Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conselho do Santos admite erro e barra posse de sobrinho de dirigente

Conselho Deliberativo do Santos reunido em março  - Lucas Musetti/UOL Esporte
Conselho Deliberativo do Santos reunido em março Imagem: Lucas Musetti/UOL Esporte

15/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na última segunda (13), o Conselho Deliberativo (CD) do Santos elegeu para o Conselho Fiscal Jefferson Willian Moure Oliva, sobrinho de Dagoberto Oliva, membro do Comitê de Gestão (CG) do clube. A escolha foi feita apesar de ferir o estatuto santista, que veta parentes de integrantes do CG em órgãos da agremiação.

Apenas nessa terça, a mesa do conselho constatou o erro e informou Jefferson de que ele está impedido pelo estatuto de tomar posse. Um comunicado, com pedido de desculpas, também foi encaminhado para todos os conselheiros.

Na reunião, após a votação, o conselheiro Rubens Marino declarou seu voto contra a indicação pelo fato de Jefferson ser parente de um membro do CG.

"Já resolvemos. Ele não vai assumir. Foi um descuido já sanado com o devido pedido de desculpas. Todos os conselheiros já foram informados", disse à coluna Celso do Carmo Jatene, presidente do Conselho Deliberativo.

Por sua vez, Jefferson não quis se manifestar. "Em respeito ao Conselho e ao clube prefiro não comentar nada e não autorizo a divulgação do meu nome pelo UOL", afirmou o conselheiro".

Ele foi informado por este colunista que a coluna publicaria seu nome por se tratar de conteúdo noticioso. O conselheiro não respondeu à mensagem.

Já o tio de Jefferson, Dagoberto Oliva, disse que "não sabia da candidatura até a véspera da reunião, quando conversei com o José Eduardo [de Abreu Lopes, presidente do Conselho Fiscal] e ele me falou que consultou a mesa e informaram não ter impedimento, o que não procede", disse o dirigente.

"Acho que houve uma falha. Como só teve um candidato ninguém questionou o fato, o que certamente ocorreria no caso de mais pretendentes. Mas não vejo maiores consequências. Afinal, nem sequer assumiu".

O parágrafo segundo do artigo 46 do estatuto do Santos diz que não poderá ser integrante do Conselho Fiscal, assim como de outros órgãos, "parente de membro do Comitê de Gestão em qualquer linha de parentesco.

Em documento enviado para Jefersson, o presidente do CD detalhou a situação. "Recebemos a indicação do Conselho Fiscal e sua confirmação da inscrição para membro do Conselho Fiscal por e-mail e por um equivoco da mesa submetemos à votação na reunião do Conselho Deliberativo do dia 13/06/2022. Infelizmente, pelo dispositivo estatutário do artigo 46, parágrafo segundo, o conselheiro não poderá tomar posse como membro do Conselho Fiscal", diz o comunicado encaminhado para Jefferson e assinado por Jatene.

Já o ofício enviado aos conselheiros em nome da mesa do conselho afirma que "o conselheiro Jefferson Willian Moure Oliva, eleito na data de ontem para integrar o Conselho Fiscal, não será empossado por expressa vedação do estatuto social artigo 46 paragrafo segundo".

O documento termina com o seguinte pedido de desculpas: "pedimos escusas aos conselheiros e conselheiras pelo equívoco involuntário, não tendo havido qualquer prejuízo, pois ele sequer assumiu as suas funções".