Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulistão terá exigência de comprovante de vacinação e teste antes de jogos

Dr. Moises Cohen, presidente do comitê médico da FPF, em entrevista ao "Globo Esporte" - Reprodução / TV Globo
Dr. Moises Cohen, presidente do comitê médico da FPF, em entrevista ao 'Globo Esporte' Imagem: Reprodução / TV Globo

19/01/2022 16h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Comissão Médica e de Controle de Dopagem da Federação Paulista de Futebol definiu o protocolo sanitário para o próximo Paulistão. Jogadores, membros de comissões técnicas e das equipes de arbitragem terão que apresentar comprovante de vacinação contra covid-19.

Casos de pessoas que apresentarem justificativas para não terem sido vacinadas serão analisados pela comissão.

Também serão exigidos resultados de testes de covid-19 feitos 24 horas antes de cada partida. De acordo com Moisés Cohen, presidente da comissão médica, quem testar positivo poderá voltar a jogar a partir do 11° após o resultado e do isolamento, sem necessidade de nova testagem.

"Mas, se o jogador estiver assintomático no sétimo dia, o médico do clube achar por bem fazer o teste e der negativo, ele pode jogar a partir do oitavo dia", declarou Cohen.

A ideia inicial da comissão, antes de ela se reunir com os médicos dos clubes, era não exigir o comprovante de vacinação. "A gente achou por bem valorizar a vacinação. Até do ponto de vista coletivo para não dar a impressão de que a gente não acha importante. A gente acha muito importante porque a ideia da vacinação é evitar doença grave e morte", disse Cohen.