Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Nova postura do Corinthians no mercado ajuda Andrés Sanchez

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, enfrenta processo no Conselho Deliberativo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, enfrenta processo no Conselho Deliberativo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

30/08/2021 13h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em tese, a nova postura agressiva do Corinthians no mercado da bola ajuda Andrés Sanchez num momento delicado. O ex-presidente enfrenta no Conselho Deliberativo um pedido para que os sócios decidam se ele deve ficar inelegível no clube por dez anos. Seria uma punição por suposta prática de gestão temerária ou irregular.

Na última sexta, Sanchez entregou sua defesa diante do recurso apresentado pela oposição para anular o arquivamento do pedido contra ele decidido pela Comissão de Ética e Disciplina. Como o recurso foi acolhido pelo presidente do Conselho Deliberativo (CD), o caso deve ir à votação no órgão.

Teoricamente, seria mais difícil para Sanchez conseguir votos a seu favor se o clube continuasse estagnado sem contratar jogadores em 2021. A falta de reforços combinada com os seguidos bloqueios judiciais nas contas alvinegras e a dificuldade para pagar salários em dia formariam a tempestade perfeita para a oposição conquistar os indecisos no conselho ou numa eventual assembleia de sócios. Isso apesar de os opositores terem feito uma acusação técnica, baseada no estatuto do clube e na legislação brasileira para apontar a gestão temerária ou irregular.

Agora, pensa comigo. Depois de o clube contratar Giuliano, Roger Guedes e Renato Augusto e, caso se concretize, Willian, Andrés não ganha um argumento para buscar votos? Na opinião deste blogueiro, ele pode dizer que: "se eu tivesse praticado gestão temerária, se tivesse quebrado o clube, como o Corinthians estaria contratando tantos reforços de qualidade?"

Claro que a análise da questão é técnica, o fato de reforços de peso chegarem não muda em nada o que foi feito na gestão anterior e, principalmente, os episódios que levaram as contas de 2019 a serem reprovadas. A reprovação foi o ponto de partida da oposição para fundamentar a acusação contra Andrés. Mesmo assim, o eventual discurso positivo sobre os reforços pode colar com os menos atentos às questões técnicas, sejam conselheiros ou sócios.

Outro ponto é que as contratações tomaram espaço das dívidas no noticiário a respeito do Corinthians. A imagem de terra arrasada deu lugar à de um solo fértil. O corintiano trocou a falta de perspectiva pela esperança. Esse ambiente pode virar votos a favor de Andrés.