Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Empresa obtém aprovação para registrar termo 'Trikas', polêmico no SPFC

São Paulo usou termo "Trikas" ao publicar sobre apresentação de Nikão - Reprodução/Twitter
São Paulo usou termo "Trikas" ao publicar sobre apresentação de Nikão Imagem: Reprodução/Twitter

08/03/2023 11h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) deferiu pedido da empresa R.I. Pereira ME para registrar a marca "Trikas", igual ao apelido que gerou polêmica no São Paulo.

O deferimento ocorreu no dia 7 de fevereiro. Agora o instituto aguarda a empresa efetuar o pagamento da concessão (taxa para concluir o processo e ter a propriedade da marca). O prazo para a quitação é de 60 dias, mas pode ser prorrogado por mais 30.

Fazendo o pagamento, a R.I. Pereira poderá estampar a expressão que incomodou parte dos são-paulinos em bermudas, calçados, camisas e camisetas.

A solicitação da empresa foi iniciada em 24 de janeiro de 2022, pouco depois do auge da polêmica em torno do apelido.

A discórdia começou em 20 de janeiro, quando o clube usou o termo para divulgar a apresentação de Nikão. O perfil oficial do São Paulo no Twitter escreveu "Nikão é do Trikas", o que desencadeou uma onda de revolta na Internet.

A expressão era usada carinhosamente por uma parcela dos torcedores tricolores nas redes sociais para se referir ao time do coração. Parte dos conselheiros do São Paulo também se incomodou com a utilização do termo pela agremiação.

Por conta da rejeição, o "Trikas" acabou sendo adotado por torcedores rivais como forma de provocação aos são-paulinos.

Existe outro processo em andamento a pedido da mesma empresa para o uso da marca "Trikas" para transporte, embalagem e armazenagem de produtos e organização de viagens. A coluna não conseguiu localizar a R.I. Pereira para ouvir representantes dela sobre o interesse no termo "Trikas".