Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Parceria com pai de Neymar muda vestiário do Santos com neuroarquitetura

No próximo domingo (2), no jogo contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão, os jogadores do Santos vão utilizar pela primeira vez a parte reformada do vestiário da Vila Belmiro.

A obra foi feita a partir da aplicação da neurociência na arquitetura. Por meio de luzes e cores, a ideia é deixar o espaço mais aconchegante e, ao mesmo tempo, manter o time em estado de alerta.

O Santos assegura que não gastou nem vai gastar nada para completar a obra. Isso porque ela faz parte de uma parceria com a NR Sports, empresa administrada por Neymar da Silva Santos, pai do astro santista. A reforma do CT das categorias de base e da área de imprensa da Vila também fazem parte dos planos.

A coluna perguntou ao presidente do Santos, Marcelo Teixeira, quem está arcando com os custos da obra nos vestiários. Ele respondeu que é o "Projeto Neymar" (confira as respostas do dirigente na íntegra ao final do post).

Leonice Alves, arquiteta responsável pelo projeto de revitalização do vestiário do time da casa na Vila, disse que aplicou no projeto a neuroarquitetura. Ela usou a iluminação e as cores em busca de um ambiente melhor para os jogadores.

As antigas lâmpadas de luz fria foram trocadas por modelos de que geram uma iluminação branca e quente, considerada neutra.

Segundo Leonice, as lâmpadas escolhidas agora, deixam [quem está no ambiente] alerta, sem tornar o espaço frio e sem vida. Um efeito nos atletas pode ser a redução da sensação de cansaço.

Ela afirmou que precisou respeitar o preto e branco como cores predominantes do Santos no vestiário. "São cores que não deixam o ambiente aconchegante. Mas pude usar o dourado, que tem relação com o Rei Pelé e com o Príncipe Neymar. Dei um toque amadeirado [com banquinhos de madeira], que deixa o local mais aconchegante", disse a arquiteta.

"Colocamos uma porta dourada no acesso para o caminho que leva ao gramado. O dourado vai fazer os jogadores lembrarem do privilégio que é jogar no clube que teve o Rei e que agora tem o Príncipe. Eles vão recarregar as energias quando passarem pelo 'portal de ouro', completou Leonice.

Continua após a publicidade

O local em que são colocadas as chuteiras e camisas dos atletas ganhou iluminação. O objetivo é fazer com que as peças pareçam estar numa vitrine.

Entre outras melhorias, o vestiário passa a ter um painel de led de 116 polegadas para que a comissão técnica mostre lances de jogos para os atletas. Antes, era usada uma televisão menor. A sala do treinador ainda será reformada.

Mistério de Pelé

A arquiteta contou que foi orientada a não mexer no simbólico armário de Pelé no vestiário. "Ninguém pode abrir porque os historiadores dizem que ele deixou um amuleto lá [depois de seu último jogo na Vila] para dar sorte ao Santos", afirmou.

Em outra frente, ainda como parte da parceria entre Santos e NR, o CT das categorias de base passará por uma ampla reestruturação. Serão reconstruídos ambientes como vestiário, academia, auditório e salas para o departamento médico.

Quem paga a conta?

A coluna fez essa e outras perguntas sobre a reforma do vestiário para o presidente Marcelo Teixeira, por meio da assessoria de imprensa do Santos. Confira a seguir o que ele disse.

Continua após a publicidade

Quem está arcando com os custos da reforma do vestiário?

Marcelo Teixeira - Quem vai arcar com os custos para reformas e melhorias é o "Projeto Neymar", por meio de parceiros indicados pela NR Sports. E estes parceiros decidiram que vão além dos CTs, fazendo melhorias também nos vestiários da Vila Belmiro, mesmo sabendo da possibilidade daquela estrutura ser demolida. Estamos trabalhando para melhorar toda a infraestrutura do clube, principalmente no CT Rei Pelé. A chegada de Neymar Jr. vai acelerar a reconstrução do Santos e isso é dentro e fora de campo. Então inserimos no "Projeto Neymar" a possibilidade de realizar as melhorias necessárias nos CTs.

Vale ressaltar que as reformas nos CTs e Vila Belmiro começaram em 2024. As manutenções estavam atrasadas e abaixo do que é aceitável. Desde o começo do ano passado, foi feito um planejamento para deixar tudo com condições mínimas de uso pelos atletas e comissão técnica. No total, foram investidos mais de R$ 8 milhões de reais. Neste momento, a prioridade do Santos FC para reformas e melhorias está nos CTs, não na Vila Belmiro, porque a Vila que conhecemos hoje será demolida, espero que ainda na minha gestão, para a construção da Nova Vila Belmiro.

Qual é a contrapartida que os parceiros recebem?

Teixeira - A contrapartida para as empresas é a própria exposição de suas marcas, principalmente nas redes sociais do Santos e naquelas sob gestão da NR Sports. A visita da NR Sports ao CT da base, com um destes parceiros para uma reforma, por exemplo, já é parte deste acordo.

Qual o custo da obra?

Continua após a publicidade

Teixeira - Para o Santos, o custo é zero. Vamos modernizar os CTs e fazer melhorias nos vestiários da Vila sem recorrer ao nosso caixa, nem fazer dívidas. Todo o investimento será feito pelas empresas parceiras, com a exposição de imagem como contrapartida.

O projeto de reforma do vestiário foi definido pela NR Sports?

Teixeira - O papel da NR Sports é indicar e trazer empresas parceiras que tenham especialização para desenvolver os projetos e executar as obras. Cada reforma e melhoria só acontece com o acompanhamento e aprovação dos responsáveis na gestão por essa parte, ou seja, a diretoria de patrimônio. Neste modelo de negócio, o Santos não gasta nada, se beneficia e dá melhores condições de trabalho para seus profissionais.

O vestiário dos visitantes foi reformado também?

Teixeira - Ano passado já fizemos melhorias para receber de forma adequada os profissionais que vêm até a Vila jogar contra o Santos. Atendendo a um pedido feito pela família e stafe de Neymar, combinamos que seria concedido um espaço para atender convidados, patrocinadores e parceiros dele e dos nossos projetos. Disponibilizamos uma arquibancada coberta, pois era o único que atendia a capacidade solicitada. Autorizamos prontamente a realização de melhorias no espaço, o que foi realizado com parceiros, sem custos para o clube. As contrapartidas deste espaço são exclusivamente entre Neymar e as empresas que participaram da obra. Por liberalidade do jogador, os familiares dos atletas, meninos e meninas da base também assistem aos jogos deste espaço [nota da coluna: segundo o clube, a capacidade total do local é para cerca de 400 pessoas].

NR

Continua após a publicidade

A empresa administrada por Neymar pai também diz que os custos serão cobertos por parceiros que terão em troca a visibilidade por participarem do projeto.

Sobre o espaço citado por Teixeira, a empresa afirma que:

"A família já tinha um camarote (o mesmo) quando Neymar Jr. jogava no Santos antes de ir para a a Europa.

Além desse, temos um espaço compartilhado com familiares de todos os jogadores, marketing e comunicação do Santos. Na verdade, eles já tinham esse espaço. Nós só pintamos, limpamos e usamos de forma compartilhada".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.