021?

Lautaro Martínez é o objetivo número 1 do Barcelona para a próxima janela de transferências - AFP
Lautaro Martínez é o objetivo número 1 do Barcelona para a próxima janela de transferências Imagem: AFP

17/07/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quais são os reforços mais desejados pelos principais clubes da Europa para a próxima temporada? E quem são os jogadores que podem deixar essas equipes e buscar novos rumos durante a janela de transferências?

A partir de hoje, o "Blog do Rafael Reis" passa a responder essas perguntas. A cada sexta-feira, será apresentado o raio-x completo sobre o comportamento de uma equipe do primeiro escalão do Velho Continente no Mercado da Bola.

Para começar, apresentamos a janela do Barcelona, uma das equipes estrangeiras mais queridas do torcedor brasileiro. Abaixo, você saberá quem os catalães já contrataram, venderam, pretendem levar para o Camp Nou e podem negociar ao longo dos próximos meses.

Quem o Barcelona já contratou?

Miralem Pjanic (M, BOS, Juventus) - 60 milhões de euros
Trincão (MA, POR, Braga) - 31 milhões de euros
Pedri (MA, ESP, Las Palmas) - 5 milhões de euros

Quem o Barcelona já vendeu?

Arthur (M, BRA, Juventus) - 72 milhões de euros
Carles Pérez (MA, ITA, Roma) - 11 milhões de euros
Marc Cucurella (MA, Getafe) - 10 milhões de euros

Os dois últimos já estavam emprestados aos times que compraram seus direitos econômicos

Quem volta ao Barcelona após empréstimo?

Philippe Coutinho (M, BRA, Bayern de Munique)
Matheus Fernandes (M, BRA, Valladolid)
Rafinha (M, BRA, Celta)
Carles Aleñá (M, ESP, Betis)
Jean-Clair Todibo (Z, FRA, Schake 04)
Juan Miranda (LE, ESP, Schalke 04)
Moussa Wagué (LD, SEN, Nice)
Oriol Busquets (V, ESP, Twente)

Quem fica sem contrato com o Barcelona?

Arda Turan (MA, TUR)

Quem o Barcelona quer contratar?

O nome que encabeça a lista de desejos do Barça para a próxima temporada é Lautaro Martínez. As conversas com o atacante da Inter de Milão já se arrastaram há meses, mas ainda parecem longe de um desfecho. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", os italianos estão dispostos a dobrar o salário do jogador para tentar convencê-lo a não se mudar para a Catalunha.

A equipe culé também tem interesse em escrever novos capítulos da "novela Neymar". No entanto, devido à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e ao crescimento nas chances do Paris Saint-Germain de vencer a Liga dos Campeões, a possibilidade desse negócio acontecer nos próximos meses é bem pequena.

O técnico Quique Setién também deseja a chegada de novos nomes para o miolo de zaga e para o meio-campo catalão. Na defesa, o favorito para chegar é o jovem Eric García, criado nas canteras do clube, mas que está desde 2017 no Manchester City.

Já no meio, o leque de opções é um pouco mais amplo. Os reforços mais prováveis são os franceses Mattéo Guendouzi, do Arsenal, e Tanguy Ndombélé, que não deu certo no Tottenham. O português Bernardo Silva, do Manchester City, é um sonho mais distante por causa do preço elevado.

Quem o Barcelona pode vender?

Apesar do fim do empréstimo ao Bayern de Munique, Philippe Coutinho dificilmente retornará ao elenco do Barcelona. Queimado com a torcida e com a imprensa catalã, ele tem sido oferecido a diferentes clubes da Inglaterra e pode pintar no Arsenal ou no Newcastle na próxima temporada.

Assim como aconteceu com Arthur, vários outros jogadores do Barça podem ser usados como "moedas de troca" para a chegada de reforços. O meia croata Ivan Rakitic e o lateral esquerdo Júnior Firpo são dois desses nomes que podem ser cedidos para baratear novas contratações.

O atacante francês Ousmane Dembélé também pode ser incluído em alguma negociação (talvez na de Neymar), mas tem mercado por si só. De acordo com a ESPN, ele recebeu uma proposta do Manchester United no começo da semana, mas, por enquanto, rejeitou a transferência.