Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Neymar e Richarlison: diferença entre posição eleitoral e política

Neymar participa de live com presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/YouTube
Neymar participa de live com presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/YouTube

23/10/2022 12h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É importante para todo país que seus ídolos se posicionem politicamente. Porém, é preciso não confundir posicionamento eleitoral com político. Neymar e Richarlison, dois astros da seleção brasileira, simbolizam essa diferença.

Neymar mergulhou na campanha de Jair Bolsonaro à reeleição presidencial. Fez dancinha para pedir votos e neste sábado (22) participou de uma live da campanha do atual presidente.

Na transmissão, explicou que apoia publicamente Bolsonaro porque o candidato defende os mesmos valores que ele e sua família defendem. E também porque o presidente saiu em sua defesa no momento mais difícil de sua vida, sem citar qual foi essa dificuldade. "O presidente foi o primeiro a se pronunciar publicamente dizendo que estaria do meu lado", afirmou o jogador do PSG na live de Bolsonaro.

Isso é posicionamento eleitoral, porque, além de ser feito em período de campanha, defende mais um candidato do que ideias. O atleta formado no Santos não deixou claro quais causas acredita que seu candidato deve defender, não discutiu problemas do país nem sugeriu soluções. Basicamente pediu voto num candidato por quem tem gratidão e afinidade.

Por sua vez, Richarlison, fora do período eleitoral, costuma se manifestar sobre questões relevantes para o país. "Acho importante falar, mobilizar pessoas, porque, infelizmente, alguns que estão no comando só se movimentam para fazer alguma coisa quando existe algum tipo de pressão popular ou quando existe a possibilidade de ganhar votos. Eu tento mobilizar quem me segue, mostrando o que está acontecendo e cobrando de quem é a responsabilidade por essas situações", disse Richarlison em entrevista à Ecoa, no UOL.

Essa postura do atacante do Tottenham, engajado especialmente com causas ambientais e combate ao racismo, é exemplo de posicionamento político. Sua postura, no entanto, não o impede de também se manifestar eleitoralmente defendendo determinada candidatura.

Se posicionar politicamente não é apenas declarar publicamente apoio a um candidato. É se envolver em causas importantes para a sociedade. Não tem nada a ver com ajudar o político pelo qual você tem gratidão ou com que você possui afinidade. Não é uma questão individual. É coletiva. Não é olhar para o seu umbigo, mas para o país.