Interesse em partidas com Neymar provoca até sorteio em credenciamento
Ler resumo da notícia

O interesse da imprensa nos jogos do Santos com Neymar tem gerado mais pedidos de credenciamento de fotógrafos do que vagas disponíveis em pelo menos parte das partidas. Medidas especiais foram adotadas ao menos em dois dos quatro eventos do Paulistão com a presença do atacante na tentativa de acomodar mais profissionais do que prevê o protocolo original. É o que ocorreu nos jogos do Peixe contra Botafogo, na Vila Belmiro, e Corinthians, na Neo Química Arena.
No clássico em Itaquera, a Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) fez até um sorteio para definir quem preencheria as últimas vagas. O aumento de credenciais promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) não foi suficiente para contemplar todos os interessados.
O sorteio é previsto pela associação em casos em que não é possível atender a todos os solicitantes. É seguida uma ordem de prioridade, definida pelo regulamento da entidade. Quem não é contemplado, tem seu nome incluído no sorteio.
A Arfoc é responsável pelo preenchimento das vagas disponibilizadas pela FPF. A Federação Paulista informou à coluna que libera 25 vagas para fotógrafos por jogo. Segundo a federação, após 64 pedidos, o número de credenciais disponíveis no duelo entre Corinthians e Santos foi ampliado para 40.
Classificação e jogos
Foram definidas por sorteio 31 vagas, de acordo com comunicado enviado pela Arfoc aos fotógrafos.
"Utilizamos a regra de prioridade conforme regulamento, conforme chegou na prioridade onde havia mais solicitações do que vagas existentes, foi realizado o sorteio. Mas deve ficar claro que o sorteio é uma ferramenta (a última) a ser utilizada depois de serem seguidos diversos itens da regra, ou seja, não é um sorteio para todos", informou a Arfoc à coluna. As informações são do presidente da associação, Toni Pires, e da diretoria de credenciamento.
Para o confronto entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, também chegou a ser realizado um sorteio. Sete profissionais tinham ficado fora do credenciamento, mas a FPF acabou aumentando o número de vagas e todos foram credenciados.
Estreia
Na primeira partida de Neymar em sua volta ao Santos, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro, a FPF também disponibilizou mais vagas do que o número padrão.
"Vale lembrar que, entendendo a importância e apelo da partida, foram liberadas 11 vagas a mais para fotógrafos em relação ao acordado em protocolo de imprensa", diz trecho de comunicado enviado na ocasião pela Federação Paulista para a Arfoc.
Estacionamento
No duelo entre Corinthians e Santos houve pedido de vagas no estacionamento da Neo Química Arena acima da média.
Na véspera do clássico, a assessoria de imprensa do clube da capital avisou aos jornalistas que a demanda por lugares nos estacionamentos de imprensa estava muito alta e nem todos os veículos seriam contemplados com vagas gratuitas.
Procurado pela coluna para comentar o assunto, o departamento de comunicação do Corinthians disse que "nunca tem vaga gratuita para todos" na arena. E que sempre é feito um rodízio.
Também foi dada a explicação de que, além do interesse pelo clássico, houve uma redução de vagas para a imprensa por causa da necessidade de acomodar mais veículos das equipes de comunicação e marketing do clube envolvidas em ações ligadas ao lançamento da camisa 10 de Memphis.
De acordo com dados relativos à renda do jogo divulgados nos placares eletrônicos da arena, do público total registrado na partida, 474 pessoas eram membros da imprensa. Em termos comparativos, no confronto entre Corinthians e Palmeiras, pelo Brasileirão do ano passado, esse número foi de 388 pessoas.
A marca registrada no clássico com Neymar foi pouco inferior aos 551 lugares ocupados na casa corintiana pela imprensa na semifinal da Copa do Brasil do ano passado, contra o Flamengo.
Na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Santos, que também teve entre seus atrativos a estreia de Memphis com o número 10, foi anotado o maior público pagante da história da Neo Química Arena em jogos do Timão. Pagaram ingresso 47.695 torcedores.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.