Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com aglomerações, estádios de Corinthians, Palmeiras e SPFC são autuados

Jogadores do Palmeiras saúdam a torcida no retorno do público ao Allianz Parque - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras saúdam a torcida no retorno do público ao Allianz Parque Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

23/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quais clubes tiveram seus estádios autuados após fiscalização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por descumprirem regras de combate à transmissão do novo coronavírus desde que a volta do público foi permitida? Foram autuados Corinthians, Palmeiras e São Paulo, de acordo com resposta enviada pela assessoria de imprensa da pasta após consulta do blog.

O Corinthians já havia divulgado nota afirmando que foi notificado pelo Centro de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria, por causa de problemas no jogo com o Bahia, no último dia 5. Foi a primeira partida na Neo Química Arena depois da liberação do retorno dos torcedores,

Segundo a nota da Secretaria, além da arena alvinegra, São Paulo e Palmeiras tiveram seus estádios autuados nas partidas contra Santos e Red Bull Bragantino, respectivamente, nos dias 7 e 9 de outubro. Ainda conforme o comunicado, as autuações estão em curso e podem resultar em multas. Confira, na íntegra, a nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde.

"Os estádios Neo Química Arena, Morumbi e Allianz Parque foram autuados por permitir aglomeração em seus estabelecimentos durante os jogos dos dias 5, 7 e 9/10, respectivamente. No momento, as atuações estão em curso e são passíveis de recursos, que serão analisados e poderão resultar em multa se houver indeferimento.

Todos os cidadãos e estabelecimentos, incluindo estádios, devem zelar pela proteção individual e coletiva. A manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais, que incluem o uso de máscara, evitar aglomeração, seguem cruciais para prevenção contra Covid-19".

O blog havia perguntado se, além do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo tinham sido notificados pelo Centro de Vigilância Sanitária por problemas relacionados ao descumprimento de regras sanitárias em seus jogos desde que a presença de torcedores foi permitida. De acordo com a resposta, o Santos não foi autuado.

Procurado, o departamento de comunicação do São Paulo disse que o clube já apresentou sua defesa e aguarda resposta. A assessoria do Palmeiras não havia respondido até à conclusão deste post. O Corinthians divulgou nota no último dia 11 informando que havia sido notificado. Porém, o clube afirmou apenas que poderia sofrer punição em caso de reincidência. Nesta sexta (22), a assessoria de imprensa do Corinthians disse ao blog que o clube não tinha nada a acrescentar em relação ao comunicado anterior.

Leia na íntegra a nota que o Corinthians divulgou em 11 de novembro.

"O Sport Club Corinthians Paulista vem a público confirmar que recebeu notificação emitida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio de seu Centro de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Controle de Doenças, em razão do descumprimento, por parte de torcedores, de normas sanitárias contra a Covid-19 estabelecidas pelo Plano São Paulo de Retomada Consciente das Atividades Econômicas.

A advertência se deu motivada pelo fato de a ocupação de alguns setores da torcida não respeitar a necessidade de distanciamento entre pessoas, o que levou ao entendimento de condição de aglomeração pelo órgão.

O clube foi alertado pelas autoridades de que a reincidência poderá acarretar punições que, se ocorrerem, poderão afetar não apenas as previsões financeiras como também a própria campanha no Brasileirão.

Portanto, pedimos aos nossos torcedores atenção e intensa colaboração na partida contra o Fluminense, na próxima quarta-feira (13/10), às 21h, válida pelo Campeonato Brasileiro.

Além da comprovação vacinal, por meio de carteirinha ou aplicativos do PoupaTempo e ConectSUS - e, no caso de quem tenha tomado apenas a primeira dose da vacina, apresentação de teste negativo de PCR (realizado até 48h antes da entrada na Arena) ou de antígeno (realizado até 24h antes da entrada na Arena) -, as seguintes medidas são FUNDAMENTAIS para ajudar o clube a evitar punições:

- Respeito à necessidade de distanciamento entre as pessoas;

- Uso constante de máscara de proteção facial;

- Higienização das mãos.

Contamos com a colaboração de todos"

Inscreva-se no canal do Ricardo Perrone no YouTube.