Topo

Rafael Reis

Em tempos de pandemia, saiba onde a bola ainda rola neste fim de semana

Jogadores do Torpedo BelAz comemoram gol na rodada de abertura da primeira divisão de Belarus - Reprodução
Jogadores do Torpedo BelAz comemoram gol na rodada de abertura da primeira divisão de Belarus Imagem: Reprodução

21/03/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A bola quase não vai rolar neste fim de semana. Devido à pandemia de coronavírus, a maioria dos países do globo decidiu interromper suas competições esportivas, entre elas os campeonatos de futebol.

Argentina, Rússia, Ucrânia, Turquia e várias outras nações que ainda resistiam a essa medida drástica na semana passada, mudaram de ideia nos últimos dias e paralisaram seus torneios.

Os Campeonatos Estaduais do Brasil também aderiram à onda. O Roraimense, último que ainda estava em andamento, anunciou a suspensão na tarde de ontem.

Mas ainda há alguns países que resistem. Mesmo com a proliferação da doença, insistem em manter suas competições em andamento. Outros, como a China, onde os primeiros casos foram detectados e a curva de contaminação está em declínio, já fazem planos para o retorno do futebol.

A pandemia de coronavírus começou mais ou menos na virada do ano e já se espalhou por todos os continentes. Até ontem, a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmava mais de 234 mil casos da doença em mais de 150 países. Os mortos beiravam os 10 mil.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo alguns lugares onde haverá torneios de futebol sendo jogados neste fim de semana.

EUROPA: O continente que se tornou o epicentro da pandemia nas últimas semanas está com 54 dos seus 55 campeonatos nacionais interrompidos. A única exceção é Belarus, que deu início à temporada 2020 da sua liga nacional na última quinta-feira, com direito a torcedores nos estádios. Entre hoje e amanhã, serão jogadas mais quatro partidas da primeira divisão.

ÁSIA: O torcedor asiático até que ainda tem algumas opções de futebol. Estão em andamento normal (ou apenas com alguns jogos adiados) as ligas de Guam, Myanmar e Cingapura. Hong Kong também tem recebido algumas partidas, mas elas são bastante esporádicas.

ÁFRICA: O principal campeonato que continua sendo disputado o Angolano, que até tem um brasileiro ocupando a artilharia e será disputado a partir deste fim de semana com portões fechados. Burkina Faso, Burundi e Malawi são alguns outros países que continuam com a prática de futebol.

AMÉRICAS: Com a paralisação plena dos Estaduais do Brasil, somente alguns países menos importantes no cenário da bola não interromperam completamente seus campeonatos. Fazem parte dessa lista Cuba, Bermuda, Guiana Francesa e Nicarágua.

OCEANIA: A A-League, o campeonato profissional da Austrália (que fica na Oceania, mas é filiada à Associação de Futebol Asiático), vem tendo vários jogos adiados, mas ainda não parou e conta com rodada neste fim de semana. Nova Zelândia e os principais arquipélagos do continente não seguiram o mesmo caminho e já interromperam as atividades.