Topo

Rafael Reis

Casemiro é o 4º jogador mais faltoso da elite da Europa; veja o top 10

Casemiro em ação pelo Real Madrid no clássico contra o Atlético - Juan Medina/Reuters
Casemiro em ação pelo Real Madrid no clássico contra o Atlético Imagem: Juan Medina/Reuters

12/02/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é à toa que Casemiro há tempos é o escolhido de Tite para ser o "cão de guarda" da defesa da seleção brasileira.

O volante do Real Madrid é um exímio marcador, tem qualidade técnica para iniciar a construção das jogadas, possui força física para vencer as divididas contra os adversários e não tem problema nenhum em fazer o "jogo sujo" quando necessário.

Aos 27 anos, o jogador revelado nas categorias de base do São Paulo é o único brasileiro que aparece no top 10 dos atletas da elite do futebol europeu mais faltosos desta temporada.

Segundo o "WhoScored?", site especializado na cobertura das estatísticas da modalidade, Casemiro comete em média 2,5 faltas por jogo em 2019/2020, a quarta marca mais alta dentre todos os inscritos na primeira divisão das cinco ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

Apenas os atacantes Andy Delort (Montpellier) e Jaime Mata (Getafe), com 2,9 faltas cometidas por partida, e o meia-atacante Leonardo Bittencourt (Werder Bremen), que é filho do brasileiro, mas nasceu na Alemanha e tem média de 2,6 infrações a cada 90 minutos, batem mais que o camisa 14 do Real.

O brasileiro que mais se aproxima da marca do titular da seleção é o zagueiro Bremer, que defende o Torino e tem média de 2,1 faltas a cada apresentação. No ranking geral da Europa, ele ocupa apenas a 21ª posição.

Dentre os jogadores que normalmente aparecem nas convocações de Tite, o segundo mais faltoso é o meia Allan, do Napoli, 86º colocado, com 1,8 infração.

A temporada atual é a mais faltosa da carreira de Casemiro na Europa. Seu recorde anterior era de 2,1 faltas por partida, estabelecido em 2016/2017. Na edição passada do Campeonato Espanhol, ele perturbou o árbitro apenas 1,6 vez por jogo, em média.

Com isso, o brasileiro é o jogador do Real mais punido na atual temporada. Ele já recebeu oito cartões amarelos só no campeonato nacional, dois a mais que Dani Carvajal e Sergio Ramos. No entanto, ainda não foi expulso uma única vez.

Casemiro está no futebol europeu desde janeiro de 2013, quando foi contratado pelo clube espanhol para jogar em seu time B, o Castilla. Além de ter defendido o Real, time pelo qual ganhou quatro edições da Liga dos Campeões, ele também passou um ano emprestado ao Porto.

Os jogadores mais faltosos da temporada

1 - Andy Delort (ALG, Montpellier) - 2,9 faltas por partida
Jaime Mata (ESP, Getafe) - 2,9
3 - Leonardo Bittencourt (ALE, Werder Bremen) - 2,6
4 - Casemiro (BRA, Real Madrid) - 2,5
Mubarak Wakaso (GAN, Alavés) - 2,5
Raúl García (ESP, Athletic Bilbao) - 2,5
Sergi Enrich (ESP, Eibar) - 2,5
Yangel Herrera (VNZ, Granada) - 2,5
9 - Gianluca Lapadula (ITA, Lecce) - 2,4
Fabio Depaoli (ITA, Sampdoria) - 2,4
Konrad Laimer (AUT, RB Leipzig) - 2,4
Marc Roca (ESP, Espanyol) - 2,4
Robert Andrich (ALE, Union Berlim) - 2,4
Yan Eteki (CAM, Granda) - 2,4

Fonte: WhoScored?