Topo

Rafael Reis

Quem é o melhor brasileiro no futebol europeu pós-pandemia? Veja o top 10

Melhores brasileiros no pós-pandemia - Montagem
Melhores brasileiros no pós-pandemia Imagem: Montagem

14/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aos 31 anos, Willian só tem contrato com o Chelsea até o fim da temporada. Mas, se depender da bola que ele tem jogado desde a retomada do futebol na Inglaterra, não vai ser difícil para o meia-atacante encontrar um outro clube do primeiro escalão disposto a contratá-lo.

O jogador, que disputou as duas últimas edições da Copa do Mundo, é o melhor brasileiro em ação na elite da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha) no pós-pandemia. E essa avaliação não foi feita por nenhum humano.

Quem elegeu Willian como o maior destaque do futebol pentacampeão mundial no Velho Continente foram os algoritmos do site "WhoScored?", que avaliam o desempenho dos atletas a partir das estatísticas dos fundamentos que eles apresentaram em campo.

De acordo com os robôs analistas de futebol, o meia-atacante revelado no Corinthians recebeu nota média de 7,73 nas sete partidas oficias que o Chelsea disputou desde a retomada das suas atividades.

No período, Willian anotou quatro gols, deu três assistências, ajudou os Blues a se classificarem para as semifinais da Copa da Inglaterra e foi decisivo para fazer o Chelsea se manter na zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

Segundo o "WhoScored?", o jogador brasileiro que mais se aproximou do seu desempenho nessa fase pós-pandemia do primeiro escalão do futebol na Europa é o volante Casemiro, do Real Madrid.

O ex-São Paulo tem uma regularidade de fazer inveja a qualquer atleta e recebeu nota superior a 7 em seis das sete partidas que disputou desde a volta da La Liga. Sua média no período é de 7,48.

Quem completa o pódio é uma surpresa: o atacante Matheus Cunha, do Hertha Berlim, que nunca atuou na seleção brasileira principal. A média do jogador no retorno Campeonato Alemão, já encerrado, foi de 7,47.

Aliás, apenas três dos integrantes do grupo do top 10 dos melhores brasileiros do futebol pós-pandemia na Europa jamais vestiram a camisa amarelinha (pelo menos, a do time adulto). O volante Fernando, do Sevilla, e o atacante João Pedro, do Cagliari, que dividem a nona colocação são os outros dois nessa situação.

Mesmo assim, a lista está cheia de surpresas. O lateral esquerdo Marcelo, que chegou a ir parar no banco de reservas do Real Madrid, recuperou o bom futebol e ocupa a quarta colocação no ranking. O meia Rafinha, que luta contra o rebaixamento na Espanha com o Celta, é o quinto.

Vale lembrar que os jogadores que atuam na França, como Neymar, Marquinhos e Thiago Silva, todos do Paris Saint-Germain, não fazem parte dessa avaliação porque a Ligue 1, ao contrário dos outros principais campeonatos nacionais da Europa, optou por encerrar prematuramente a temporada.

Com isso, a primeira divisão do país vencedor da Copa de 2018 terminou suas atividades ainda em março. A edição 2020/2021 da competição está prevista para começar no dia 22 de agosto, curiosamente a mesma data da decisão da Champions.

Melhores brasileiros no pós-quarentena

1 - Willian (MA, Chelsea) - 7,73
2 - Casemiro (V, Real Madrid) - 7,48
3 - Matheus Cunha (A, Hertha Berlim) - 7,47
4 - Marcelo (LE, Real Madrid) - 7,33
5 - Rafinha (M, Celta) - 7,22
6 - Gabriel Jesus (A, Manchester City) - 7,21
7 - Fabinho (V, Liverpool) - 7,12
8 - Richarlison (A, Everton) - 6,95
9 - Fernando (V, Sevilla) - 6,86
João Pedro (A, Cagliari) - 6,86

Fonte: WhoScored?