Topo

Rafael Reis

Que países já definiram a data do retorno dos seus campeonatos de futebol?

Robert Lewandowski é uma das estrelas do Bayern de Munique, líder do Alemão - Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images
Robert Lewandowski é uma das estrelas do Bayern de Munique, líder do Alemão Imagem: Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images

13/05/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já infectou mais de 4 milhões de pessoas e provocou quase 300 mil mortes em todo o mundo, virou de cabeça para baixo o cenário do futebol internacional.

Os campeonatos mais importantes do planeta foram suspensos lá no começo de março. Mas, com o declínio do vírus em algumas partes do mundo, sobretudo na Ásia e na Europa, alguns países já retomaram suas competições, e outros têm data certa para fazê-lo.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um guia sobre a situação do futebol em tempos de pandemia. Quais são os países onde a bola está rolando? E aqueles que resolveram encerrar seus campeonatos? Quais as nações que já têm data marcada para o retorno dos seus torneios? E as que ainda não sabem quando isso será possível?

Países com futebol em andamento

Belarus
Coreia do Sul
Ilhas Faröe
Nicarágua (campeonato chegou ao fim do último sábado)
Taiwan
Turcomenistão

Países que encerraram a temporada

Argentina: Copa da Argentina e Copa da Superliga ficaram sem campeões
França: Paris Saint-Germain foi declarado campeão da Ligue 1
Holanda: Campeonato e Copa da Holanda ficaram sem campeões

Países com data marcada para o retorno

Alemanha: 16 de maio
Burundi: 21 de maio
Hungria: 23 de maio
República Tcheca: 25 de maio
Dinamarca: 28 de maio
Polônia: 29 de maio
Portugal: 4 de junho

Países com situação indefinida

Dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, os próximos a retornarem depois da Bundesliga alemã devem ser o Espanhol e o Inglês.

As duas ligas estão em conversas adiantadas para retomarem as atividades normais na primeira quinzena de junho. A Itália está com a situação um pouco mais indefinida. Apesar de os times do país já terem voltado os treinos, ainda não há consenso sobre a volta do futebol (imagina-se que deve acontecer no próximo mês).

Apesar de ainda não existir uma decisão oficial, a Liga dos Campeões da Europa deve ficar para agosto, após o encerramento dos campeonatos nacionais do Velho Continente.

Já as Américas, epicentro da pandemia neste momento, estão um pouco mais distantes de celebrar a volta do futebol. Os países do continente, e também a Copa Libertadores, não têm nem estimativa de retorno.

Apesar de várias reuniões realizadas nas últimas semanas por federações estaduais, o Brasil também não sabe quando poderá dar prosseguimento a seus campeonatos já iniciados e nem quando a Série A terá início.